quinta-feira, 6 de maio de 2010

LANÇAMENTO - NOVO FIAT UNO

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O Fiat Uno revolucionou o mercado brasileiro em 1984 com suas linhas quadradas que lhe valeram o apelido de bota ortopédica. Mesmo assim, levou a montadora italiana baseada em Betim, MG, à vice-liderança do nosso mercado com a versão Mille, de motor 1.0 litro, lançado em 1990. Coube ao Palio, seu teórico sucessor, atingir a liderança.

Teórico sucessor porque o Uno brasileiro resistiu à chegada do Palio, em 1996, e se negou a se aposentar. Mas teve que abrir mão dos seus motores mais potentes (1.5, 1.6 e 1.4 Turbo), suas versões perua e três volumes e passou a ser chamado apenas de Mille para sobreviver e chegar aos 25 anos no ano passado.

Em 2010, a Fiat relança o nome Uno, agora para batizar um novíssimo projeto de carro compacto que consumiu um investimento de 600 milhões de dólares. A montadora foi fiel ao estilo quadrado de teto alto. frente em cunha e grande área envidraçada que consagrou o primeiro Uno. No entanto, agora, como já estamos no século XXI, ela arredondou os cantos quadrados e batizou de rounded square, que aparece destacado no seu perfil lateral, nos faróis, nos para-lamas, na caixa das rodas e nas três entradas de ar falsas no lado esquerdo da dianteira, onde deveria estar a grade frontal, que simulam o logotipo que aparece na traseira do carro.



O Novo Uno, a princípio, vai se posicionar entre o Uno original, digo, o Mille e o Palio Fire. Seu formato caixote foi pensado para dar mais espaço e concorrer com o Fox, o Agile e o Sandero, mesmo estes três pertencendo a um segmento superior. Portanto, vai levar vantagem em espaço, acabamento e modernidade em relação ao Gol, Ka e Celta, seus concorrentes mais realistas.

O Novo Uno mede 3,77 metros de comprimento, 1,49 m de altura e 1,64 m de largura, com distância entreeixos de 2,37 metros. No Mille são, respectivamente, 3,69 m, 1,45, 1,55 e 2,36. A capacidade do porta-malas, porém, caiu de 290 para 280 litros. A Fiat garante que a plataforma é inteiramente nova e será usada na futura geração do Palio.

Confesso que torci o nariz quando vi as primeiras projeções do Novo Uno. Mas fui me acostumando e até achando agradável. Ele fica mais bonito quando é fotografado de perfil frontal. A frente alta e robusta também é simpática, mas o que desproporciona o seu estilo são as lanternas na coluna traseira. Ficou parecido com o Punto, só que menos elegante. Acho que ele ficaria melhor se as lanternas ficassem na parte de baixo e com um desenho bem arrojado.


Por dentro, seu painel é moderno e bem acabado. O mesmo se repete no revestimento dos bancos. As portas, mais ou menos. A cobertura é bem desenhada e o apoio de braço agrada, diferente do improviso do Chevrolet Agile. Só peca por oferecer tecido apenas nas versões mais sofisticadas. O quadro de instrumentos foi inspirado no 500, mas segue a escola do antigo Fox com velocimetro, conta-giros ou econômetro e display do hodômetro, marcador de combustível e temperatura do motor agrupados. A área que envolve os difusores redondos de ar (uma moda no Brasil) e o quadro de instrumentos pode ser personalizada nas cores prata e preto ou com adesivos estampados nas concessionárias.

As versões de acabamento são três: Vivace, Attractive e Way. A primeira é a mais simples. Equipada apenas com motor 1.0, tem para-choques, grade frontal, capa e suporte dos retrovisores externos cinzas. Por dentro, portas com cobertura inteiramente de plástico. Mania dos nossos últimos carros, com a desculpa de facilitar a limpeza. O primeiro Uno Mille de vinte anos atrás, pelo menos, era revestido de curvim.
A Attractive é a intermediária, com friso na lateral. Tem apenas motor 1.4. E a Way, a top aventureira, com os dois tamanhos de motor. Vai além do simples conjunto de acessórios do Mille. No Novo Uno ganhou uma personalidade própria. Grade, para-choques, caixa de rodas e friso lateral são cinzas. Aqueles três buraquinhos na frente têm moldura cromada. Os faróis têm máscara negra e as luzes de neblina são mais vistosas. E ainda tem bagageiro no teto e aplique prateado nos para-choques imitando chapa de proteção.

Os motores 1.0 e 1.4 são os mesmos Fire da linha Palio. Contudo, ganharam modificações em algumas partes como bielas mais longas e mais leves, pistões com anéis de baixo atrito e comando de válvulas com novos ressaltos em conjunto com as molas das válvulas, por exemplo. Por isso ganharam um novo nome: Evo. Rendem, respectivamente 75 e 88 cavalos, com torque de 9,9 e 12,5 kgfm.

O Vivace 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e alcança os 153 km/h com álcool. Com gasolina faz 15,6 km/litro na cidade e 20,1 km/l na estrada. O Attractive 1.4 com álcool alcança os 172 km/h e acelera em 10,8 segundos. O consumo de gasolina é de 13,2 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Os números otimistas são da Fiat.

O Novo Uno chega ao mercado, por enquanto, apenas com quatro portas. Seus primeiros valores são R$ 27.350 (Vivace), R$ 28.490 (Way 1.0), R$ 30.070 (Attractive) e R$ 31.870 o Way 1.4. O Uno também será vendido com duas portas a partir de julho. Mas seus preços já foram anunciados: 25.550 na versão Vivace, R$ 29.280 na Attrative, R$ 26.690 a Way 1.0 e R$ 30.070, o Way 1.4.

O Vivace, além do acabamento demasiadamente simplificado, vem de série apenas com aqueles equipamentos que a Fiat coloca como importantes apenas para fazer volume na lista, como barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, brake-light, calotas integrais, espelho no para-sol do passageiro, etc. Mas de relevante tem apenas acelerador eletrônico, imobilizador, vidros verdes e relógio digital. Sensacional!

Ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, banco e volante com regulagem de altura e até cintos de segurança LATERAIS traseiros retráteis, ajuste MANUAL do retrovisor externo e preparação para som são opcionais. Com eles, o preço chega R$ 33.450. Também são oferecidos como opcionais som com mp3, bluetooth e entradas USB, airbag duplo, freios ABS e distribuição eletrônica de frenagem.

O Attractive adiciona regulagem de altura para os cintos de segurança dianteiros e volante, luz de cortesia para na porta do passageiro, para-choques pintados na cor da carroceria, rodas aro 14", porta-luvas iluminado e vidro traseiro temporizado com limpador e lavador com intermitência. Os opcionais são os mesmos oferecidos no Uno Vivace. Alarme antifurto, acendedor de cigarros, pedais e pomo de câmbio esportivos, porta-óculos, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina e adesivos decorativos da carroceria são acessórios de concessionária. Completo, chega a 41 mil reais.

Dizer que ainda é cedo saber se o Novo Uno vai revolucionar o mercado já é clichê, mas que a intenção é essa mesma, é a mais pura verdade para a Bota de Alpinismo (como o novo carro parece). Palio e concorrentes que se cuidem. O antigo Uno? Continua em linha até, pelo menos, 2014, se não conseguir receber airbags e freios ABS, que serão obrigatórios a partir daquele ano.


FICHA TÉCNICA - FIAT UNO VIVACE 1.0 /ATTRACTIVE 1.4 / WAY 1.4

Motor: transversal, 4 cilindros, gasolina e álcool, 999 cm³, 73 (G) e 75 cv (A) / idem, 1.368 cm³, 85 (G) e 88 (A) cv / idem

Aceleração de 0-100 km/h: 14,7 (G) e 13,8 (A) seg. / 11,1 (G) e 10,8 (A) seg. / 11,8 (G) e 11,5 (A) seg.

Velocidade Máxima: 151 (G) e 153 (A) km/h / 170 (G) e 172 (A) km/h / 165 (G) e 167 (A) km/h

Consumo Médio: G: 15,6 km/l (cidade) e 20,1 km/l (estrada); A: 10,5 km/l (c) e 12,9 km/l (e) / G: 14,7 km/l (c) e 19,4 km/l (e); A: 10,3 km/l (c) e 12,8 km/l (e) / G: 13,2 km/l (c) e 17,7 km/l (e); A: 9,1 km/l (c) e 12,2 km/l (e).

Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,77/1,64/1,49/2,37 m

Porta-malas: 280 litros

Preço básico: R$ 27.350 (Vivace) / R$ 28.490 (Way 1.0) / R$ 30.070 (Attractive) / R$ 31.870 (Way 1.4)

2 comentários:

Rose Camara disse...

Tive a impressão de que de frente ele parece com o Fiat Cinquecento.
Eu amei!!! agora sim eu quero um fiat uno

margaretemenezes disse...

Já estou com o meu; amei o meu fofinho Rubi. Super confortável, e o que mais gostei é a sua arrrancada. Meu primeiro carro.
Uau...ele é show.

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (99) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) Yaris (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)