Texto: Gustavo do Carmo e Site Carros na Web
Fotos: Divulgação

Começo hoje uma nova seção no Guscar: Importados de Ontem vai falar de modelos importados nos anos de 1990 que ninguém se lembra que já foram vendidos oficialmente no Brasil, mas na época o pessoal vivia babando por eles nas concessionárias instaladas nos shoppings. Alguns ganharam fama até de carro-sapato, aquele que o mercado não quer e não sai do seu pé. Outros fizeram algum sucesso e nem são tão esquecidos assim, como o Peugeot 405, falado na estreia da coluna.

O modelo médio-grande da montadora francesa foi vendido na Europa entre os anos de 1988 e 1995, quando foi substituído pelo 406. Aqui no Brasil, o 405 foi um dos primeiros modelos importados pela Peugeot, a partir de 1992, primeiro nas versões sedã GL 1.6 (com carburador e 86cv) e depois chegaram a SRi 2.0i (121cv) e perua (chamada Break) também SRi 2.0. Dois anos depois passou a ser importado da Argentina nas versões GRi e SRi (1.8 103cv). A GL 1.6 ganhou injeção e 90cv. Da França, entretanto, ainda vinham a versão esportiva Mi 16 com motor 2.0 16V e 152 cv, com bancos em couro, e a luxuosa STi, além da perua.


O Peugeot 405 era um carro espaçoso, econômico, estável, confortável, bem acabado e recheado de equipamentos de série. A GL básica já vinha com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos. O câmbio automático de quatro marchas era opcional. Rodas de alumínio, retrovisores e teto solar elétricos, abertura das portas por controle remoto e freios ABS eram requintes da versão SRi 2.0, que depois passaram para a STi 2.0.

Em 1996, a perua e o sedã nas versões STi e Mi 16 deixaram de ser importados e o resto da linha passou a vir inteiramente da Argentina. Em 1998 a importação foi suspensa definitivamente com a vinda de algumas unidades 1999 do modelo argentino na versão SRi.

Hoje a série é representada pelo luxuoso 407, mas seu correspondente no mercado é o 307 Sedan, que em breve será substituído pelo 408 ou 308.


Pontos Fortes:
+Equipamentos
+Estabilidade
+Porta-malas
+Consumo


Pontos Fracos:
- Manutenção cara
- Ruídos internos


Recomendação: Faça uma revisão na suspensão, que nem sempre suporta com a devida resistência as condições do piso brasileiro

Faixa de preço:
Sedã - R$ 6.165 (GL 1.6 1992) a R$ 11.933 (SRi 2.0 1999).
Mi 2.0 16v -R$ 10.427,00 (1994) e R$ 11.495,00 (1995)
Perua Break - R$ 8.884,00 (1993) a R$ 10.305,00 (1995)


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Fontes:

Portal Carros na Web - http://www.carrosnaweb.com.br/405.asp
Tabela da FIPE - http://www.fipe.org.br/web/index.asp
Bestcars Website - http://www.bestcars.com.br/