TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Quando foi apresentada em 2006 na Tailândia e chegou ao Brasil no ano seguinte, a picape média Mitsubishi L200 Triton conseguiu ser mais arrojada que a arquirrival então recém-lançada Toyota Hilux. Tudo por causa da linha de cintura bem elevada, da base das janelas laterais extremamente ascendente e da caçamba baixa.

O tempo passou e as duas picapes japonesas ganharam a companhia das novas gerações da Chevrolet S10, Ford Ranger e, da já apresentada no exterior, Nissan Frontier. Por isso, chegou a vez da L200 seguir a renovação e mudar também.


No entanto, a quarta geração (quinta mundial) da picape Mitsubishi ficou com visual genérico, sem deixar de ser moderna. Parece que foi apenas um face-lift mas não é. Na frente se destaca uma nova grade cromada e perfurada, que lembra o Galant, sedã luxuoso da marca dos anos 1990. Houve quem comparasse a frente ao jipe indiano Mahindra. Já os faróis ficaram com os refletores menos arredondados, mais espichados até uma ponta na lateral e luzes diurnas de LED. Também integrado ao desenho frontal está o para-choque. No centro, há a entrada de ar e os pequenos faróis de neblina circulares. Abaixo aparece o protetor do cárter. O fato é que o resultado final ficou bem dentro da realidade se comparado aos estranhos conceitos apresentados nos últimos salões.

GR-HEV Concept



L200 Triton 2014
Na lateral, a base das janelas continua ascendente, mas a inclinação ficou menos acentuada. E no lugar do vidro espia entrou uma coluna cega. A traseira ficou um pouco mais alta e as lanternas também ganharam uma ponta na lateral. O estilo da nova L200 pode ser decepcionado alguns comentaristas da imprensa, mas ficou bem melhor que o crossover Outlander.


L200 Triton 2014

O interior também foi atualizado, embora o painel lembre o modelo anterior por causa das saídas centrais de ar verticais. Nesta nova geração, a tela multimídia está mais alinhada em relação aos difusores, o quadro de instrumentos (mais simples) está unido ao gabinete central pela mesma cobertura e a parte mais escura está mais ondulada. Ainda não foram divulgadas fotos do espaço interno e nem informações sobre a caçamba.


L200 Triton 2014
Na Europa, onde está sendo apresentada no Salão de Genebra, a nova L200 Triton será equipada com motor 2.4 turbodiesel de 153 ou 178 cavalos. O câmbio lá será manual ou automático de seis velocidades. A tração 4x4 terá quatro modos de atuação. 

Entre os equipamentos estão previstos partida por botão, sistema start & stop (desligamento automático do motor em paradas temporárias), piloto automático adaptativo, ar-condicionado com duas zonas de climatização, GPS, trocas de marchas sequenciais, câmera de ré, entre outros itens.


No Brasil a nova L200 passará a ser importada a partir do ano que vem e vai conviver com a Triton antiga e fabricada em Catalão (estado de Goiás), assim como esta conviveu com a geração anterior e esta com a primeira vendida e nacionalizada no país. 

Atualmente a L200 Triton é vendida aqui com motores quatro cilindros 2.4 Flex, V6 3.2 Flex e turbodiesel 3.5. De câmbio as opções são manual de cinco marchas e automático de quatro e cinco marchas. E há uma versão extremamente aventureira chamada Savana.

1992 - importada

1999 - nacional

2006 - nacional

2013 - nacional

L200 Savana
A nova Frontier foi apresentada no ano passado. A nova Hilux deve ser apresentada no final do ano para chegar ao Brasil em 2017. S10 e Ranger devem ganhar face-lifts. Com a nova L200 a Volkswagen Amarok é que já está atrasada na ciranda de renovação das picapes médias.