Há muito tempo, a Ford planejava relançar o utilitário Bronco, que foi um sucesso entre 1965 e 1996 e, para alguns, foi o precursor dos utilitários esportivos. A promessa foi cumprida em meados do mês, com a apresentação das fotos oficiais da nova linha, dividida em três modelos de vocações distintas.

Dois são mais brutos, aventureiros e norte-americanos, fiéis ao Bronco original de 1965 e ambos com carroceria sobre chassi. Mas um tem cabine curta com duas portas e o outro longa com quatro entradas, que são removíveis nas duas configurações. A dupla vai enfrentar o Jeep Wrangler, que também tem as mesmas características. 

O terceiro é mais urbano, com plataforma do europeu Focus e do Escape, e global (será fabricado no México e pode chegar ao Brasil), mas sem deixar o estilo rústico (tem linhas parecidas com o Land Rover Discovery). Em comum, o trio faz parte de uma nova submarca da Ford, com o nome do antigo SUV e ostenta na grade o nome BRONCO entre os faróis redondos (em LED) e, na traseira e no volante, o símbolo modernizado de um cavalo dando coice. Este animal é o tal Bronco, uma raça equina arredia e mal domesticada.



O Ford Bronco nasceu em 1965, como um jipe rústico destinado a concorrer com o Jeep original. A partir de 1978 passou a ser uma versão fechada de duas portas da série F de picapes, tendo quatro estilos de dianteira (1978, 1983, 1986 e 1992), dois dos quais são conhecidos no Brasil através da picape F1000. 

Modelo 1966

Modelo 1978

Modelo 1983

Modelo 1986

Modelo 1992

O modelo 1994 ficou eternizado por ter sido usado pelo ex-jogador de futebol americano e ator O. J. Simpson numa fuga cinematográfica da polícia para não ser preso sob acusação de ter matado a ex-esposa. Acusação da qual foi absolvido, cerca de dois anos depois, curiosamente, o último ano de produção do Ford Bronco. O lançamento da nova geração seria no dia 9 de julho, aniversário da perseguição, mas, após muitas críticas, foi adiado para quatro dias depois.

Perseguição a O. J. Simpson em 1994


Bronco


A nova geração do Ford Bronco rústico tem carroceria sobre chassi reforçado, com suspensão independente na dianteira e eixo rígido na traseira em versões curta com duas portas - de estilo militar que lembra o rival Jeep Wrangler, só que mais anabolizado - e longa de quatro portas, com visual semelhante ao antigo Hummer. A frente de ambos tem faróis em LED inteiramente circulares sobre grade preta perfurada. Do conjunto ótico brotam as luzes diurnas (no de duas portas são as luzes de direção) que envolvem o nome BRONCO.


A versão de duas portas mede 4,42m de comprimento, 1,93m de largura, 1,83m de altura e 2,55m de distância entre-eixos. O de quatro é ainda maior: 4,81m, 1,85m e 2,95m, com a mesma largura.  As rodas podem ter 35 polegadas como opção, com direito a estepe na traseira.

Seus para-choques são pequenos e ajudam nos ângulos de entrada e saída, que são de 29° na frente e 37,2° atrás. O vão livre é de 296 mm. Ele pode atravessar cursos d´água de 851 mm e possui sistema de desconexão da barra estabilizadora dianteira.



Teto, portas e janelas podem ser removidos. No de duas portas, três painéis do teto podem ser retirados: dianteira esquerda, dianteira direita e traseira. No quatro portas o teto pode ser desmontado em quatro seções. Haverá opções de capota de tecido. De acordo com a Ford, qualquer um dos painéis pode ser removido por uma pessoa.



O interior, com assoalho e painel das portas laváveis (mas como opcionais), tem painel de estilo reto e vertical como o exterior, mas aparenta ser bem confortável para um jipe rústico. Possui tela multimídia de 8 ou 12 polegadas, com sistema SYNC de quarta geração e conexão com Android e Apple (atualizados pela nuvem) e câmera de 360º, além de quadro de instrumentos eletrônico. Disponibiliza ainda os modos de condução e terreno Normal, Eco, Sport, Slippery (Escorregadio), Sand (Areia), Baja, Mud/Ruts (Lama/Sulcos) e RockCraw (Pedras). 



Entre os outros equipamentos estão o pacote Ford Co-Pilot360, que inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, aviso de colisão frontal, alerta de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado, sistema de manutenção de faixa, controle de velocidade adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito.



O Bronco terá duas opções de motorização: um 2.3 Ecoboost turbo de 274 cavalos de potência e 42,9 kgfm de torque e um V6 2.7 Ecoboost, também turbo, de 315 cv e 55 kgfm de torque. Ambos oferecem câmbio automático de 10 marchas, de série no motor V6 e opcional na 2.3, que tem uma caixa básica de sete marchas. 



Há dois sistemas de tração 4x4: uma mais simples e outro avançado. O primeiro possui uma caixa de transferência eletrônica de duas velocidades. Já o segundo, que será vendido como opcional, traz uma caixa eletromecânica de duas velocidades, que adiciona um modo automático para o 4x4 sob demanda. Ele traz diferenciais Spicer Performa-TRAK e eixos Dana 44, além de amortecedores Bilstein. Há uma série de modificações que podem ser feitas na parte mecânica, assim como visto no rival da Jeep.

Serão sete versões: Base, Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, Wildtrak, Badlands e First Edition. Não foram divulgadas se estas estão disponíveis para os dois tipos de carroceria e motorização. Apenas o preço básico de cada carroceria: a de duas portas custará a partir de US$ 29.995 e a de quatro, US$ 34.695, que varia de pouco mais de 162 mil a 187 mil reais. 




A produção do novo Bronco rústico começa no início do ano que vem, com início das entregas no segundo trimestre, se o vírus comunista chinês deixar. Deverá ser vendido no Brasil como um modelo de nicho, sem previsão de importação.


Bronco Sport


Curiosamente, o Bronco com sobrenome Sport é o mais urbano e comportado da nova linha. É reto como o modelo rústico, mas tem cantos mais arredondados e teto elevado, que faz lembrar a primeira geração do Land Rover Discovery. O conjunto frontal segue o mesmo estilo dos faróis redondos com a assinatura Bronco no centro, mas o refletor fica dentro de uma moldura retangular protegida por lente. A traseira tem lanternas verticais, levemente arredondadas e em LED, que iluminam uma área de 12 metros quadrados, porque "na natureza não existe postes", segundo a Ford. Não há estepe na tampa do porta-malas, que tem um baixo relevo central. Na lateral se destaca a larga coluna C, que é a penúltima. Ainda há a coluna D. As rodas também são mais comportadas e têm apenas 17 polegadas, que ainda são opcionais.



Diferente do Bronco raiz, o Sport é montado sobre plataforma monobloco, a mesma C2 da quarta geração do Focus e, por tabela, do Escape (que, pelo jeito já não vai mais chegar ao Brasil). Sua carroceria mede 4,39m de comprimento, 1,67m de altura e 2,67m de entre-eixos. 

O interior tem painel de desenho mais hexagonal, com saídas de ar verticais, parte central e quadro de instrumentos (que aparenta não ser totalmente eletrônico, apenas com tela central de TFT de 7 polegadas) neste formato. O seletor de marchas é um botão giratório. A tela multimídia, de apenas 8 polegadas, é parcialmente flutuante. O piso de borracha lavável, a exemplo do Bronco comum, também é opcional. O porta-malas tem mesa deslizante. E os assentos têm porta-objetos por baixo. 



Na lista de equipamentos, além do ar condicionado digital de duas zonas e do sistema multimídia (que também é SYNC, mas ainda de terceira geração), estarão presentes, como opcionais, bancos em couro, volante aquecido, teto solar panorâmico, GPS nativo, sistema de som Bang & Olufsen com 10 alto-falantes e o pacote Co-Pilot360 Assist+, com  assistências de faixa, de faróis e de pontos cegos, controlador de distância, frenagem de emergência automática e câmera traseira como retrovisor.



O Bronco Sport também é mais comedido na motorização. Terá opção do Ecoboost turbo a gasolina nas cilindradas 1.5 (de 184 cavalos e 26,2 kgfm) e 2.0 (248 cv e 38 kgfm), ambos de quatro cilindros. O câmbio automático terá apenas oito marchas. A tração integral, com bloqueio de diferencial Trail Control, amortecedores especiais e sete programas de terreno, é opcional. 

A versão mais apropriada às trilhas tem vão livre do solo de 224 mm e pode rodar em 600 mm de água. O ângulo de ataque é de 30,4º e o de saída 33,4º, com vão central de 20,4º. Já nas versões normais, ele pode entrar num trilha de 21,7º e sair a 30,4º. 


Serão cinco versões de acabamento nos Estados Unidos: Base, Big Bend, Outer Banks, Badlands e First Edition. Por lá, vai custar a partir de 28.155 dólares, conversão que dá 151.755 reais. 

Como eu já disse, o Bronco Sport é o SUV mais global da nova submarca da Ford. Além da plataforma vir de um modelo europeu, ele será fabricado no México (com quem temos acordo de importação que deve manter o preço citado) e destinado a vários países do mundo, como o Brasil, onde vai enfrentar o arquirrival Jeep Compass, que será renovado, e o futuro Toyota Corolla Cross, mostrado na última matéria do Guscar. Vai chegar ao mercado norte-americano antes do Bronco raiz, no final do ano. Por aqui, deve vir no ano que vem.