TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Além do título principal de Carro do Ano, a Ford faturou também o Motor do Ano até 2.0. O 1.0 de três cilindros e doze válvulas, que equipa o Ka e o sedã Ka+, foi o escolhido pelos dez jurados convidados pela revista da Editora Globo (três jornalistas e sete engenheiros).
Bicombustível, o motorzinho rende 80 e 85 cavalos. Mesmo sendo um Ecoboost despido de turbo e injeção direta, o 1.0 deu o bicampeonato à marca norte-americana nesta categoria dominada pela Audi e a Volkswagen, com três conquistas desde 2007. O primeiro propulsor campeão da Ford foi o Sigma 1.6 16v em 2011, que na época equipava somente o New Fiesta Sedan fabricado no México e o Focus argentino. Uma versão reduzida do Sigma com 1.5 litros passou a equipar o Fiesta hatch nacional e também o Ka nas duas carrocerias.
Único motor a ganhar a categoria duas vezes, o 2.0 TFSI da Audi poderia ter vencido a terceira este ano. Passou a render 280 cavalos para equipar o S3 Sedan e Hatch. Mas foi derrotado pelo 1.0 da Ford. O 1.6 16v MSI TotalFlex de 110/120 cv do Gol Rallye, Fox e Saveiro; o 1.5 turbo tricilíndrico de injeção direta (136 cv) do Mini Cooper e o Mercedes-AMG 2.0 de 360 cavalos (o quatro cilindros mais potente do mundo) do hatch A45 e o sedã CLA45 foram os outros finalistas. A Autoesporte ainda não divulgou a pontuação.
Galeria
2015 - Ford 1.0 12v (Ka e Ka+)
2011 - Ford Sigma 1.6 16v Flex (New Fiesta e Focus)
2010 - Fiat T-Jet 1.4 (Punto e Linea)
2007 - Chevrolet 1.4 Econo.Flex (Celta e Prisma)
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