Veículo de atividade recreativa com tração nas quatro rodas. Da abreviação em inglês desta proposta surgiu o atual utilitário mais vendido do mundo, o RAV4, que foi lançado no Salão de Genebra de 1994, somente na carroceria de duas portas, que tinha apenas 3,74m de comprimento e um desenho mais interessante.

A meta do Toyota para o RAV4 era bem modesta. A marca japonesa planejava vender 4.500 unidades por ano em todo o mundo, mas logo no primeiro mês recebeu uma encomenda de 8 mil unidades e ela teve que dobrar a produção. Em vinte e quatro anos já foram mais de sete milhões de unidades vendidas em todo o mundo, produzidas em 16 fábricas ao redor do planeta. 



1a Geração - 1994 a 2000 (No Brasil em 1999)





O primeiro RAV4 tinha um estilo jovem, que não chegava a ser lindo, mas era moderno se comparado aos quadrados Suzuki Vitara e Mitsubishi Pajero, o original. A carroceria de quatro portas, de 4,15m e 2,41m de distância entre-eixos (o 2 portas tinha 2,20m), foi lançada no ano seguinte. 

O motor inicial já era um 2.0 16v à gasolina de 128 cavalos e montado na transversal, com tração nas quatro rodas e câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. 





Engana-se quem pensa que a versão híbrida da quinta geração lançada este ano é uma novidade. Em 1997, na primeira geração, já havia uma versão totalmente elétrica (EV). No ano seguinte, a parte traseira do duas portas passou a ser removível, criando um semi-conversível targa. Em 1999, chegou ao Brasil, somente na carroceria de quatro portas. 


2a Geração - 2000 a 2005



A segunda geração, lançada em 2000, manteve a opção de carroceria de duas e quatro portas e o comprimento cresceu para, respectivamente, 3,85 e 4,19m. A distância entre-eixos saltou para 2,28m e 2,49m. Na mecânica, ganhou a opção do motor 1.8 a gasolina de 120 cavalos, um novo 2.0 a gasolina VVTi de 150 cv, um 2.0 turbodiesel de 120 cv e um 2.4 a gasolina de 160 cv.

3a Geração - 2006 a 2013




Construída sobre uma plataforma inteiramente nova, a terceira geração, de 2006, passou a existir somente na carroceria de quatro portas, com o estepe na tampa do porta-malas opcional. Dependendo do mercado, o comprimento variava entre 4,40 e 4,62m e a distância entre-eixos, 2,56 e 2,66m.

O motor a diesel passou a ter 2.2 litros de capacidade cúbica, com potência elevada para 126 cavalos. O motor 2.4 16v a gasolina também foi renovado, passando a contar com 170 cv. Também foi incluído na linha um motor 3.5 V6.

Também houve novidades no câmbio, com novas caixas manuais de seis marchas e automáticas de cinco e seis velocidades, além de uma continuamente variável. A tração integral ganhou um novo sistema de controle elétrico de acoplamento.




Em 2012, chegou ao mercado a versão elétrica, ausente na segunda geração, desenvolvida em parceria com a Tesla Motors. Tinha potência de 154 cavalos.


4a Geração - 2013 a 2018


A quarta geração foi apresentada no final de 2012, chegando ao Brasil no ano seguinte. Além dos motores a gasolina 2.0 de 145 cavalos e 2.5 de 179 cv, que vieram para cá, o RAV4 também teve um 2.2 turbodiesel. 

Como curiosidade, o câmbio do 2.0 era um CVT e do 2.5 um automático convencional de seis marchas. A versão elétrica foi substituída pela híbrida, com o motor 2.5 e um elétrico. O RAV4 já estava medindo 4,57m de comprimento e 2,66m de entre-eixos.


Em 2015, ganhou um face-lift que afinou faróis e eliminou a grade entre eles. Mas, na vinda para o Brasil, em 2017, trouxe apenas o motor 2.0. 

5a Geração - 2019






A quinta geração ganhou um acabamento interno mais sofisticado, novos recursos de segurança, como frenagem automática com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo e assistentes de reconhecimento de placas, manutenção de faixa de rodagem e oito airbags, e conforto como bancos traseiros aquecidos e carregador magnético de celular. A versão elétrica da geração retrasada dará lugar a uma híbrida. O diesel foi abandonado. Mas o estilo ficou feio de doer.