TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Quando foi apresentada em 2006 na Tailândia e chegou ao Brasil no ano seguinte, a picape média Mitsubishi L200 Triton conseguiu ser mais arrojada que a arquirrival então recém-lançada Toyota Hilux. Tudo por causa da linha de cintura bem elevada, da base das janelas laterais extremamente ascendente e da caçamba baixa.
O tempo passou e as duas picapes japonesas ganharam a companhia das novas gerações da Chevrolet S10, Ford Ranger e, da já apresentada no exterior,
Nissan Frontier. Por isso, chegou a vez da L200 seguir a renovação e mudar também.
No entanto, a quarta geração (quinta mundial) da picape Mitsubishi ficou com visual genérico, sem deixar de ser moderna. Parece que foi apenas um face-lift mas não é. Na frente se destaca uma nova grade cromada e perfurada, que lembra o Galant, sedã luxuoso da marca dos anos 1990. Houve quem comparasse a frente ao jipe indiano Mahindra. Já os faróis ficaram com os refletores menos arredondados, mais espichados até uma ponta na lateral e luzes diurnas de LED. Também integrado ao desenho frontal está o para-choque. No centro, há a entrada de ar e os pequenos faróis de neblina circulares. Abaixo aparece o protetor do cárter. O fato é que o resultado final ficou bem dentro da realidade se comparado aos estranhos conceitos apresentados nos últimos salões.
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GR-HEV Concept |
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L200 Triton 2014 |
Na lateral, a base das janelas continua ascendente, mas a inclinação ficou menos acentuada. E no lugar do vidro espia entrou uma coluna cega. A traseira ficou um pouco mais alta e as lanternas também ganharam uma ponta na lateral. O estilo da nova L200 pode ser decepcionado alguns comentaristas da imprensa, mas ficou bem melhor que o crossover
Outlander.
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L200 Triton 2014 |
O interior também foi atualizado, embora o painel lembre o modelo anterior por causa das saídas centrais de ar verticais. Nesta nova geração, a tela multimídia está mais alinhada em relação aos difusores, o quadro de instrumentos (mais simples) está unido ao gabinete central pela mesma cobertura e a parte mais escura está mais ondulada. Ainda não foram divulgadas fotos do espaço interno e nem informações sobre a caçamba.
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L200 Triton 2014 |
Na Europa, onde está sendo apresentada no Salão de Genebra, a nova L200 Triton será equipada com motor 2.4 turbodiesel de 153 ou 178 cavalos. O câmbio lá será manual ou automático de seis velocidades. A tração 4x4 terá quatro modos de atuação.
Entre os equipamentos estão previstos partida por botão, sistema start & stop (desligamento automático do motor em paradas temporárias), piloto automático adaptativo, ar-condicionado com duas zonas de climatização, GPS, trocas de marchas sequenciais, câmera de ré, entre outros itens.
No Brasil a nova L200 passará a ser importada a partir do ano que vem e vai conviver com a Triton antiga e fabricada em Catalão (estado de Goiás), assim como esta conviveu com a geração anterior e esta com a primeira vendida e nacionalizada no país.
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