Em novembro, postei um comparativo entre sedãs médios, no qual os eternos rivais Honda Civic e Toyota Corolla ficaram em posições extremas, com o Honda vencendo e o Toyota ficando em quarto e último, atrás de Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta. Na ocasião, três modelos, incluindo o Civic, usavam motor turbo, enquanto o Corolla era híbrido (um fraco motor 1.8 de ciclo Atkinson combinando com um elétrico).
Desta vez, a intenção foi comparar o Civic contra o Corolla com motor 2.0, mecânica indisponível para Cruze e Jetta. Juro que eu queria colocar o Kia Cerato na briga, pois ele também tem a mesma cilindrada (sua única opção), mas, por falta de dados de nível de ruído da revista Quatro Rodas (que não tem divulgado com frequência, enquanto a Carro impressa acabou), infelizmente, tive que deixá-lo de fora. Assim, repito o duelo do mês passado entre Honda e Toyota, na ocasião com os maiores Accord e Camry.
A versão considerada do Civic foi a EXL, pois a top Touring só está disponível com o motor turbo. Já a versão mais cara do Corolla, a Altis Premium oferece o 2.0, mas considerei a intermediária XEi, para dar um equilíbrio no preço. Quem será que vence agora?
A versão considerada do Civic foi a EXL, pois a top Touring só está disponível com o motor turbo. Já a versão mais cara do Corolla, a Altis Premium oferece o 2.0, mas considerei a intermediária XEi, para dar um equilíbrio no preço. Quem será que vence agora?
O Corolla ficou mais arrojado na frente, mas continua com perfil e traseira sóbrios. Já o Civic é mais atraente pelo seu estilo fastback, que ainda está mais moderno que o rival, passados cinco anos do seu lançamento mundial e já pedindo uma nova geração. No ano passado, ganhou apenas um face-lift nos para-choques. (Civic 1x0)
O Toyota evoluiu mais no interior, onde abandonou o painel de linhas retas e o reloginho digital anos 80, além de ter colocado a tela multimídia destacada (mas peca por ter um suporte atrás, lembrando uma TV de tubo - veja a foto mais embaixo, no tópico Preço, Equipamentos e Asssitência). Os revestimentos têm mais material macio que o Honda, mas o quadro de instrumentos é inteiramente físico, ao contrário do rival. Velocímetro eletrônico com gráficos digitais só na versão híbrida. Mesmo assim, o Corolla tem o melhor acabamento porque o Honda apesar, de ter superfícies macias, tem muitos plásticos duros. (Corolla 1x1)
1x1
O Corolla também domina o espaço para as pernas dos passageiro de trás, mesmo sendo 1 cm mais curto em comprimento que o Civic. No comparativo anterior, eu usei as medições da revista Carro (de 31 cm de espaço para os joelhos contra 28 cm do Civic). Mas pela Quatro Rodas, que também inclui a medida do assento, o Toyota ainda é superior: 105,2 contra 95 cm. Na altura para a cabeça, o Civic é 2 mm mais alto (94,2 contra 94 cm). De acordo com a Carro o Toyota volta a vencer (91 contra 90 cm). Corolla 2x1.
Já o maior volume do porta-malas (519 litros) é do Civic, que sofria com o tamanho na geração anterior. A manutenção dos 470 litros de capacidade foi uma desvantagem para o Corolla. (Civic 2x2)
2x2
Se o motor a combustão 1.8 Flex de ciclo Atkinson foi fraco para combinar com o elétrico na versão Hybrid, o 2.0 Dynamic Force mostrou-se ideal para substituir o antigo 2.0 do Corolla. Tem injeção mista (direta e indireta), também é de ciclo Atkinson e rende 177 cavalos com álcool (169 cv com gasolina). O 2.0 do Civic, herdado da geração anterior, rende entre 150 e 155 cavalos. (Corolla 3x2)
O câmbio do Toyota também é mais moderno. CVT (transmissão continuamente variável) como o do rival, simula 10 marchas, contra apenas sete do rival. (Corolla 4x2)
Corolla 4x2
O motor 2.0 Dynamic Force Dual-VVTi comprovou a superioridade técnica do Corolla na pista da revista Quatro Rodas, onde acelerou de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e retomou a velocidade entre 80 e 120 km/h em 6,4 segundos. O Civic fez as mesmas provas em 10,8 segundos e 7,2 segundos. (Corolla 5x2)
Mas no consumo a vitória foi do Civic, embora por pequena margem: também segundo a revista Quatro Rodas, fez 12,4 km/litro na cidade e 15,9 km/l na estrada, contra 11,9 km/l e 15,5 km/l do Corolla. (Civic 3x5)
Corolla 5x3 Civic
Frenagem e Nível de ruído
O Toyota Corolla volta a ser superior na frenagem, parando a 80 km/h em 23,7 metros, segundo a Quatro Rodas. O Civic leva 25,1 metros para chegar a imobilidade a mesma velocidade, na qual dá o troco com um nível de ruído de 62 decibéis, contra 63,6 dBA do Toyota.
Corolla 6x4 Civic
O motor 2.0 está disponível para todas as versões do Toyota Corolla. Eu costumo dar preferência a versões mais completas para avaliar o preço e os equipamentos. Mas a versão top do Corolla, a Altis Premium, custa R$ 134.990, uma diferença muito grande em relação ao Civic EXL, o mais caro com motor 2.0 (R$ 114.100), pois a Touring utiliza apenas o motor 1.5 Turbo. A versão do Corolla que mais se aproxima do Civic 2.0 EXL é a XEi, que sai por R$ 116.990 e, ainda assim, é um pouco mais cara. (Civic 5x6)
O nível de equipamentos é o mesmo: ambos são equipados com ar condicionado digital, seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, sistema multimídia com Android e Apple, bancos dianteiros em couro, com regulagem manual, entrada sem chave, partida por botão e acendimento automático dos faróis.
Mas o Civic leva vantagem por oferecer dual zone no ar condicionado (que só o Corolla Hybrid tem), internet sem fio, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e freio de mão elétrico. O Corolla, que ainda perdeu a função de TV do sistema multimídia, só tem a mais um airbag para o joelho. (Civic 6x6)
Com três concessionárias a mais (219 contra 216), a Honda ajuda o Civic a virar e fechar o comparativo a seu favor. (Civic 7x6)
Conclusão
Do comparativo anterior, contando só o Honda e o Toyota, o placar ficou em 8 a 5 para o Civic Turbo.
Agora, com superioridades no preço, equipamentos, estilo, porta-malas, consumo, nível de ruído e assistência, a vitória do Honda Civic 2.0 foi mais apertada: sete itens contra seis do Toyota Corolla, que foi o melhor no motor, câmbio, desempenho, frenagem, acabamento, espaço interno e ainda dá um banho nas vendas, o que não contou pontos para um empate.
Placar final: Honda Civic EXL 2.0 7x6 Toyota Corolla XEi 2.0
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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