quarta-feira, 21 de março de 2012

ESPECIAL - SALÃO DE GENEBRA 2012 - ESPORTIVOS E LUXUOSOS

Fotos: Divulgação 

Ferrari
F12 Berlinetta - A sucessora da 599 GTB Fiorano não inova nas formas, mas traz novidades nos detalhes estéticos. A mais marcante é o relevo ondulado na lateral. Outro detalhe curioso é o prolongamento da lataria da traseira que envolve o para-choque no centro, o que dá a impressão de que o cupê esportivo usa uma fralda ou um biquini fio dental. 
Contrariando a tendência das reestilizações, a F12 Berlinetta é menor que a 599 em todas as medidas: 4,61 metros de comprimento (menos 4,7cm), 1,94 m de largura (- 1,9cm) e 1,27 m de altura (- 6,3 cm). Graças a isso e a novos materiais na estrutura, o peso foi reduzido em 70 kg e agora é de 1.525 kg. 

Também indo na contramão do downsizing, o motor abdica do turbo para ter 12 cilindros em V, com 6.3 litros de capacidade cúbica e 740 cavalos de potência. A montagem é atrás dos bancos dianteiros (são apenas dois lugares). A tração é traseira, que recebe 54% do peso. Com ele, a F12 alcança os 310 km/h e acelera até 100 km/h em 3,1 segundos. Mesmo assim, a F12 percorre 6,6 km/l, graças ao sistema StartStop, que desliga o motor ao pisar no freio. O câmbio é o mesmo usado na Fórmula 1, com sete marchas e dupla embreagem. 

Lamborghini 


Aventador J - A Lamborghini foi criada exatamente para concorrer com a Ferrari, como uma resposta ao péssimo atendimento que o dono Ferruccio um dia teve de Enzo Ferrari. A marca do cavalo rampante já nomeou o Aventador cupê como o rival da sua nova F12 Berlinetta, apresentada acima. Alheia ou não a esse desafio, a marca do touro apresentou uma versão inteiramente esportiva do seu Aventador, sucessor do top Murciélago. 

Inspirado no Miura Jota de 1970, o Aventador J foi feito para ser pilotado em autódromo mesmo. Não tem teto e nem para-brisas. No lugar deste há um defletor. É necessário usar capacete para domar e curtir os 700 cavalos do motor V12 6.5 litros e a tração integral. Foi construído apenas um exemplar, o que foi exposto no Salão, com bancos e outras peças em fibra de carbono... que já foi vendido por cerca de 2,2 milhões de Euros.  

Bentley 


EXP 9F - Com este conceito, a inglesa Bentley, ex-subsidiária da Rolls-Royce e hoje controlada pela alemã Volkswagen, quis antecipar o estilo do seu futuro utilitário esportivo. A intenção era levar para fora da estrada o mesmo luxo e requinte dos seus sedãs e cupês. Mas foi reprovado pela crítica. Houve quem achasse brega as linhas exageradamente retas, a caída do teto, os detalhes em couro e madeira nobres e até os suportes para pratos de porcelanas, taças de cristal e talheres de prata para piqueniques. Resultado, o utilitário será redesenhado. Eu não achei tão feio, pois combina com o perfil da Bentley. Mas as projeções antes deste modelo ficaram mais atraentes. 

O conceito tinha faróis redondos inteiramente em LEDs, quatro lugares, rodas de 23 polegadas e motor W12 (junção de dois motores V6) 6.0 com dois turbos e 600 cavalos de potência. Se for produzido em série deverá receber o mesmo V8 4.0 do cupê GT Continental e até uma versão híbrida para ficar mais viável. 

Jaguar

XF Sportbrake - A versão perua do sedã "médio" da Jaguar melhorou o espaço interno para a cabeça dos ocupantes de trás. Seu porta-malas tem 550 litros e rebate e nivela os bancos traseiros automaticamente, elevando a capacidade para 1.675 litros. A segunda Station Wagon original da história da marca da fera inglesa (a outra foi o "compacto" X-Type no início dos anos 2000) terá os mesmos motores do sedã: um 2.2 turbodiesel de 190 cavalos e outro V6 3.0 a gasolina, com dois turbos e duas opções de potência: 240 ou 275 cv. O câmbio é automático de oito marchas. A suspensão pneumática é exclusiva da Sportbrake.  

Land Rover 

 
Evoque Convertible Concept - A Land Rover surpreendeu em 2010 com o Range Rover Evoque, um utilitário esportivo com visual futurista e aparência de cupê. Resgatou até uma versão duas portas para fazer jus à proposta. 

Agora no Salão de Genebra se destaca novamente com uma versão conversível, ainda conceitual, do mesmo Evoque. Porém, não é inédita no gênero. Além dos antigos Land Rovers e do Jeepster, já houve variações abertas do PT Cruiser e do Nissan Murano. Mas poderá lançar uma moda se chegar mesmo ao mercado. Principalmente se tiver uma versão de 4 portas. Sua capota, ainda de tecido, é inteiramente retrátil e se esconde atrás dos bancos traseiros. Deverá ter os mesmos recursos de segurança, conforto e entretenimento do Evoque fechado. 

Aston Martin

V12 Zagato - Versão já de produção do novo cupê da inglesa Aston Martin, desenhado pelo estúdio que lhe dá o sobrenome. Já o V12 indica o motor de doze cilindros 5.9 litros com 517 cavalos, que o leva a uma velocidade máxima no mínimo de 300 km/h. Sua carroceria é feita de alumínio e fibra de carbono. Começará a ser vendido no final do ano, em tiragem limitada de 150 exemplares. A Zagato é uma antiga parceira da Aston Martin. Já projetou o DB4 GT, de 1962 e o V12 foi inspirado nele.  

Lotus

 Exige S Roadster - A Lotus está renascendo. Na Fórmula 1, reapareceu oficialmente no ano passado, ao assumir a equipe Renault, e este ano trouxe de volta à categoria o finlandês Kimi Raikkonen, campeão de 2007. No mercado já está com uma linha de variados modelos: o Elise, o Exige. Evora, Esprit, Elite, Ethos, Eterne e Elan. Em Genebra apresentou a versão sem teto do Exige S, o Roadster. Tem motor V6 3.5 de 345 cavalos, fornecido pela japonesa Toyota, e câmbio manual de seis marchas. Acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 4 segundos e alcança velocidade de 233 km/h. 

McLaren 

MP4-12C High Sport - Já que eu falei da Lotus acima e abri o capítulo com a Ferrari, não poderia faltar a McLaren, entre as equipes de Fórmula 1 que produzem carros de rua. Lançado em 2010, o cupê MP4-12C ganhou uma versão ainda mais potente, com 675 cv extraídos do motor V8 biturbo 3.8. O original tem 600 cv. A produção da Hight Sport, que tem detalhes aerodinâmicos da versão que participa das corridas de GT3, é limitada a apenas cinco unidades numeradas com a inscrição Limited Edition. 

Bugatti 

Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse - Voltando a falar de uma marca de origem italiana, a Bugatti é controlada atualmente pela alemã Volkswagen. O Veyron existe desde 2005. Ficou famoso pelo motor 16 cilindros em W (dois V8 unidos) de 1.001 cavalos de potência. Em Genebra, foi apresentada a série especial Grand Sport Vitesse, que extrai 1.200 cavalos do W16 8.0 com quatro turbos. O resultado é a aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e alcançar os 420 km/h. Coisa de louco! 

Lancia 

Flavia Cabrio - Fruto da compra da Chrysler pela Fiat (dona da Lancia), o Flavia é a versão italiana do médio luxuoso 200 Convertible da marca norte-americana. Será com um nome feminino, tão comum no Brasil e já usado num sedã dos anos 1960, que o conversível e o sedã serão comercializados no mercado europeu no final deste mês. 

O Flavia Cabrio mede 4,90m de comprimento, tem motor 2.4 16v de 175 cavalos (o mesmo do utilitário Freemont, só que mais potente) e câmbio automático de seis marchas. Será equipado de série com controle eletrônico de estabilidade (ESC), bancos em couro, controle automático de temperatura, bancos aquecidos e ajustáveis ​​eletronicamente, faróis com acendimento automático, sistema de navegação e sistema de som Boston Acoustics, que inclui 6 alto falantes e disco rígido de 40 GB.


Porsche 

Boxster - Em 1996 ele diversificou a oferta da Porsche, então limitada ao tradicional 911, e esquentou a moda dos roadsters, os conversíveis de dois lugares, disputando mercado com o BMW Z3, a Mercedes SLK, o Mazda MX-5 e a Fiat Barchetta. Agora chega à sua terceira geração, inspirado no superesportivo Carrera GT e no próprio 911.

Se diferencia do anterior pelos vincos, os novos faróis escurecidos, para-choques dianteiros e traseiros, lanternas traseiras em LED com novo desenho e o aerofólio integrado ao vinco traseiro. A carroceria é toda em alumínio e a plataforma de aço de alta rigidez. Por dentro, o painel foi inteiramente reestilizado. Seu motor permanece tendo seis cilindros contrapostos (o nome Boxster mistura da posição boxer com roadster) com duas opções de cilindrada: 2.7 de 265 cv e 3.7 de 315 cv para o Boxster S. O câmbio é novo e agora é automatizado de sete velocidades, seja o manual ou o automatizado opcional. Acelera de 0 a 100 km/h respectivamente em 5,7 e 5 segundos nas duas versões. O consumo é ótimo, chegando a 13 km/litro no motor mais simples. Será entregue aos europeus em abril. 

Amanhã: Seat e Skoda

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Chevrolet (109) Volkswagen (109) História (102) Ford (92) Fiat (84) Carro do Ano (80) Comparativos (75) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (42) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (36) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (25) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Motor do Ano (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Ecosport (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) Polo (9) 500 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro do Ano 2018 (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Equinox (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)