terça-feira, 29 de maio de 2012

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - PEUGEOT 301

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Ao contrário do que se especulava, o sucessor do hatch 308, recém-chegado no Brasil, não se chamará 301. A marca francesa do Leão mudou de ideia e vai usar a nomenclatura que recomeça a contagem da série em um sedã médio-compacto a ser fabricado na Espanha (na planta de Vigo) para ser vendido lá, além de centro e leste da Europa, Turquia (primeiro a receber o carro), Oriente Médio, parte da África e países da América Latina, inclusive o Brasil, países que mais aceitam esse tipo de carro. 

Com 4,44m de comprimento e 2,65m de distância entre-eixos, o 301 não será a versão sedã do futuro 308 e, sim, do 208, que será fabricado em nosso país no final do ano. A plataforma é a mesma do hatch compacto, fazendo dele o sucessor do 207 Passion. 

O design segue os traços do grande 508, que já está chegando por aqui. A frente se destaca pelos faróis longos e planos e a grade hexagonal discreta, com dois frisos cromados na parte superior, onde há a inscrição PEUGEOT. O leão está no capô, em baixo relevo. A entrada de ar principal surge no para-choque. Essa é a nova identidade da marca, presente, inclusive, no 208, sendo que neste os faróis são puxados mais para cima.


A lateral é reta, com vincos acima e abaixo das maçanetas. A base das janelas laterais é ascendente e forma uma ponta com a parte superior, acompanhada pelo vão da porta traseira. A tampa do porta-malas é alta e limpa. Tem apenas o símbolo e o nome Peugeot no meio, com a assinatura do modelo no lado direito. As lanternas são retangulares simples e vão até a lateral. Ao contrário do 208, a garra do leão é apenas um detalhe da parte branca da lente.

O interior é quase básico, com painel de console trapezoidal, saídas de ar horizontais no centro e quadradas nas extremidades. O quadro de instrumentos é bem tradicional, sem a ousadia do 208, que fica lá no alto. O volante, de três braços, parece espartano. Ainda não foram divulgadas fotos do habitáculo, mas deve oferecer bom espaço para as pernas do passageiro de trás. O porta-malas já tem capacidade anunciada: 506 litros.


De perfil, o 301 é até parecido com o Chevrolet Cobalt e o Nissan Versa, que serão os seus principais concorrentes no mercado brasileiro. Eles, aliás, são maiores que o Peugeot. O primeiro tem 4,47m de comprimento e 2,62m de entre-eixos, enquanto o nipo-mexicano mede 4,45m e 2,60m. Em espaço interno, o francês deve levar vantagem, pois seu entre-eixos equivale ao do Volkswagen Jetta. Fiat Grand Siena, Ford New Fiesta, JAC J5, Honda City e Chevrolet Sonic Sedan também estarão a sua espera. 


Na Europa, onde será apresentado no Salão de Paris, em setembro, o 301 terá três variações de motores, sendo dois a gasolina (1.2 de 72cv e 1.6 de 115cv) e um turbodiesel, o 1.6 HDi, de 92cv.  Lá, ele deverá ser equipado com quatro airbags, freios ABS e controle de estabilidade (ESP). No Brasil, se vier, lá para 2014, poderá ter dois motores flex, como o 1.4 de 85 cv e o 1.6 de 122cv, ambas a potência com etanol. Aqui, ele deve ter na lista ar condicionado automático, rádio com MP3, Bluetooth, USB, porta-malas com abertura por telecomando, sensor de estacionamento traseiro, freios com ABS, AFU (Assistência de Frenagem de Urgência), controle de estabilidade (ESP), até quatro airbags e ISOFIX.

O Peugeot 301 foi desenvolvido para rodar em quaisquer tipos de clima e estradas. Apesar de ser o sedã ideal para o nosso mercado e esteja incluído nos planos mundiais da empresa, uma vez que o grupo PSA anunciou investimentos na fábrica de Porto Real para lançar dois novos modelos Peugeot e Citroën até 2015, o seu lançamento no Brasil ainda não é oficial. Por isso não usei o selo Em Breve no Brasil neste artigo. 



A nova nomenclatura 

A Peugeot anunciou que a nova nomenclatura terminada em 1 passará a batizar os veículos para os mercados emergentes. Com isso, ela quebrou uma tradição e criou uma confusão. A verdade é que o nome recomeçou do 1 para não lembrar o finado sedã 309. O antecessor do 306 (1993-2001) também tinha uma versão hatch e era baseado no Talbot Arizona, da marca francesa, sucessora da Simca, comprada pelo grupo PSA nos anos 80. Foi lançado em 1985 e durou até 1993. Não foi muito bem sucedido. Daí a decisão de evitar a repetição do seu nome. Como um 310 pode criar confusão com a BMW, optou-se pelo retrocesso. Há rumores de que o sucessor do 308 mantenha o código, se tornando assim, o primeiro Peugeot inteiramente reestilizado com o mesmo nome. 


Peugeot 309 - 1985/1993

O primeiro Peugeot 301 era uma linha média que tinha versões sedã tipo calhambeque, cupê e conversível, vendidas entre 1932 e 1936. Tinha motor 1.5 de 35 cavalos e usava portas suicidas, que se abriam para trás. O conversível, chamado Eclipse, foi quem lançou o conceito de teto rígido retrátil, resgatado pela Mercedes SLK e que já foi usado nos Peugeot 206, 207, 307 e 308 CC e agora é usado em vários modelos do gênero, inclusive na Ferrari California. 

Peugeot 301 Sedan 1932


Peugeot 301 Coupé 1933
Peugeot 301 Eclipse 1933



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (96) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)