Alegria de brasileiro dura pouco
Texto: Alberto Polo Júnior, do Portal Alpini
Introdução, comentário e encerramento: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Como alegria de brasileiro dura pouco, as duas novas versões do Polo apresentadas acima chegam exatamente no momento em que a nova geração do compacto é apresentada na Europa, no Salão de Genebra, na Suiça. A sexta geração do Polo ficou mais musculosa e agora segue o novo padrão estético europeu da Volkswagen, que é um pouquinho superior ao que foi adotado no novo Gol.
Na dianteira, os faróis assumem contornos mais retangulares são ligados pela grade. A entrada de ar inferior também passa a impressão de largura, ajudada pela moldura preta e pelos faróis auxiliares. O para-choque tem um pequeno spoiler integrado. Ficou "a cara" dos novos Golf e do Scirocco.
As laterais ostentam ombros largos, diferentemente da atual geração. Os contornos dos para-lamas e da parte inferior das portas são musculosos. A traseira, com lanternas de contornos quadrados, é bastante identificada com as duas últimas gerações. O Polo mede 3,95 metros de comprimento, 1,68 de largura e 1,45 de altura.
Na dianteira, os faróis assumem contornos mais retangulares são ligados pela grade. A entrada de ar inferior também passa a impressão de largura, ajudada pela moldura preta e pelos faróis auxiliares. O para-choque tem um pequeno spoiler integrado. Ficou "a cara" dos novos Golf e do Scirocco.
As laterais ostentam ombros largos, diferentemente da atual geração. Os contornos dos para-lamas e da parte inferior das portas são musculosos. A traseira, com lanternas de contornos quadrados, é bastante identificada com as duas últimas gerações. O Polo mede 3,95 metros de comprimento, 1,68 de largura e 1,45 de altura.
O interior segue o padrão Volkswagen e lembra bastante o do Golf. Sóbrio, sem exageros, tem iluminação em tons de azul e branco. Segundo a montadora alemã, os comandos são voltados para o motorista. O novo Polo terá a opção pelo teto solar panorâmico. Um comentário do editor é que o modelo final ficou bem mais bonito do que aparecia nas projeções virtuais, que lhe davam um aspecto de monovolume.
Entre os equipamentos estão ar-condicionado digital, sistema de navegação e áudio com comandos por toque, airbags frontais, laterais (maiores) e do tipo cortina, controle de estabilidade em todas as versões, encostos de cabeça ativos e fixação Isofix para cadeiras de crianças.
Desde o início das vendas no mercado europeu, em setembro deste ano, o novo Polo terá sete opções de motorização, com potências entre 60 e 105 cv. Movidos a gasolina são o 1.2 com 60 ou 70 cv e um 1.2 Turbo com injeção direta, capaz de entregar 105 cv. Há, ainda, o 1.4 de 85 cv. A versão GTI, possivelmente com o 1.4 Turbo de 160 cv. O motor Turbodiesel é 1.6 e tem potências de 75, 90 ou 105 cv. Algumas versões poderão ter o câmbio automatizado DSG, com duas embreagens e opções de trocas automáticas ou sequenciais.
O novo Polo europeu também terá a sua versão Bluemotion a partir do ano que vem. O protótipo está sendo apresentado no mesmo salão. Só que lá a cilindrada do motor TDI que antes era 1.4 passa a ser 1.2. A previsão de lançamento da nova geração no Brasil é para meados ou final de 2011, se vier.
Na dúvida entre chamar esta apresentação de Baba Brasil ou Em breve no Brasil, achei melhor chamar de pré-estreia, pois mesmo lá na Europa o novo Polo só começa a ser vendido em setembro.
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