segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ANALISANDO - FORD EDGE



Texto: Gustavo do Carmo


O crossover Ford Edge chegou ao Brasil em 2008, em plena crise financeira norte-americana, que havia elevado o dólar a R$ 2,50. A sua origem de produção também não ajudava: a fábrica de Oakville, no Canadá.

Na época do texto de apresentação do modelo, eu interroguei se o Edge estava chegando ao Brasil numa época errada. Três anos depois, eu digo que a resposta é sim. Vendeu apenas 1.201 unidades em seu primeiro ano completo no mercado, em 2009. A situação piorou no ano passado, com apenas 610 unidades de janeiro a novembro, mesmo com o mercado mais calmo e o dólar mais baixo.

Mas a Ford resolveu dar uma segunda chance ao utilitário esportivo no Brasil e lançou o seu face-lift profundo. O que pode justificar a decisão é o sucesso de concorrentes como o Kia Sorento, o Hyundai Veracruz, o Mitsubishi Outlander e a líder de vendas Toyota Hilux SW4.

O Edge agora tem duas versões oficiais: a SEL, por R$ 122.100, e a Limited, mais completa, que custa R$ 133.910. O teto solar continua como único opcional por R$ 8.700.

Ultimamente, as estatísticas do Blogger têm registrado um aumento nos acessos ao link do lançamento do primeiro Edge no Guscar. Atendendo a essa demanda por informações da nova "meia-geração", resolvi fazer uma análise à distância do Ford Edge 2011, até para diferenciar do texto antigo.



Estilo ***

O Edge continua com o american way nas suas linhas. Só que agora mais moderno. A dianteira ficou mais imponente e é um dos diferenciais do novo modelo. Como no Fusion, com quem divide a plataforma, suas três lâminas horizontais e cromadas cresceram. Diferente do sedã, o conjunto ficou mais bonito. Dentro dos faróis horizontais há uma placa de acrílico com o nome do carro. A luz de neblina no para-choque agora está em dois filetes verticais de led. A lateral não mudou e a traseira ganhou apenas novas lentes nas lanternas, que deixaram de ser brancas e agora são vermelhas. A tampa do porta-malas ganhou um friso cromado na altura da placa. As rodas de liga-leve agora são de 20 polegadas na versão mais cara (na básica, continua com 18"). Pra quem achou que o Edge foi renovado muito cedo, nos Estados Unidos, ele foi lançado em 2006.


Acabamento ***


O interior foi outro ponto profundamente renovado. O painel, que ganhou detalhes em madeira na versão mais cara, trocou as linhas retas e norte-americanas (que lembravam o Dodge Journey) pelo estilo europeu do console central vazado, inspirado nos Volvo, mas mais próximo do Toyota Corolla. O quadro de instrumentos foi modernizado com displays em cristal líquido em volta do velocímetro, lembrando o Fusion Hybrid, na Limited. No SEL é apenas um mostrador cercado pelo velocímetro e conta-giros. Bancos, volante e alavanca de câmbio são revestidos em couro. Toda a cabine também ganhou novo isolamento acústico para reduzir o ruído. O acabamento ainda tem muito plástico.


Espaço interno ****

Como a carroceria não mudou, permanece o bom espaço para as pernas atrás, com o assoalho plano. Todos os cinco passageiros vão bem acomodados. A distância entre-eixos continua com 2,83m.


Porta-Malas *****

Continua com a excepcional capacidade de 906 litros, rebatíveis a até 1.971 litros. Na versão Limited, o rebatimento dos bancos e a abertura da tampa são feitos eletricamente.



Conforto ****

Os bancos dianteiros parecem poltronas e oferecem até 10 regulagens elétricas para o motorista e seis para o passageiro, com duas memórias. O banco de trás pode ser reclinado. O nível de ruído é bom, mas poderia ser melhor.



Motor e Câmbio *****

Continua o Duratec V6 24 válvulas 3.5, mas o propulsor ganhou melhorias como o duplo comando de válvulas independente, chamado Ti-VCT, que visa maximizar o fluxo de ar e ajustar continuamente o motor, o que reduz o consumo de combustível. Também houve um ganho de vinte cavalos na potência, que subiu de 269 para 289 cv. O câmbio automático de seis marchas agora é sequencial. A tração continua sendo integral.


Desempenho ***

Segundo a revista Carro, o novo Edge acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e pula de 60 para 120 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima, divulgada pela Ford, é de 180 km/h. Números bons, se considerarmos os 2.075 kg do utilitário.



Consumo ***

Também é bom o consumo médio de 8,4 km/l obtido pela mesma Carro. Foram 7,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.



Segurança ****

A lista de equipamentos tem seis airbags (frontais e laterais para os passageiros da frente e de cortina), freios ABS e controle de estabilidade, que tem monitor de inclinação da carroceria, desde a versão básica SEL. A Limited tem três recursos a mais: o monitoramento de ponto cego avisa, através de uma luz nos retrovisores acionada por sensores, quando um veículo entra na área fora do campo de visão dos espelhos. Outro é o alerta de tráfego cruzado, que avisa a aproximação de um veículo na posição perpendicular. E, finalmente, a câmera de ré. A frenagem em 27 metros a 80 km/h poderia ser melhor.


Equipamentos de Série ***


A maior atração entre os equipamentos de série do novo Edge é o atualizado sistema multimídia Sync, da parceria Sony-Microsoft. Operado por toque na tela (que cresceu para 8 polegadas), gerencia som, ar condicionado digital, telefone celular e até pisca-alerta. Tem também câmera de ré, duas entradas para USB, leitor de cartão de memória e entrada de áudio e vídeo. As funções ganharam ícones coloridos e tridimensionais. Pena que o GPS ficou faltando e o HD de 10 gigabytes foi excluído. Que mancada!

O Sync está integrado ao MyFord Touch, que ainda configura as cores da iluminação da cabine e das duas telas de LCD no quadro de instrumentos, além do som, telefone e ar condicionado, também. No Touch a operação é feita por botões no volante ou por comando de voz, desde que o motorista saiba falar fluentemente inglês. francês e espanhol. O nosso querido português não é reconhecido. Outra mancada!

Tem ainda a chave inteligente My Key, outra bossa que permite controlar diversas funções do utilitário, como a pressão dos pneus, a velocidade máxima, definir alertas sonoros de velocidade, limitar em 45% a potência do poderoso sistema de som premium da Sony, com 390 Watts e 12 alto-falantes (versão Limited) e bloquear o desligamento dos recursos de segurança ativa.

A My Key já está no pacote do SEL, mas o Sync e o MyFordTouch só estão disponíveis na Limited, que tem como único opcional o teto solar panorâmico, mas que só abre a parte da frente.

O SEL vem com os equipamentos 'obrigatórios' de luxo como ar condicionado de duas zonas, bancos em couro e de regulagem elétrica, trio elétrico e som com mp3 e entradas auxiliares. O freio de mão é acionado com o pé. Ainda assim, achei pouco para um carro de 120 mil reais.



Concorrentes ***

Kia Sorento 3.5 V6 4x4 - R$ 126.900
Hyundai Santa Fe GLS 3.5 V6 - R$ 117.095
Hyundai Veracruz - R$ 138.818
Jeep Grand Cherokee Limited - R$ 129.386
Land Rover Freelander - R$ 122.000
Mitsubishi Outlander 3.0 V6 - R$ 124.990
Toyota Hilux SW4 - R$ 164.400

FICHA TÉCNICA - FORD EDGE 3.5 V6 SEL E LIMITED ***

Motor: transversal, 6 cilindros em V, gasolina, 3.496 cm³, 24v, 289 cv

Aceleração de 0-100 km/h: 9,3 segundos (Revista Carro)

Velocidade Máxima: 180 km/h

Consumo Médio: 8,4 km/l (Revista Carro)

Tanque: 72 litros

Porta-malas: 906 litros

Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos: 4,68 /1,93 /1,71 / 2,82 m

Preços: R$ 122.100 (SEL), R$ 133.910 (Limited) e R$ 142.610.

Um comentário:

carros-envenenados disse...

Bastante bom esse veículo, e a ford saiu na frente com esse lançamento...
Parabéns pelo site..

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)