quarta-feira, 23 de junho de 2010

LANÇAMENTO - CHEVROLET MALIBU

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

É com o primeiro modelo a adotar o atual padrão estético da Chevrolet que a filial brasileira da General Motors quer resgatar o prestígio dos seus sedãs de luxo e conquistar compradores do Vectra que ainda não podem investir no Omega, que está com a importação suspensa, mas que tem a volta garantida pela montadora.

Mesmo com a carroceria moderna e (por enquanto) em sintonia com a sua matriz norte-americana o sedã luxuoso Malibu tem um nome tradicional. Não por causa da praia californiana, mas pela dinastia iniciada em 1964, como uma versão completa do antigo Chevelle. A geração que está chegando ao nosso país é a sétima.

O Chevrolet Malibu chega importado diretamente dos Estados Unidos (fabricado no Kansas) na única versão LTZ, com motor 2.4 16v Ecotec, o mesmo usado no utilitário Captiva. A sua origem encareceu o preço e quase o inviabilizou por causa da ameaça do aumento de alíquota de importação do Brasil sobre produtos estadunidenses. Felizmente, o governo federal fez acordo e o imposto continua em 35%. Assim, o Malibu vem custando R$ 89.900, "apenas" cerca de nove mil reais mais caro que o Fusion, seu principal concorrente, com motor 2.5, que não paga o tributo por ser fabricado no México. Vai se posicionar no abismo entre os setenta mil reais do Vectra e os 110 mil do Omega.

Como o rival da Ford as linhas do Malibu são retas e conservadoras. No entanto, a sua dianteira de barra central na cor do carro, emblema dourado e faróis amedoados é mais atraente que aquela esquisitice cromada meio anos 80 do Fusion. A lateral tem colunas traseiras largas, o que faz a sobriedade do desenho. A tampa do porta-malas teve inspiração no Corvette. Não por causa das lanternas, que até lembram o nosso Pão de Açucar, mas pelos elementos circulares que abrigam a luz de ré, cujo espaçamento é igual ao do mito esportivo. A traseira levemente convexa também remete ao veterano.

O interior é sofisticado. O painel simétrico, com áreas destacadas para motorista e passageiro, segue o mesmo conceito usado tanto no Corvette quanto no nosso compacto Agile. O velocímetro, circular, fica no centro, junto com o display do computador de bordo, destacado do conta-giros e dos indicadores por uma moldura cromada, também presente nos demais instrumentos. A iluminação é azul, chamada Ice Blue.

O acabamento é razoável. Há apliques imitando madeira no console central e nas portas, mas tem muito plástico. Os bancos são de couro sintético. Perdoem-me os ecologistas de plantão, mas poderiam ser de couro natural pelo porte do carro. Outra falha de acabamento está na falta de apoio de braço no meio do banco traseiro. O cinto de segurança de três pontos não é desculpa para dizer que o sedã só leva quatro passageiros. E acaba entregando a ausência do encosto de cabeça do meio. O banco, bipartido, pode ser rebatido para acessar o porta-malas de 428 litros.

Antes de partir para os destaques positivos, mais umas críticas: faltou uma saída de ar condicionado para o banco traseiro. Em compensação há duas tomadas: uma de 12v e outra de 110v. O climatizador digital também não é de duas zonas (o painel não foi desenhado para ter dois ambientes na frente?).

Mesmo com todos os defeitos de acabamento e praticidade, o Malibu é um carro confortável. Até o espaço atrás é excelente, mas cuidado para não bater a cabeça no vão da porta. Além do ar condicionado, que pode ser ligado por controle remoto, tem bancos elétricos, com oito memórias para o motorista e seis para o passageiro e ainda podem ser aquecidos (bom no inverno, mas inútil no verão, a não ser se o ar condicionado estiver muito forte). A direção é elétrica e o som toca CDs, MP3, tem sensor Bluetooth, entrada USB e oito alto-falantes da marca Bose e ainda pode ser comandado no volante. Também tem piloto automático, aliás, controle de velocidade. Tudo isso de série. O baixo nível de ruído é garantido pelo eficiente isolamento acústico e os vidros laterais laminados como o para-brisa, que neste caso é obrigatório.

O câmbio é automático de seis marchas e tem opção de mudanças sequenciais no console ou nas borboletas em cada lado do volante. O motor 2.4 Ecotec de quatro cilindros e dezesseis válvulas rende 171 cavalos de potência e pode ser ligado pela chave. Com ele, o Malibu acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e chega aos 194 km/h. Razoável. Mas fraco para um carro projetado para o motorista. O consumo agrada um pouco: 9,4 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.

Para a segurança dos ocupantes, o Malibu traz de série controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus (as rodas têm aro 18 polegadas) no computador de bordo, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freios ABS com EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) e Panic Brake Assist (Assistência de Frenagem em caso de Pânico), alarme e acionamento automático dos faróis ao crepúsculo. Todos incluídos no preço também.

Além do Ford Fusion, o Malibu mira no Hyundai Azera, Toyota Camry, Volkswagen Jetta, Honda Accord, Citroën C5 e nos futuros Kia Cadenza e Hyundai Sonata. Para dar um pouco de exclusividade, a Chevrolet trará apenas 200 exemplares por mês.

O Malibu tem defeitos que não são poucos, mas também tem muitas qualidades que conseguem superar os pecados. Só é estranho que a Chevrolet tenha feito um carro executivo que beneficie mais o motorista e o carona. Deve acreditar que seu comprador dirija o seu carro sozinho ou com a família.


Avaliação

Estilo: ***
Acabamento: ***
Espaço interno: ****
Porta-malas: **
Conforto: ****
Motor: ****
Desempenho: ***
Consumo: ****
Segurança: ****
Equipamentos: ***
Preço: ***


FICHA TÉCNICA - CHEVROLET MALIBU LTZ 2.4 ECOTEC


Motor: transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, gasolina, 2.384 cm³, 171cv, 22,1 kgfm
Aceleração de 0-100 km/h: 10,9 seg.
Velocidade Máxima: 194 km/h
Consumo Médio: 9,4 km/litro na cidade / 14,5 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,87/1,78/1,45/2,85 m
Porta-malas: 428 litros
Preço básico: R$ 89.900


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (96) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)