TEXTO: GUSTAVO DO CARMO E AUTOESPORTE | FOTOS: DIVULGAÇÃO
LOGO CARRO DO ANO: AUTOESPORTE
Nesta categoria de prêmios especiais, a revista Autoesporte escolheu apenas uma celebridade para o Hall da Fama (Luiz Alberto Veiga, da Volkswagen), escolheu um Executivo (Issao Mizoguchi, da Honda) deu o título Verde a um conglomerado (PSA - Peugeot-Citroën), à melhor ação digital do ano, incluindo Twitter, Facebook, Instagram e You Tube (Jeep) e o melhor comercial para a Chevrolet Trailblazer (Agência WMcCAN).
Hall da Fama - Luiz Alberto Veiga
Gerente executivo de design da Volkswagen, Luiz Alberto Veiga é o novo integrante do Hall da Fama da revista Autoesporte.
Com 62 anos de idade, Veiga dedicou-se, durante quarenta anos, à área de design da Volkswagen. Começou sua carreira como ilustrador técnico e, daí em diante, não parou mais. O primeiro trabalho a levar sua assinatura foi a cabine de um caminhão leve da Volks.
A partir daí, seu talento o tornou responsável por projetos de grande importância para a indústria nacional, como os da segunda até a sétima geração do Gol, a criação do Fox e o Polo Sedan. Veiga também ajudou a renovar os talentos da área automotiva ao criar o prêmio de design da Volkswagen, há 17 anos.
Após muitos anos no posto de chefe de design da Volkswagen do Brasil, Veiga foi transferido em 2005 para a sede da empresa em Wolfsburg, na Alemanha, onde se tornou gerente executivo de design em projetos de importância com o selo Volkswagen. Deixou o grupo este ano e por isso recebeu a homenagem. (Texto: Autoesporte, com edição de Gustavo do Carmo)
Executivo do Ano - Issao Mizoguchi
O vencedor da categoria de Executivo do Ano da 50ª edição do Carro do Ano foi Issao Mizoguchi, presidente da Honda da América do Sul. A escolha se deu por sua liderança à frente da atuação nacional de uma grande marca global, demonstrando capacidade de decisão, inovação e ousadia que levaram à conquista não só de sucesso comercial, mas também impactaram as decisões estratégicas de outras empresas no mercado.
Antes vice-presidente das operações da Honda na América do Sul e presidente da Moto Honda da Amazônia, Mizoguchi tornou-se em 2014 o primeiro brasileiro a ocupar a presidência da Honda na América do Sul. Ele também é o primeiro executivo nascido fora do Japão a ocupar um cargo de diretoria mundial dentro da empresa.
Durante a gestão de Issao, a Honda lançou o HR-V, atual líder de vendas entre os utilitários compactos. Além disso, o executivo também esteve à frente das operações durante a construção da nova fábrica de Itirapina, em São Paulo, que ainda não tem data definida de inauguração. (texto: Autoesporte)
Outros Executivos:
2017 - Issao Mizoguchi (Honda)
2016 - Besaliel Botelho (Bosch)
2015 - William Lee (Hyundai)
2014 - Steven Armstrong (Ford)
Marca Verde do Ano - Grupo PSA
Pelas novas certificações ambientais do complexo fabril de Porto Real, aqui no estado do Rio de Janeiro, que tem manejo eficiente de recursos como energia e água, a Autoesporte deu o título de Marca Verde do Ano para o grupo PSA, dono da Peugeot e da Citroën.
O novo motor 1.2 PureTech do Peugeot 208 e a adoção exclusiva do motor 1.6 THP nos velhos Peugeot 408 e 308 e o Citroën C4 Lounge também pesaram na escolha do conglomerado francês, que ganhou este título pela primeira vez. A maior vencedora é a Volkswagen, com três títulos da época em que a categoria premiava modelos (Gol, Polo e Fox).
Outros vencedores:
2017 - Grupo PSA (Peugeot e Citroën)
Marca Digital do Ano - Jeep
O prêmio nomeia as marcas que melhor se destacaram na internet, seja através das redes sociais, do You Tube ou do próprio site da empresa. Apesar da evolução das mídias digitais, este último pesou na escolha da Jeep pelos jurados, que destacaram o seu configurador: rápido e simples. O site também se encaixa em qualquer plataforma.
Foi a primeira indicação da Jeep nesta categoria que premiou mais vezes a Fiat (2010, 2013 e 2014). A Citroën ganhou duas vezes em 2012 e 2015. Chevrolet (2011) e Nissan (eleição passada) ganharam uma vez cada.
Publicidade do Ano - Chevrolet Trailblazer
Nas palavras da Autoesporte, o prêmio de Publicidade do Ano é conferido à empresa que comunica o lançamento de seus produtos ao mercado com mais impacto e criatividade, por intermédio de peças comerciais produzidas no Brasil para a mídia impressa, emissoras de rádio e TV, internet e outras ações. As peças foram avaliadas por um colegiado de especialistas do setor que, reunidos na Editora Globo, escolheram o vencedor.
O vencedor foi o comercial de divulgação da Chevrolet Trailblazer, produzido pela WMcCAN e estrelado pelo ator Murilo Rosa, sua esposa Fernanda Tavares e seu filho. Mas, na minha opinião, a campanha não tem impacto e nem criatividade, como pede o regulamento. Eu daria o prêmio para o comercial do Fiat Mobi (Leo Burnett), um dos finalistas derrotados, ao som da adaptação daquela música I Like to Move, famosa no desenho Madagascar. O comercial do novo Honda Civic (da Talent) também é criativo, mas não tem tanto impacto.
Os outros finalistas foram os comerciais do Jaguar F-Pace (com o astrofísico Stephen Hawking, mas é estrangeiro), do Volvo XC60 Diesel (interessante, mas muito restrito) e do Jeep Renegade (muito discreto e cabeça), todos SUVs.
Foi o primeiro título da Chevrolet nesta categoria que, até o ano passado, só tinha premiado exatamente a Fiat (cinco vezes) e a Honda.
2017 - Chevrolet Trailblazer (#Caminhos)
2016 - Honda HR-V (Revolution)
2013 - Honda City (Radarzinho)
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