TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Seguindo o exemplo do Volvo XC90, um utilitário que ganhou de primeira o título de Carro Premium do Ano, o crossover compacto Jeep Renegade conquistou o título mais importante e tradicional da imprensa automotiva brasileira: o Carro do Ano 2016 da Autoesporte.
Fabricado em Goiana, interior de Pernambuco, em parceria com a Fiat, atual dona da Chrysler, o Renegade foi lançado em abril, com duas opções de motorização (1.8 E.TorQ flex e 2.0 Multijet turbodiesel, ambos da marca italiana), três de câmbio (manual de cinco marchas, automático de seis e automático de nove), duas de tração (dianteira e 4x4) e três versões de acabamento (Sport, Longitude e Trailhawk). Posteriormente chegou a básica 1.8 Flex. Veja o lançamento e o comparativo em outros posts do Guscar.
Apesar do estilo quadradão, de não trazer grandes inovações em equipamentos (assistente de estacionamento é opcional na versão intermediária) e custar caro (a Trailhawk chega a custar R$ 124.900), o Renegade assumiu a liderança do segmento, superando o Honda HR-V, lançado no mesmo mês. Isso e mais o bom acabamento e o ótimo motor turbodiesel conquistaram os jurados da Autoesporte.
E novamente o Jeep derrotou o rival japonês fabricado em Sumaré na eleição da Autoesporte. Somou 155,5 contra 146 pontos dos 500 possíveis. Em terceiro lugar, com 94,5 pontos, ficou o Audi A3 Sedan, que também foi nacionalizado este ano e venceu a categoria Premium no ano passado na versão esportiva S3. Honda e Audi perderam a chance, pelo segundo ano seguido, de uma ser a primeira marca novata a ganhar dois títulos de Carro do Ano.
Honda HR-V - Vice-campeão (146 pontos) |
Audi A3 1.4 TFSI - 3º colocado (94,5 pontos) |
Em quarto, com 60 pontos, aparece outro concorrente dos incorporados utilitários, o Peugeot 2008, também lançado este ano, fabricado em Porto Real. A francesa nunca teve um Carro do Ano na categoria principal.
Peugeot 2008 - 4º colocado (60 pontos) |
O Ford Focus, que ganhou nova frente e passou a chamar a carroceria sedã de Fastback, decepcionou ao ficar apenas em quinto lugar, com 44 pontos, enterrando o sonho do primeiro bicampeonato consecutivo da Ford desde os anos 60, quando o Galaxie e o Corcel ganharam em 1967 e 1969. Em 1968 não houve premiação. Também não conseguiu ultrapassar os oito títulos da Volkswagen, se mantendo empatada com a alemã como a terceira maior vencedora.
Ford Focus - 5º colocado (44 pontos) |
A rica história de 49 anos do Carro do Ano da revista Autoesporte - que já tinha sedãs, cupês, fastbacks, hatchbacks, uma perua (a Chevrolet Caravan), um monovolume (o Fiat Idea) e uma picape (o Jeep Willys, o primeiro campeão) - passa agora a incluir um utilitário esportivo com o Renegade, faltando apenas um cupê esportivo e um conversível (que já foram vencedores na categoria Importado/Premium).
A Jeep conquistou o seu primeiro título (sendo a quarta marca da nova geração de montadoras a conquistar tal feito), mas o grupo Chrysler o seu terceiro, quebrando um jejum que vinha desde 1977, quando o Dodge Polara foi campeão. O outro foi título foi do Dodge Dart em 1970.
Picape Willys - 1º Carro do Ano da Autoesporte em 1966 |
Se considerarmos só as marcas, a Chevrolet ainda é a maior vencedora, com 14. Mas somando os grupos acionários, o FCA (Fiat-Chrysler Automotive) passa à frente, com 15 títulos (12 da Fiat e 3 da Chrysler). A General Motors permanece com os 14 da Chevrolet. O grupo Volkswagen vem em terceiro com nove (oito da VW e um da Audi).
Os utilitários esportivos tiveram a sua categoria própria renegada pela primeira vez, mas o Renegade fez história na Autoesporte, como queria a sua propaganda. Coincidência?
Todos os vencedores
1966 - Picape Willys / 1967 - Ford Galaxie / 1968 - Não houve / 1969 - Ford Corcel / 1970 - Dodge Dart / 1971 - VW TL / 1972 - Chevrolet Opala / 1973 - Ford Corcel / 1974 - Chevrolet Chevette / 1975 - VW Passat / 1976 - Chevrolet Caravan / 1977 - Dodge Polara / 1978 - Fiat 147 / 1979 - Ford Corcel / 1980 - VW Passat / 1981 - Chevrolet Chevette / 1982 - VW Voyage / 1983 - Chevrolet Monza / 1984 - Ford Escort / 1985 - Fiat Uno / 1986 - Fiat Prêmio / 1987 e 1988 - Chevrolet Monza / 1989 - VW Santana / 1990 - VW Gol / 1991 - Chevrolet Kadett / 1992 - Fiat Uno / 1993 - Chevrolet Omega / 1994 - Chevrolet Vectra / 1995 - Chevrolet Corsa / 1996 - Chevrolet Corsa Sedan / 1997 - Chevrolet Vectra / 1998 - Ford Ka / 1999 - Fiat Marea / 2000 - Audi A3 / 2001 - Fiat Palio / 2002 - Não houve / 2003 - Fiat Stilo / 2004 - Fiat Palio / 2005 - Ford Fiesta Sedan / 2006 - Fiat Idea / 2007 - Honda Civic / 2008 - Fiat Punto / 2009 - VW Gol / 2010 - Chevrolet Agile / 2011 - Fiat Uno / 2012 - Fiat Palio / 2013 - Hyundai HB20 / 2014 - Volkswagen Golf / 2015 - Ford Ka / 2016 - Jeep Renegade
FICHA TÉCNICA
Motores: Flex, quatro cilindros em linha, transversal,1.747 cm³, 16 válvulas
Diesel, turbo, quatro cilindros em linha, transversal, 1.956 cm³, 16 válvulas
Potência Flex: 130 (gasolina) e 132 cv (álcool)
Potência Diesel: 170 cavalos
Torque Flex: 18,6 kgfm (gasolina) e 19,1 kgfm (álcool) a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis ou nove marchas
Tração: dianteira ou 4x4
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,23/1,80/1,69/2,57m
Porta-malas: 260 litros
Tanque: 60 litros
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