Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

No lançamento do Passat e Variant 2012, a Volkswagen aproveitou para promover a sua nova linha Premium no Brasil e incluiu no pacote a segunda geração do Touareg.

O primeiro utilitário de luxo da Volks não ficou apenas em dia com o atual padrão estético da marca, com para-choques lisos e grade inteira. Embora não aparente, é um modelo totalmente novo, desde o chassi.

O Touareg 2012 chega de Bratislava, Eslováquia, em duas versões bem recheadas de conforto e segurança: uma com motor V6 e outra V8. O de seis cilindros custa R$ 221 mil e já vem de série com abertura das portas e partida (por botão) sem chave, controle de estabilidade e tração, assistente de subida e descida, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com assistência de frenagem, volante aquecido, rodas de 19 polegadas, ar condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, freio de estacionamento com acionamento elétrico, retrovisores externos com controle e rebatimento elétrico, aquecimento e escurecimento automático (no lado do motorista), sensores de estacionamento frontal e traseiro com câmera atrás, computador de bordo, DVD, som com MP3, Bluetooth e comando de voz, além de faróis com duas lâmpadas de xenônio e filetes de LED. O motor desta opção tem 3.6 litros, injeção direta (FSI), quatro válvulas por cilindro e rende 280 cavalos de potência. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e alcança os 228 km/h.

O de oito cilindros sai por R$ 268 mil e acrescenta rodas de 20 polegadas, suspensão com molas a ar e controle eletrônico, ar condicionado de quatro zonas, banco do motorista e retrovisor externo do lado do motorista com memória de ajuste, ventilação nos bancos dianteiros, abertura da quinta porta por controle remoto e fechamento elétrico da mesma. O motor V8 também tem injeção direta FSI e quatro válvulas por cilindro. A cilindrada é de 4.2 litros e entrega 360 cavalos. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega a 245 km/h de velocidade.

Controlador automático de distância e velocidade (ACC), assistente de ângulo cego, conjunto de câmeras externas para ver no painel os arredores do carro, sistema de áudio Dynaudio com amplificador digital de 12 canais e disco rígido de 60 GB são opcionais para as duas versões. Completa a mesma lista o maior teto solar panorâmico do segmento.

Ambas também têm câmbio automático de oito marchas com controle Tiptronic no volante e tração integral 4Motion, que tem diferencial central sensível ao toque e bloqueio eletrônico do dianteiro e do traseiro. A suspensão do V8 tem controle eletrônico que ajusta o amortecimento, a altura de rodagem e o nivelamento da carroceria. São quatro opções de altura e três modos de amortecimento (normal, conforto ou esporte). Recursos bem-vindos, mas supérfluos. Dificilmente alguém vai botar um carro desses na lama.

O interior do novo Touareg ficou com aparência mais jovial, sem deixar de lado o luxo e a sofisticação. O volante agora é de três braços. O V6 tem detalhes em aço escovado no painel, enquanto que no V8 imita madeira. No centro se destaca a tela de oito polegadas sensível ao toque. O porta-malas tem 555 litros de capacidade e o encosto do banco traseiro é destravado por meio de uma tecla.

O Touareg ficou mais leve e mais baixo que a geração anterior, mas ganhou comprimento e largura. Também como o modelo antigo, compartilha a plataforma e o desenvolvimento com o Porsche Cayenne, um dos seus concorrentes. Os outros são o BMW X5, a futura Mercedes ML e o Range Rover.

FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN TOUAREG V6 e V8 FSI

Motor: Seis e oito cilindros em V, longitudinal, gasolina, injeção direta, 3.597 e 4.163 cm³, 24 e 32 válvulas
Potência: 280 (V6) e 360 cv (V8)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,8 (V6) e 6,5 seg (V8)
Velocidade máxima: 228 (V6) e 245 km/h (V8)
Consumo Médio: não divulgado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,79 /1,94/1,71 /2,89 m
Porta-malas: 555 litros
Tanque: 100 litros
Preços: R$ 220.900 a R$ 252.215 (V6) e R$ 267.900 a R$ 308.640 (V8)