TEXTO: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: VOLKSWAGEN

Tapinha no visual e motor bem mais evoluído. Ao contrário do A3 sedan nacional, o Jetta tem suspensão traseira multilink e motor "monocombustível". O primeiro ítem pouco difere no comportamento em relação ao sistema de braço arrastado e barra de torção do Audi, mas o motor que roda apenas com gasolina garantiu quase 15 km/litro no trajeto padrão que o GUSCAR utiliza em suas medições de consumo. Foram 20 quilômetros na cidade e 130 quilômetros na estrada, com muito asfalto ruim, subidas, descidas e a certeza de que o sedã dificilmente vai desagradar alguém.

A grande novidade é o motor 1,4-litro turbinado com pouco mais de 25 "quilos" de torque logo acima da marcha-lenta. A antiga caixa automática de seis marchas (Aisin, fabricação Toyota) continua lenta e suave nas trocas. A única reclamação sobre essa dupla é no momento que se acelera em baixa velocidade, como após uma lombada ou curva de esquina. Enquanto o turbo não enche, a resposta é vaga, mas logo depois há a reação já com o pé no fundo. O tranquinho é inevitável e não muito forte, mas incomoda em trechos mais travados. Tirando isso, tudo vale a pena. Sistemas e comandos macios, boa ergonomia e posição de dirigir correta. E comparando a autonomia do Jetta 2.0 flex com a do novo 1.4 turbo, o antigo roda 57,4% do novo. Como o litro do álcool custa sempre menos que 75% do litro de gasolina, fica fácil perceber que, nem sempre, o sistema flex é vantajoso.



No mercado o VW segue enfrentando concorrentes eternamente fortes, como Toyota Corolla e Honda Civic, com o Chevrolet Cruze logo atrás. Prova máxima de que o público tradicional que comanda as escolhas das empresas, sendo o "público diferenciado" atendido pelos produtos mais modernos porém nem sempre melhores. Preço de compra, revisões e manutenção seguem como problemas insolúveis no line up da Volkswagen. Dinamicamente, nada desabona o Jetta, muito pelo contrário. Só vale uma reflexão prévia sobre as suas expectativas e prioridades na compra de um sedan médio-grande na cada dos R$90.000.

 Consumo GUSCAR 

Rodovia MG-427
Volkswagen Jetta 1.4T: 14,8 km/l (G)
Volkswagen Jetta 2.0: 8,5 km/l (A)

 Números de Fábrica 

Volkswagen Jetta Comfortline 1.4T 16v AT6 - 2017
Preço Sugerido: R$89.750
0 a 100 km/h: 8,6 segundos
Velocidade Máxima: 203 km/h
Consumo Cidade: 10,4 km/litro (Gasolina)
Consumo Estrada: 13,8 km/litro (Gasolina)

Volkswagen Jetta Comfortline 2.0 8v AT6 - 2015
Tabela FIPE: R$69.758
0 a 100 km/h: 11,1 segundos
Velocidade Máxima: 198 km/h
Consumo Cidade: 6,1 (A) / 8,8 (G) km/litro
Consumo Estrada: 7,8 (A) / 10,8 (G) km/litro
Proporção de autonomia Álcool x Gasolina: 70,9%