O Volvo S60 é o segundo sedã da marca sueca (de propriedade da chinesa Geely), depois do S90, a usar a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), o estilo com grade côncava, os faróis com leds em "Martelo de Thor", a traseira com lanternas em formato de colchete (quando acesas formam a letra E) e o painel interno com tela multimídia vertical. Mas seu estilo é aparentemente mais esportivo, com para-choques mais recortados, linha de cintura lateral ascendente e teto com caída mais suave.




Como já foi mencionado, o interior segue o conceito dos demais novos modelos da Volvo, incluindo o pequeno crossover XC40, inclusive com ótimo acabamento. 



O espaço para os passageiros  de trás é bem menor que no sedã top e o do meio ainda vai sofrer com o assoalho alto. Pelo menos, eles terão um controle digital do ar condicionado em algumas versões. 



Outra característica comum aos irmãos são os recursos de segurança e entretenimento, como o City Safety com frenagem automática e reconhecimento de pedestres, ciclistas e animais de grande porte; o sistema Pilot Assist que comanda a direção, aceleração e frenagem em estradas a até 130 km/h; aviso de saída de faixa com correção; alerta de tráfego cruzado com frenagem automática e sistema de entretenimento Sensus Connect com Android Auto, Apple CarPlay e navegador, entre outros.


Além de ser o primeiro Volvo fabricado nos Estados Unidos, em Charleston, Carolina do Sul, de onde virá para o Brasil a partir do ano que vem, a terceira geração do S60 também é o primeiro modelo da marca a dispensar motores movidos a diesel, transformados em vilões do meio ambiente. 


Eles foram substituídos por opções híbridas, como a T6 Twin Engine AWD, que combina um 2.0 a gasolina com um motor elétrico, gerando uma potência de 344 cavalos, e ainda tem tração integral, além da T8 Twin Engine AWD, com 410 cv.


Esta última versão ainda pode ter o pacote Polestar Engineered, que aumenta a potência do conjunto em mais dez cavalos e inclui ainda novas rodas, freios maiores e mais eficientes, suspensão mais firme e unidade de controle do motor atualizada.


Ah, claro! O novo S60 ainda tem versões a gasolina com o mesmo 2.0 turbo das híbridas, com 254 cv (T5) e 320 cv (T6), com tração dianteira. Todas, inclusive as híbridas, usam o câmbio automático de oito marchas. 

Com o S60 está completa a renovação das linhas 60 e 90, com utilitários esportivos (XC), sedãs (S) e peruas (V - a V60 vai chegar ao nosso país no mês que vem, mas já está em pré-venda). Agora, o foco deve ser na linha 40, que já tem o crossover, também já em nosso mercado. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO