sexta-feira, 18 de maio de 2012

EM BREVE NO BRASIL - FORD FOCUS

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



O Focus agora é o líder de vendas do segmento de hatches médios no Brasil. Destronou o Hyundai i30, que será reestilizado ainda este ano. Mas o próprio modelo da Ford também dará lugar a uma nova geração no início do ano que vem, novamente importada da Argentina. Na Europa, o modelo foi lançado em 2011.

As linhas retas e conservadoras, que chegaram ao Brasil em 2008 (com quatro anos de atraso), deram lugar a traços cheios de curvas. Quem também saíram de cena foram as lanternas cercando o vidro traseiro. Elas agora são montadas na posição mais baixa, em formato de coração, mas com um prolongamento até a lateral. De perfil, o novo Focus lembra bastante o compacto New Fiesta, com as janelas arqueadas e cortadas diagonalmente. O sedã, que deve chegar junto com o hatch, é ainda mais parecido com o Fiesta Sedan. Ele tem traseira curta, mas suas lanternas têm formato de asas, o mesmo da perua Sportbreak, que poderá ser vendida no Brasil pela primeira vez na história da linha Focus. Vamos torcer.


A frente é a mesma para os três: os faróis são levemente mais horizontais que os do Fiesta, enquanto a grade do capô é mais aberta, com um friso cromado cortando o emblema. Já a do para-choque é trapezoidal, entre dois triângulos.


Por dentro, o acabamento aparenta mais qualidade, com materiais macios, mas também muito plástico duro. O painel tem desenho mais arrojado e envolvente. Os difusores de ar ovais, presentes desde a primeira geração, de 2000, foram aposentados. Deram lugar a molduras retangulares e verticais, tanto nas pontas quanto no centro do painel, ladeando os controles do som e sistema de entretenimento. O console central superior destacado lembra o Chevrolet Cruze. O quadro de instrumentos deixa de ter aquela máscara cromada para adotar um formato de óculos, com o cluster colorido em cima e os marcadores de óleo e combustível em baixo. A tela do console central também é colorida, tendo GPS ou não, ao contrário do Fiesta.



No hatch, o espaço atrás para as pernas não mudou e ainda diminuiu na largura. O ganho mesmo foi na altura, para alegria dos passageiros mais altos. A perua tem mais folga para a cabeça. Já no sedã o comprimento interno aumentou, mas está na média dos concorrentes. O porta-malas tem capacidade de 363 litros para o hatch, 475 litros no sedan e 490, expansíveis até 1.516 litros na Sportbreak. 

Comparando as medidas com o Focus atual, o hatch aumentou 1cm no comprimento (agora com 4,35m) e na distância entre-eixos (2,65m), mas ficou 2cm mais estreito (1,82m) e mais baixo (1,48m). O sedã cresceu mais no comprimento, que passou de 4,48 para 4,53m. As demais dimensões são as mesmas, tanto no atual, quanto no novo. A perua tem 4,57m de comprimento e 1,50m de altura.


A versão top do novo Focus deve manter o nome Titanium e vir equipada com sistema de áudio assinado pela Sony, ar-condicionado bizona, piloto automático, sistema de auxílio em declive, câmera de ré, airbags frontais, laterais e de cortina, controles eletrônico de estabilidade e tração e talvez como opcionais, um teto panorâmico que ocupa quase toda a capota e o GPS. Na Europa há um sistema de estacionamento automático, semelhante ao Park Assist da Volkswagen. 

A versão básica, provavelmente, terá o motor flex 1.6 16v Sigma. Na carroceria atual rende 109 com gasolina e 116 cv com álcool. Na Europa também há um 1.6 bicombustível, exclusivo do hatch, que rende 120 cv. Com ele, acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e alcança os 193 km/h. O consumo médio é de 16,95 km/l. 

A grande expectativa é para saber se a Titanium da nova geração terá o moderníssimo EcoBoost 1.6, bloco moderno com turbo e injeção direta, que rende 150 cavalos. Trabalha em conjunto com o sistema Start & Stop - que desliga o motor nas paradas - e o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, para fazer jus à proposta ecológica do propulsor. Seu consumo é o mesmo do flex, mas ele acelera em 8,6 segundos e alcança os 210 km/h.


Outros três motores da linha Ecoboost, o 1.6 com 182 cv e o 1.0 tricilíndrico com 100 ou 125cv, com certeza, não virão. Infelizmente, há uma possibilidade maior do novo Focus desembarcar da Argentina com o velho Duratec 2.0 de 143/148 cv e o câmbio automático de quatro marchas para torná-lo mais comercial.  

A terceira edição do Focus hatch deverá custar entre 60 e 80 mil reais. O sedã entre R$ 62 e 82 mil. E a perua, se vier, R$ 65 e 85 mil.


O dois volumes, com certeza, fará muito barulho num segmento que, aos poucos, vai se renovando com Chevrolet Cruze, Fiat Bravo e Peugeot 308. E ainda deixará desatualizados o Citroën C4 e o Volkswagen Golf, o mesmo desde 1999. Já a vida do sedã será um pouco mais difícil, pois há mais concorrentes modernizados. Finalmente, a perua poderá ressuscitar um mercado carente desde o fim da bem-sucedida Toyota Corolla Fielder e que, atualmente, só tem a Renault Mégane Grand Tour, a Hyundai i30 CW e a Volkswagen Jetta Variant, todas de gerações anteriores. O obstáculo pode estar nas minivans Nissan Livina, JAC J6 e as futuras Chevrolet Spin e Renault Lodgy, mas a Focus é muito mais caprichada do que estas. 

Independente da versão, o foco do mercado pode voltar para a nova linha de médios da Ford.



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (96) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)