Texto: Gustavo do Carmo / Fotos: Divulgação

Compacto Premium da Volkswagen, o Polo ganhou, no mercado brasileiro, duas novas versões pensadas para o meio ambiente.

Polo BlueMotion

O mais claramente ecológico é o BlueMotion, que ganhou uma reprogramação no gerenciamento da injeção eletrônica do motor 1.6 Total Flex (de 101 e 104 cavalos), direção eletro-hidráulica, que tem motor elétrico exclusivo para acionar a bomba da assistência hidráulica e poupar o consumo de gasolina, pneus mais altos com rodas de 14 polegadas (o Sportline tem 15") e com tratamento térmico, suspensão rebaixada e relações do câmbio alongadas, principalmente no diferencial e na quinta marcha. A mais vistosa é a grade fechada na cor do carro, deixando apenas uma ranhurinha. Foram incluídos também spoilers nos dois para-choques e aerofólio junto ao vidro traseiro. Os recursos estéticos baixou o coeficiente aerodinâmico em três décimos (de Cx 0,34 para 0,31).

No interior o mesmo acabamento, mas os bancos possuem forração clara em detalhes das portas e no meio dos bancos.

O objetivo do Bluemotion é reduzir em 15% o consumo e a emissão de gás carbônico. Ele já está à venda por R$ 46.270 e vem com ar condicionado digital de série. A linha BlueMotion chegará também para o Gol e o Fox e faz sucesso na Europa com o motor a diesel no Polo, Golf, Jetta e Passat.


Polo E-Flex

Curiosamente, o Bluemotion custa mais barato que o discreto E-Flex. Este é uma nova série especial do Polo que dispensa o reservatório extra de gasolina no tanque, que é usado para facilitar a partida no frio, já que o álcool demora a aquecer. O E-Flex tem um aquecedor eletrônico do álcool que esquenta o combustível vegetal em dois segundos a 14 graus, que é a temperatura média do inverno brasileiro. No sul, por exemplo, onde a temperatura pode chegar aos cinco graus negativos, o aquecimento demora 12 segundos. Uma luz no painel avisa quando o aquecimento está pronto.

O Polo E-Flex sai por R$ 47.490 e chega ao mercado no fim do mês. Vem em pacote fechado com ar condicionado eletrônico, direção hidráulica, trio elétrico e computador de bordo i-System, além da única cor preta, com filetes cromados na grade dianteira.