Um esportivo de verdade, com carroceria cupê de duas portas, mas derivada de um sedã familiar e com um motor que rende mais de 200 cavalos. Era o que faltava no mercado brasileiro. A Honda atendeu a esse pedido e trouxe do Canadá, após quase cinco anos de promessas, o Civic Si Coupé.
Esta sigla está voltando ao mercado brasileiro após quatro anos e enfim substitui o Civic Si da geração anterior (2007-2010), que tinha quatro portas e era fabricado em Sumaré (SP). Seu motor era 2.0 16v e rendia 192 cavalos.
Agora importada, a versão esportiva tem motor 2.4 16v de 206 cv e chega custando R$ 119.900, independente da pintura que pode ser branca, vermelha, preta e laranja. As duas últimas cores são perolizadas e as primeiras sólidas.
Agora importada, a versão esportiva tem motor 2.4 16v de 206 cv e chega custando R$ 119.900, independente da pintura que pode ser branca, vermelha, preta e laranja. As duas últimas cores são perolizadas e as primeiras sólidas.
A diferença para o Civic sedã vai além da caída mais fluída do teto e da ausência das duas portas extras. Os faróis são mais recortados, a moldura da grade segue o atual estilo em H com friso cromado, as duas grades têm forma de colmeia e o para-choque dianteiro tem desenho agressivo, com as extremidades proeminentes, "carenadas" e com mais detalhes cromados. A janela lateral é pequena (o que reduz a visibilidade) e as rodas de liga-leve diamantadas são de 18 polegadas. A traseira se destaca pela altura e o indiscreto aerofólio. As lanternas são maiores e mais angulosas, embora a área de pintura domine o para-choque, invadido pelo protetor que vem desde a base do veículo e inclui o único escapamento cromado no lado direito.
Por dentro, o painel tem as novas saídas de ar e o acabamento sofisticado que o face-lift do sedã nacional deveria ter trazido. A iluminação dos instrumentos do cupê (exceto o velocímetro digital) é vermelha, cor também presente na tela multimídia, no centro dos bancos dianteiros e nos assentos e encostos do traseiro. O revestimento destes não é de couro e sim de tecido.
O espaço interno não é muito generoso e o acesso ainda é dificultado pela ausência das portas traseiras. O volante é praticamente o mesmo do sedã. Só tem a mais a inscrição Si, que também está gravada nos bancos dianteiros. O porta-malas, que já é pequeno no quatro portas, tem apenas 331 litros no Coupé.
O Si importado vem de série com ar condicionado digital, trio elétrico, CD Player, tela multimídia de 7 polegadas com funções de áudio e câmera de ré, revestimento de couro no volante multifuncional e com regulagem de altura e distância, piloto automático, manopla do câmbio com detalhes em alumínio, pedais em alumínio, seis airbags (frontais, laterais e de cortina para os passageiros da frente), controle de estabilidade, faróis de neblina e teto-solar.
O novo Civic Si vai na contramão da moda do downsizing. Ao invés de um motor turbo, injeção direta e baixa cilindrada, abriga sob seu capô um 2.4 i-VTEC de duplo comando variável das válvulas no cabeçote e... aspirado. A potência é de 206 cavalos e o torque de 23,9 kgfm a 4.400 rotações por minuto. A Honda achou frescura colocar um câmbio automático num legítimo esportivo e o equipou com uma transmissão manual de seis marchas.
Acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 9,4 segundos. O consumo é de 8,9 km/litro na cidade e 13.1 km/l na estrada. A frenagem a 120 km/h é completada em 65,9 metros e o ruído na mesma velocidade ficou em sonoros 71,3 decibéis. Os números são da Quatro Rodas, que o comparou com o Volkswagen Golf GTI, com motor 2.0 turbo e injeção direta de 220 cavalos.
O Civic Si perdeu em todas essas provas para o rival. Mas isso não deve atrapalhar os planos do Si. O que interessa é que as duas letrinhas vêm evoluindo desde os anos 90. Já foi uma timida versão do hatch, o mais potente sedã fabricado no Brasil já neste século e agora se transformou num legítimo cupê esportivo.
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 2.354 cm³, 16 válvulas
Potência: 206 cavalos
Torque: 23,9 kgfm a 4.400 rpm
Câmbio: Manual de 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,2 segundos (Revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 250 km/h (fabricante)
Consumo: 8,9 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,55/1,76/1,42/2,62 m
Porta-malas: 331 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 119.900
1 Comentários
Só tem um problema... comprar um carro esportivo, pagar 120 mil e levar couro no sinal do primeiro Golf 1.4 Turbo que encontrar...grilante !