O Toyota Camry fez um sucesso razoável no Brasil nos anos 1990, mesmo já sendo considerado um sedã de luxo. Nas gerações seguintes foi ficando cada vez requintado e caro. A última, lançada aqui em 2011, ficou esquecida no mercado, mas ainda está no catálogo.

Nos Estados Unidos a história é diferente. Ele é considerado um automóvel familiar e simplesmente o automóvel de passeio mais vendido do país de Donald Trump. Para manter a liderança, o sedã grande ganhou mais uma nova geração, a nona desde 1980.



Toyota Camry 2012

O estilo conservador da carroceria passada, que fez o brasileiro esquecer dele mais rápido, ficou totalmente para trás. O novo Camry aposta na esportividade de suas linhas, mas com um porém. Se as gerações anteriores eram parecidas com o médio Corolla, nesta nova a Toyota viajou até a Coreia do Sul para buscar inspiração na caída do teto do Kia Optima.

Já a plataforma é da própria marca japonesa, mais precisamente a modular do híbrido Prius e do crossover compacto C-HR, conforme anunciado anteriormente. A TNGA vai facilitar a adoção de mais tecnologia elétrica no novo sedã grande.


E o novo Camry já tem a sua versão híbrida: é o modelo prata das fotos, com grade sorridente em V, emblema Toyota azul e frisos horizontais no para-choque. As versões esportivas SE e XSE têm grade em X e aplique preto na coluna traseira, como no Kia Optima. Seu motor elétrico funciona em conjunto com o velho motor 2.5. O 3.5 V6, usado nos últimos Camry vendidas no Brasil, também foi mantido. A transmissão é automática de oito marchas para as versões a gasolina e CVT para as híbridas.


A motorização antiga é o único ponto que destoa da modernidade do novo Camry, que ganhou aumento na distância entre-eixos, mas está mais baixo. Pois na lista de equipamentos estão câmera de ré, 10 airbags, detecção de pedestres, alerta de colisão, assistente de mudança de faixa, faróis inteligentes e o novo sistema multimídia da Toyota Entune 3.0, que também controla na tela touchscreen de 7 polegadas o ar-condicionado, o aquecimento e resfriamento dos bancos, o sistema de som JBL, além de se conectar com smartphones e ter acesso ao GPS, sempre atualizado.

O interior mistura clássico e modernidade. Saídas de ar são horizontais como no Corolla, por exemplo, e há apliques de couro e madeira, mas a divisão dos gabinetes tem forma arrojada, formando uma discreta divisória no console para o motorista. 


O novo Toyota Camry chegará ao mercado norte-americano por volta de setembro, final do verão no hemisfério norte. Para o Brasil não há previsão. Afinal, a geração anterior não está sendo muito bem aceita e os sedãs estão cada vez mais perdendo espaço para os utilitários esportivos por aqui. Baba, Brasil? Achei melhor tratá-lo como um lançamento internacional.  

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO