Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Importado no Brasil desde 1995, o Kia Sportage era um pequeno jipe espartano por dentro e por fora. Virou um elegante utilitário esportivo médio em 2004 e agora chega à sua terceira geração como um crossover de design ousado e moderninho.
Apresentada no último Salão do Automóvel de São Paulo, a linha 2011 do SUV da marca sul-coreana já está à venda no país, pronta para enfrentar o primo Hyundai ix35, com o qual não tem nenhuma relação de amizade. Só de projeto, já que a plataforma é a mesma.
As linhas do novo Kia Sportage misturam arrojo e sobriedade. Arrojo pelos vincos na carroceria, desenho anguloso dos faróis e lanternas horizontais, janelas laterais estreitas, linha de cintura alta e a grade "rosnar de tigre" (típica da Kia com assinatura de Peter Schreyer), superando a geração anterior e o irmão maior Sorento na traseira. Sobriedade nas linhas retas, colunas largas e em comparação com o ix35.
O modelo cresceu em quase todas as suas dimensões. Ficou nove centímetros mais comprido (4,44m), 15 cm mais largo (1,85m) e os eixos 10cm mais distantes (2,64m). Mas a altura diminuiu de 1,69 para 1,65m, assim como a altura em relação ao solo: de 19,5 para 17,2cm, o que justifica a mudança de seu perfil para crossover, assim como os ângulos de entrada e saída na faixa dos 28º.
Por dentro, um painel também entre a moderno e o sóbrio. Ficou melhor acabado, porém, mais discreto que o modelo anterior. A posição de dirigir ficou mais baixa. Os bancos estão mais envolventes e o espaço interno é bom para os passageiros de trás. Pena que o "convidado" do meio ficou só com o cinto abdominal, embora tenha ganho um apoio para a cabeça. O porta-malas tem capacidade para 740 litros e ainda pode ser rebatido de forma bipartida para aumentar o espaço até 1.547 litros.
O Sportage terá no Brasil, por enquanto, apenas o mesmo motor 2.0 16v do Hyundai ix35, da família Theta II. É movido apenas a gasolina e tem 166 cavalos de potência. O Flex deve chegar no ano que vem. O V6 ficou de fora. Se o mercado pedir, vem o 2.4 16v quatro cilindros do Sorento. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático sequencial de seis. Também há duas opções de tração: dianteira e integral permanente.
São cinco versões de acabamento para o novo crossover. A mais básica tem câmbio manual e tração 4x2. Vem com ar condicionado comum, direção hidráulica, computador de bordo, sensores de chuva e estacionamento, rádio e toca-CD com controle no volante e entradas para Mp3 e iPod, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura, airbag duplo e freios ABS com EBD. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas. Custa R$ 83.900. Com câmbio automático, R$ 87.900
A intermediária com rodas de aro 18", câmbio automático, ar condicionado digital de duas zonas, retrovisores elétricos, rebatíveis e aquecidos, banco do motorista com ajuste elétrico, botão de partida start/stop, abertura das portas e alarme por sensor de presença, freio de estacionamento por pedal, bancos em couro, piloto automático e controle de estabilidade sai por R$ 97.900.
Na versão mais completa há um dilema: por R$ 105.900 você leva teto solar panorâmico elétrico, câmera e visor para manobra no retrovisor interno e 10 airbags. Mas não tem a tração 4x4, que está somente numa versão abaixo, ao preço de R$ 103.400.
O novo Kia Sportage é um pouco mais barato do que o Hyundai ix35, o que mostra que a rivalidade será maior entre eles do que com os outros SUVs do mercado, como o Honda CR-V, o Toyota RAV4, o Chevrolet Captiva e o Volvo XC60.
FICHA TÉCNICA - KIA SPORTAGE 2.0 16V
Motor: transversal, 4 cilindros, gasolina, 1.998 cm³, 16v, 166 cv
Aceleração de 0-100 km/h: 12,7 seg. (revista Quatro Rodas)
Velocidade Máxima: 184 km/h (revista Quatro Rodas)
Consumo Médio: 9,15 km/litro (revista Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos:4,44 /1,85 /1,65 / 2,64 m
Porta-malas: 740 litros
Preços: R$ 83.900 (básico) / R$ 87.900 (câmbio automático) / R$ 97.900 (intermediário) / R$ 103.400 (intermediário 4WD) / R$ 105.900 (completo)
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