TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


No ano passado, mostrei aqui as primeiras fotos do Alfa Romeo Giulia, o primeiro sedã da marca italiana desde que a Fiat comprou a Chrysler e desde o fim de produção do antecessor 159 em 2011. Só que o modelo foi mostrado inicialmente na versão superesportiva Quadrifoglio Verde.

Agora é a vez de mostrar as versões "civis", ou melhor, as de aparência luxuosa que farão parte da linha. E, tirando as rodas escurecidas e de 19 polegadas do QV, não houve uma mudança radical no estilo externo. As versões mais "simples" têm rodas entre 16 e 17 polegadas com desenho cromado e para-choques um pouco mais comportados. Na frente é ligeiramente mais fechado e atrás há apenas um par de escapamentos. A tampa do porta-malas não tem o aerofólio.



Giulia Quadrifoglio Verde

O interior é mais claro, com acabamento bicolor (vermelho ou bege) no painel horizontal e detalhes em madeira. Os bancos dianteiros em concha foram substituídos por um par de formato convencional, com costuras em gomos horizontais na cor bege das fotos ou preto. O quadro de instrumentos do Giulia comum também é individualizado, uma característica da Alfa Romeo. O volante continua sendo de três braços e com base achatada. No lado esquerdo, dentro do aro, está o botão de partida. A tela multimídia de 8,8 polegadas é horizontal e opcional. As versões mais simples têm tela de 6,5 polegadas. O sistema também é compatível com Android e Apple. Por ter a maior distância entre-eixos do segmento (2,82m), o habitáculo é bem espaçoso. O porta-malas tem capacidade para 480 litros.



Giulia Quadrifoglio Verde

Alertas de mudança de faixa e de colisão, reconhecimento de placas, controle de cruzeiro convencional, ar condicionado digital dual zone e seletor de modo de direção (DNA - Dynamic, Neutro e Avançado) são equipamentos de série em todas as versões. Já os ajustes elétricos dos bancos, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, teto solar panorâmico, câmera traseira de estacionamento, frenagem de emergência autônoma com a proteção de pedestres são opcionais.


Giulia Quadrifoglio Verde

Na fase de lançamento, a maior parte dos motores do Giulia convencional será a diesel. Na verdade, um único 2.2 com turbo, mas com três opções de potência: 136, 150 e 180 cavalos. A única versão a gasolina do Giulia comum, um 2.0 com turbo e injeção direta de 200 cavalos, só chegará ao mercado europeu no final do ano, junto com a tração integral, Por enquanto, só está disponível a traseira. Ah, claro! Ainda tem o Quadrifoglio já falado, com o seu V6 3.0 de 510 cavalos. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.


Giulia Quadrifoglio Verde

O 2.2 turbodiesel de 180 cavalos automático acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge os 230 km/h. Já os números de consumo divulgados pela Alfa Romeo são um tanto exageradamente otimistas: 18,8 km/litro na cidade e 28,5 km/l na estrada.


Giulia Quadrifoglio Verde

Agora sim o Alfa Romeo Giulia, mesmo sem abandonar totalmente a esportividade, está pronto para voltar ao segmento europeu de sedãs médio-grandes e concorrer com as versões mais simples de Audi A4, BMW Série 3, Mercedes Classe C e até o Volkswagen Passat. Só não está pronto para chegar ao nosso país, eterna vítima das incertezas políticas.

FICHA TÉCNICA 


Origem: Itália
Motor: Quatro cilindros, longitudinal, 16 válvulas, turbo, injeção direta de diesel, 2.143 cm³
Potências: 136, 150 e 180 cavalos
Torque: 38 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: manual de seis marchas ou automático de oito
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,8 segundos (136 cv manual) / 8,4 seg. (150 cv manual) e 8,2 seg. (150 cv automático) / 7,2 seg. e 6,8 seg. (180 cv) - fabricante
Velocidade máxima: 215 km/h (136) / 221 km/h (150) / 230 km/h (180) - fabricante
Consumo: 18,86 km/l na cidade e 28,5 km/l na estrada (fabricante)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,64/1,86/1,44/2,82 m
Porta-malas: 480 litros
Tanque de combustível: 52 litros