terça-feira, 11 de agosto de 2009

LANÇAMENTO NACIONAL/ANALISANDO - HONDA CITY

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



Não quero justificar a Honda, mas dá para entender porque o novo City é tão mais caro do que os seus concorrentes, a ponto da versão completa ultrapassar o preço do Civic básico. Ele não é um sedã compacto como os seus possíveis grandes rivais Peugeot 207 Passion, VW Polo Sedan e Renault Symbol. Ele é um carro médio.


Com 4,40m de comprimento, o City é maior do que o Astra Sedan (4,34m) e o Bora (4,37m). No entanto, o carro da Honda é mais estreito (1,69m contra 1,71m do Chevrolet e 1,73m do Volkswagen) e tem distância entreeixos menor do que o Astra (2,55m contra 2,61m), e maior do que o Bora (2,52m). De qualquer maneira, os dois modelos médios são considerados antigos (entre 1999 e 2000) e por isso o City fica sem concorrentes. Ou melhor, cabe a ele sobrar na turma dos compactos.

ESTILO


Apesar de usar o chassi do monovolume Fit, a inspiração estética veio do Civic por causa dos faróis. A ideia da grade vem do híbrido Insight, que não existe no Brasil. A grande falha na originalidade está nas lanternas traseiras copiadas do BMW Série 3. Mas isso não tira a sua beleza. A lateral de terceiro volume curto é o grande charme do City.




ACABAMENTO


Dizem que o painel do City tem desenho semelhante ao do Fit. Não acho. Está mais próximo do luxuoso Accord, com linhas mais sóbrias. O acabamento é bem caprichado. Os forros aparentam ter boa qualidade. As portas são bem revestidas. No console prata desde o LX, o compartimento do toca-CD é escondido pelo display do som, mas é preciso atenção da montadora e cuidado do dono para a tampa não dar defeito. O volante é o mesmo do Civic.



ESPAÇO INTERNO E PORTA-MALAS


É o maior beneficiado pelo comprimento acima da média do City. Todos os passageiros, inclusive os mais altos que vão atrás, ficam bem acomodados e dispõem de cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça. O banco traseiro pode reclinar o encosto em até 8 graus e embaixo do assento tem uma porta-objetos.


A Honda aprendeu com as críticas ao tamanho diminuto do porta-malas do médio Civic, de apenas 340 litros, e criou um bagageiro de 506 litros para o City.

Espaçoso para os passageiros e a bagagem, está explicado porque o City é um sedã compacto tão grande.




MOTOR E CÂMBIO


Para a Honda nos lembrar que o City foi projetado sobre a plataforma do Fit ela adotou o mesmo motor 1.5 i-VTEC do monovolume para todas as versões. Com comando variável das 16 válvulas no cabeçote, o bloco tem quatro cilindros, capacidade cúbica de 1.496cm³, potência de 115cv com gasolina ou 116cv com álcool, ambas alcançadas a 6.000 rotações por minuto. Independente do combustível utilizado o torque é de 14,8 kgfm a 4.800rpm. O câmbio básico do City é o manual de cinco marchas. O automático sequencial com a mesma velocidade é opcional. Esqueça o velho CVT de relação contínua usado no Fit antigo. Em nome do custo de manutenção mais baixo as montadoras brasileiras preferem retroceder na tecnologia. Para compensar, a versão EX-L traz alavancas para troca de marcha no volante.


VERSÕES E EQUIPAMENTOS


O Honda City chega ao mercado em três versões de acabamento. A mais barata LX custa R$ 56.210 com câmbio manual. O automático custa R$ 60.010. Vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, airbag duplo, rodas de alumínio de alumínio de 15 polegadas com pneus 175/65, volante com ajuste de profundidade e altura, entre outros.

Acima do LX vem o EX que é equipado com ar-condicionado digital, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem entre os eixos), retrovisores com aviso luminoso de mudança de direção, rodas de alumínio 16" com pneus 185/55 e ponteira de escapamento cromada. Tudo isso por R$ 61.65o com câmbio manual ou R$ 65.450 com automático.

A top é a EX-L com preço variável entre R$ 65.375 e R$ 71.095. É apenas o City com bancos em couro e a troca sequencial do câmbio no volante na versão automática. Vale lembrar que o Civic LXS manual com bancos em couro sai por R$ 65.990 e o automático R$ 70.955.



CORES

O City pode ser comprado nas cores Branco Taffeta Sólido, Dourado Poente Metálico, Prata Global Metálico, Grafite Magnesium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Verde Vermont Perolizado, Vermelho Rally Sólido, Preto Cristal Perolizado e Verde Deep Perolizado.


HISTÓRIA DA LINHA
O Honda City, além de ser fabricado em Sumaré (SP) para toda a América do Sul é produzido também na Tailândia, Filipinas, Malásia, Índia, Paquistão, China e Turquia. Ele não é um projeto criado no Brasil. É a quinta geração de uma linha que surgiu em 1981 como um pequeno hatch. O tipo de carroceria se manteve na segunda geração, de 1986. A terceira, de 1996, era a versão européia de cinco portas do Civic. A partir dela o City começou a ser voltado para os mercados emergentes. A quarta tornou-se derivada do Fit em 2002 e também era chamada de Aria em alguns países. E a quinta é esta que está chegando ao Brasil. Seria importada da Argentina, mas a crise econômica atrasou a construção da nova fábrica de lá.



CONCORRENTES*


Chevrolet Astra Sedan 2.0 - R$ 48.562
Chevrolet Vectra Expression 2.0 - R$ 56.642

Fiat Siena HLX 1.8 - R$ 50.299

Fiat Linea LX - R$ 55.960

Ford Fiesta Sedan 1.6- R$ 46.885

Peugeot 207 Passion XS 1.6 16v - R$ 45.700
Peugeot 307 Sedan Presence Pack - R$ 57.990

Renault Symbol Privilége 1.6 16v -R$ 46.840
Renault Mégane Dynamique 1.6 16v - R$ 57.950

VW Polo Sedan - R$ 57.955

VW Bora - R$ 55.745


* Com equipamentos semelhantes ao do City: ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo e rodas de liga-leve.



PONTOS FORTES


+ Desempenho com câmbio manual
+ Conforto

+ Porta-malas

+ Estilo
+ Acabamento

+ Espaço interno

+ Equipamentos


PONTOS FRACOS


- Preço
- Frenagem sem ABS

- Rádio com memória complicada

Observação: Os espaços entre as linhas estão desregulados porque não consegui formatar aqui no Blogger.

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (103) História (96) Ford (89) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)