TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Quando foi lançado no Japão em 1997, o Toyota Prius, o primeiro carro híbrido do mundo produzido em série, tinha três volumes. Ganhou o mundo em 2000, mas, quatro anos depois, assumiu linhas futuristas, modernizadas em 2009.

Em sua quarta geração, apresentada no Salão de Frankfurt, o Prius exagerou na ousadia. É possível perceber forte influência do Mirai, também da Toyota, o primeiro carro movido a hidrogênio do mercado.



Toyota Mirai

A frente continua com pouca grade e os faróis, antes triangulares e levemente recortados, ficaram mais rasgados, indo até o para-choque, que passa a ficar mais recortado. A lateral curvada até agrada, mas ficaria menos estranha se não tivesse a terceira coluna pintada de preto. A traseira continua com o vidro indo de forma vertical até a tampa do porta-malas, simulando um aerofólio, recurso estético presente nas duas últimas gerações do Prius e que é mais lembrado no Brasil no Citroën C4 VTR de duas portas. As lanternas também têm formato de bumerangue e invadem lateral e para-choque. 


O novo Prius inaugura dentro da Toyota a nova plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architeture), que vai servir para a futura geração do Corolla e do Camry. Mais rígida, tem um centro de gravidade mais baixo, melhorando o seu comportamento dinâmico. Ela também melhorou o espaço interno. Não foi divulgada a nova distância entre-eixos, mas o modelo está 6 cm mais comprido (passando para 4,54m) e 1,5 cm mais largo (agora 1,76m). Só a altura que foi reduzida (caindo de 1,49 para 1,47m). 


O interior é semelhante ao do Prius anterior, mantendo o conceito do painel minimalista com instrumentos digitais centralizados. Desta vez, no entanto, o console central tem um efeito flutuante. Entre os equipamentos estarão alerta de saída de faixa, sistema de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo e farol alto automático.



Tanto o motor a gasolina, um 1.8 Atkinson, quanto o elétrico e a bateria são novos, mais potentes e com maior capacidade, mas a potência ainda não foi informada. Apenas se espera que a economia melhore. Haverá uma versão com tração integral. Vale lembrar que o Prius não é um modelo plug-in (daqueles que recarrega a bateria na tomada). 

A boa notícia é que o novo Prius deve chegar ao Brasil em março do ano que vem, mas ainda como importado. Com a crise política e econômica, o governo não está com cabeça para dar incentivos fiscais para carros elétricos. Assim, a sua produção em São Bernardo do Campo deve atrasar e o preço deve continuar aumentando. 

Em breve será lançada um derivado ainda mais ecológico e com estilo diferenciado. que espero que seja mais bonito que este novo modelo ou como o Prius-C, uma carroceria mais urbana. Se errou no estilo, o Prius foi mexido por dentro para enfrentar o novo Chevrolet Volt. 



A evolução do Toyota Prius em fotos

1a Geração (1997-2004)




2a Geração (2005-2008)





3a Geração (2009-2015 - desde 2013 no Brasil)




Toyota Prius-C,