Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Lançado no final do ano passado, o Audi A5 é a opção mais sóbria entre os cupês da marca alemã. Os outros são os arrojados TT e o superesportivo R8.
O A5 é baseado no sedã compacto A4, com quem compartilha a plataforma e o estilo dos faróis de duplo xenônio e lanternas iluminados com iluminação por LEDs. Com 4,63m de comprimento, diferencia-se do irmão pelas duas portas a menos e alguns vincos na carroceria. As suas rodas são de 17 polegadas. As de aro 18 e 19 opcionais.

Mesmo com o visual elegante o A5 é impulsionado por um motor V6 3.2 de injeção direta de gasolina (FSI) com 269 cavalos de potência. A aceleração é feita em seis segundos e meio e a velocidade é limitada a 250 km/h. O consumo médio anunciado pela Audi surpreende: 11,5 quilômetros por litro (8 km/l na cidade e 15 km/l na estrada). A tração é dianteira e o câmbio é automático sequencial de oito velocidades com opção de troca no console ou atrás do volante multifuncional.

E falando no interior, ele é bem acabado e aconchegante, sem deixar de lado a esportividade. Misturando couro e alumínio, os bancos possuem posição baixa. Atrás, cabem dois adultos, mas o conforto é maior na frente. O porta-malas comporta 455 litros.

Na lista de equipamentos de série do A5 estão presentes o sistema multimídia (Infotainement) operado pela tela de LCD e seletor no painel, ar condicionado automático de duas zonas com sensor de intensidade solar, sistema de áudio com entradas para MP3, cartão SD, CD changer para seis discos e 10 alto-falantes, porta-malas com abertura automática e sensor de estacionamento com gráficos no display. Um destaque na segurança é o sistema Audi Hill, que evita que o veículo deslize acidentalmente para trás quando estiver em uma ladeira. Freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e seis airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros e duas cortinas no habitáculo) também não faltam.
Como opcionais, o A5 tem dois interessantes recursos. O primeiro é o sistema Audi Drive Select, que permite ao motorista regular a suspensão do carro de três formas diferentes: automática (standard), confortável (com a direção mais leve e suspensão macia) ou dinâmica (com suspensão mais rebaixada, marchas mais esticadas e direção mais dura). O outro, o Adaptive Cruise Control, permite que o carro praticamente dirija sozinho. Funciona assim: o motorista acelera até a velocidade que deseja e aciona o piloto automático. Ele também escolhe, por meio de uma alavanca atrás do volante, qual é a distância que quer ter do carro da frente. A partir daí, os sensores do A5 entram em ação. Se a pista está livre, ele segue na velocidade definida. Se aparecer um carro mais lento à frente, o veículo automaticamente freia sem que o motorista precise pisar no pedal.
Outros opcionais relevantes são o sistema de abertura de portas e acionamento do motor sem chave (R$ 4.370); bancos dianteiros com ajuste elétrico e memória para o banco do motorista, algo fundamental num cupê de duas portas (R$ 1.450); e o assistente de mudança de faixa, que detecta veículos que possam ameaçar a manobra (R$ 3.910). O A5 é vendido no Brasil por 254,5 mil reais. Completo, o preço chega a R$ 321.360.