Fotos: Divulgação
O C4 Picasso de cinco lugares tem desenho diferente no parachoque dianteiro, na lateral e na traseira. A linha de cintura ganhou uma discreta ondulação. As lanternas não ocupam a coluna traseira, apenas invadem a lateral em forma de bumerangue. A parte que fica na tampa do porta-malas é meio ovalada. Enfim, seu estilo é mais esportivo. Ele sim se identifica mais com o modelo antigo, só que mais evoluído. O Grand parece ser de uma outra família. Está mais próximo de uma evolução do C8.
Os faróis, a grade, o interior (tirando dois bancos) e o conforto são os mesmos do Grand C4. O novo modelo tem o parabrisa panorâmico, painel com volante de miolo fixo e diversos porta-objetos. Só que o sistema de climatização digital de quatro zonas é opcional e custa 1.5oo reais. De série tem apenas para os dois da frente e saídas para trás. Entre os equipamentos de segurança estão freios ABS, controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR), sete air bags (dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um para os joelhos do motorista, entre outros.
Também foram herdados o câmbio automático autoactive sequencial de quatro velocidades com alavanca no volante e o motor 2.0 16v de 143 cavalos, movido apenas a gasolina. O C4 Picasso vem da Espanha, custa R$ 80.700 e vai se posicionar entre o Xsara nacional e o Grand C4 também espanhol.
Chevrolet Captiva 2.4
E a simplificação do Captiva Sport não foi só no motor, não. No visual, a metade inferior dos parachoques, minissaias laterais e maçanetas passaram a ser cinza escuro. As rodas são de 17 polegadas, sem cromados e não há opção de tração integral. Só dianteira.
O pacote de equipamentos de série é semelhante ao da versão mais potente. O Captiva Sport
2.4 traz seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), freios ABS, controles de tração e estabilidade, direção com assistência elétrica e computador de bordo com monitoramento de pressão dos pneus. O revestimento em couro é opcional.
O Captiva 2.4 custa R$ 86.990, dez mil a menos que o V6 4x2, que aumentou de preço por causa do aumento do dólar (R$ 96.990). O 4x4 agora custa agora R$ 103.990.
Corsa Classic, Celta e Prisma com novos motores
Fabricados no país, Corsa Classic, Celta e Prisma também ganharam novos motores. Só que para se adequarem ao novo regulamento de emissão de poluentes do Conama e do Proncove, que já está em vigor em 2009.O motor 1.0 VHC teve a potência aumentada de 70 e 72 cavalos para 77 e 78 cv, respectivamente com gasolina e álcool. Foi incluída uma letra E no nome, que para a Chevrolet significa "energético, ecológico e econômico", passando a ser chamado VHC E.
O 1.4 Econo.Flex do Prisma, por sua vez, teve a potência aumentada de 89 para 95 cavalos de potência com gasolina. Mas a potência com álcool permanece com 97 cavalos. Uma das modificações feitas para melhorar a economia de combustível nos três modelos foi o aumento do tanque de 47,8 para 54 litros. O Prisma 1.4 ganhou acelerador eletrônico.
Na lista de equipamentos o Celta e o Prisma passam a trazer brake light de série em todas as versões, uma exigência legal, pois a terceira luz de freio já é obrigatória desde o dia 1º de janeiro deste ano. O Celta Spirit agora incorpora conjunto elétrico e oferece ar-condicionado e direção hidráulica, antes disponíveis somente para o Super. No Classic, nada muda.
Linha Palio 2010
Já a Fiat festeja antes da hora. Antecipou 2010 em janeiro de 2009 para o Palio passar a usar grades e faróis que já eram usados desde 2007 no Siena. A dianteira do hatch ganhou faróis de dupla parábola e grade estendida até o parachoque com luzes de neblina emolduradas por detalhes cromados.
Outra novidade é a volta do motor 1.8 à versão ELX, o que não acontecia desde 2003. Na linha anterior estava restrita ao esportivo 1.8R. Esta versão também ganhou um novo quadro de instrumentos. Traz de fábrica direção hidráulica, volante com regulagem em altura, computador de bordo, comando interno de abertura de porta-malas e do tanque de combustível, rodas de 15 polegadas e pneus 185/60 R15. Entre os opcionais, temos ar-condicionado, sensores de farol e de chuva, airbag duplo e freios ABS.
O motor 1.8 não alterou a potência de 112 cavalos com gasolina e 114 com álcool. Mas o 1.0 e o 1.4 ganharam alterações para também se adequarem ao novo nível de emissões do Proncove. Foram trocados coletores, pistões e sedes das válvulas. O resultado é o ganho de 8 cavalos de potência no 1.0 que passa a render 73 e 75 cavalos. No 1.4 a potência subiu 5 cavalos aumentando para 85 e 86 cv.
O Novo Palio custa a partir de R$ 28.990 na versão ELX 1.0 de duas portas. O 1.8R 4 portas sai por R$ 41.590.
A linha 2010 em 2009 do Palio hatch foi bem-vinda, embora tardia. Mas foi desonesta, tanto que inspirou até projeto de lei de uma deputada que quer impor um prazo mínimo de três anos para reestilizações, já que a última alteração era de 2007.
Honda Civic 2009
A Honda foi mais honesta ao alterar levemente o sedã Civic. Só que o seu face-lift parece um jogo das diferenças. À primeira vista e de longe é imperceptível. Mas as mudanças foram adotadas no mercado norte-americano.
A barra cromada ganhou um recortezinho na parte de cima para destacar o emblema da Honda. A grade tem forma de colméia. E os faróis de neblina agora estão nas extremidades do parachoque e não no centro. No esportivo Si, a barra da grade agora é preta e não mais na cor do carro. Suas rodas de liga-leve de 17 polegadas também foram redesenhadas. Na traseira de toda linha, nada mudou.
Por dentro apenas novos tecidos para o LXS, que ganhou piloto automático. O EXS, por sua vez, ganhou sistema de som com conexão USB, luzes internas com leds de alta intensidade e controle de estabilidade. O Si também conta com novo revestimento interno e entrada USB para equipamentos de áudio externos.
Na mecânica nada muda. O Civic LXS e o EXS mantêm o motor 1.8 16V que produz 140 cv de potência e 17,7 kgfm de troque máximo a 4.300 rpm com álcool e 138 cv e 17,5 kgf.m a 5.000 rpm com gasolina. O câmbio do LXS pode ser manual ou automático, sempre com cinco marchas. No EXS existe somente a opção automática, com trocas sequenciais por meio de borboletas atrás do volante.O Civic Si traz o 2.0 16V i-VTEC, movido somente a gasolina, com bloco, cabeçote e cárter em alumínio. Alcança 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm com uma taxa de compressão de 11:1. Além disso, vem com transmissão manual de seis velocidades dotada de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas.
Mudança notável só no preço. Tudo para o Fit não pagar o mico de ser mais caro que o Civic. O LXS agora custa R$ 64.365 e o automático R$ 70.955. O EXS sai por R$ 83.810. O Si é vendido por R$ 96.965,00.
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