TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


A Toyota Hilux ganhou nova geração e a sua versão "perua" SW4 não podia ficar sem renovação, que foi apresentada, simultaneamente, na Tailândia e na Austrália, onde ela é chamada de Fortuner e começa a ser vendida em outubro. No Brasil ela só deve chegar no final do ano que vem, depois da picape. 



Enquanto a Hilux apenas se padronizou com o resto da linha Toyota, quase mantendo o mesmo estilo lateral, a SW4 ousou mais. A frente parece ter se inspirado na concorrência, no caso a Mitsubishi. Isso por causa da grade emoldurada por colunas em V, ambas cromadas, lembrando o novo Outlander. Os faróis são horizontais e espichados até a lateral, mas são finos. Já o para-choque tem desenho robusto, como se fosse um animal rosnando.



 A lateral é a que chama mais atenção, com a linha de cintura que sobe em degrau no sentido da traseira e a terceira janela bem escura, para simular uma imensa empena cega e passar a impressão de que a coluna da porta ficou mais fina, quando na verdade continua larga. Também delgadas ficaram as lanternas horizontais, unidas por um friso cromado. O comprimento (de 4,70 para 4,80m) e a largura (de 1,84 para 1,86m) aumentaram. A distância entre-eixos praticamente se manteve nos 2,75m. Já a altura baixou de 1,85 para 1,84m. 



Apesar do interior seguir o novo padrão do seu fabricante, com as novas saídas de ar horizontais na altura da cobertura do quadro de instrumentos, a SW4 é ligeiramente diferente no gabinete central. O friso decorativo fica na vertical, ao redor da tela de 7 polegadas do sistema multimídia e dos comandos do ar condicionado, além de ser revestido de couro. A Hilux SW4 continua acomodando sete passageiros. 


Na lista de equipamentos estão presentes sistema de entrada sem chave e partida por botão, sete airbags, ar-condicionado de quatro zonas, câmera de ré, assistente de partida em aclive, controles de tração e estabilidade, alerta de frenagem emergencial, compartimentos climatizados e rodas de liga leve de 17 polegadas. As versões topo de linha serão equipadas com faróis de bi-LED, sensor de estacionamento traseiro e controle de velocidade para descidas.



O conjunto motor-transmissão-tração será praticamente o mesmo da picape, que aliás, lhe emprestou a plataforma: novos motores GD turbodiesel de quatro cilindros (2.4 de 160 cavalos e 2.8 de 177 cv) e gasolina de quatro cilindros 2.7 de 164 cv e o V6 4.0 de 278 cv. Em relação ao câmbio, serão oferecidas transmissões manual e automática de seis velocidades. A manual é inteligente, pois faz o ajuste de rotação do motor e da transmissão durante as trocas para eliminar trancos, tornando seu funcionamento mais suave. A tração será exclusivamente 4x4, mas com seleção eletrônica para 4x2 e reduzida. Afinal, a SW4 tem que enfrentar qualquer terreno.



A SW4 nos anos 90