A Opel Kadett Caravan A é a versão perua da primeira geração do Kadett e tataravó da nossa Chevrolet Ipanema.

Primeiro compacto da marca alemã criado depois da Segunda Guerra Mundial, o Kadett foi idealizado em 1957. Hans Mersheimer, engenheiro-chefe da Opel, foi convocado para projetar o carro que deveria ser o anti-Fusca. Em outubro de 1962 o carro ficou pronto e resgatou o nome usado em 1938, um ano antes do conflito interromper a produção desta versão. O Kadett do pré-guerra também seria o concorrente do Fusca de Hitler, mas a fabricação foi suspensa e a fábrica da Opel confiscada pelo governo nazista.

O Kadett dos "tempos de paz" ficou conhecido como série A e inaugurou a nova planta da Opel na cidade alemã de Bochum. O sedã de duas portas, carroceria original e carro-chefe, e a perua foram lançados juntos. Já o cupê, com teto inclinado na traseira, só chegou ao mercado em 1963. O Kadett relançado oferecia mais espaço que o declarado rival Volkswagen, principalmente na versão Caravan, que tinha 3,92m de comprimento, 2,33m de distância entre-eixos, 1,48m de largura e 1,43m de altura, além de um banco extra no porta-malas, voltado para o vidro, para duas crianças. O motor, refrigerado a água e montado na dianteira, também era mais moderno que o do Fusca. A cilindrada, porém, era baixa, apenas 1.0 e rendia apenas 40 cavalos. A tração era traseira e o câmbio manual de quatro marchas era sincronizado. Um ano depois o Coupé e a Caravan ganharam mais oito cavalos na potência na versão S.

Em 1965 chegou o Kadett B, uma nova geração, muito parecida com a anterior, mas com opções de quatro portas. A terceira geração do sedã, lançada em agosto de 1973, era o nosso Chevette, parte de um projeto mundial que envolveu a inglesa Vauxhall, a Chevrolet e Pontiac americanas, a japonesa Isuzu e a sul-coreana Daewoo. A Caravan levaria mais oito anos para nos ser apresentada com o nome de Marajó. Houve ainda uma série D, inexistente no Brasil, entre 1979 e 1984. O Kadett E chegou ao nosso país em 1989 com o nome original, mas com a bandeira Chevrolet. A Caravan veio no final daquele ano como Ipanema e com duas portas. Esperou três anos e meio para receber as portas traseiras.


A linha Kadett foi substituída na Europa pelo Astra em 1991 (exceto no Reino Unido, onde o nome já batizava o compacto da Vauxhall desde a série D). No Brasil, o Kadett deixou de ser fabricado em 1998, um ano depois da Ipanema. A versão Caravan da primeira geração é a mais rara da linha, mas o sedã costuma ser encontrado em nosso país, onde foi vendido como importado nos anos 60. A miniatura que ilustra o texto, em escala 1:43, é a única que eu tenho da Minichamps, a marca que melhor reproduz os modelos nesta escala, e que não pertence à coleções compradas em banca de jornal.



Publicado originalmente em 22 de maio de 2017
TEXTO E FOTOS: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS DO KADETT VERDADEIRO: DIVULGAÇÃO