TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Sim. É isso mesmo o que você leu no título. Não. Não estamos nos anos 80 ou 90. Estamos em 2014 mesmo e o Escort renasceu. Lá na China. 

Ele já tinha sido apresentado no ano passado como conceito no Salão de Xangai e muitos acharam que a Ford estava de brincadeira. Mas não estava. A intenção dos chineses foi justamente criar um sedã compacto-médio para enfrentar o também renascido Volkswagen Santana. "Se a Volkswagen pode, nós também podemos", pensaram os asiáticos. E assim ressuscitaram outro modelo lendário dos anos de 1980.




Neste Salão de Pequim, o Escort finalmente surgiu em versão definitiva, fabricada em parceria com a Changan (que aqui no Brasil já foi chamada de Chana). E com motores e equipamentos já definidos. O agora sedã será impulsionado por um bloco 1.5 Ti-VCT, sigla que significa Twin Independent Variable Camshaft Timing ou dupla programação variável independente de válvulas, movidas a gasolina. Rende 111 cavalos. O câmbio será o nosso conhecido automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas, já usado no New Fiesta e no Ecosport. Haverá também um manual com mesmo número de velocidades. 

Ele será equipado, de série ou opcionalmente, com ar-condicionado digital, volante em couro, controle de cruzeiro, seis airbags, direção elétrica, sistema SYNC e comandos satélites de Bluetooth. Há até um suporte para smartphone no painel, batizado pela marca de “Device Dock”, fazendo dele uma central multimídia.



Também não foram divulgadas as dimensões e nem a capacidade do porta-malas. Mas o Escort vai se posicionar entre o New Fiesta Sedan e o Focus. A plataforma é da geração anterior deste último, sucessor do Escort original. O estilo segue o padrão mundial da Ford, com a grade hexagonal cromada na vertical, lembrando o Aston Martin, e os faróis pontiagudos. As janelas laterais têm o terceiro vidro, como no Escort antigo (também lembra o antigo Hyundai Azera). O teto cai como um cupê e as lanternas têm o formato horizontal pontudo, com prolongamento e placa na tampa. O interior é bem espaçoso e bem acabado. O painel, mesclando formas do Ecosport e do Fusion, tem plásticos duros mas com revestimento de borracha ou couro sintético opcional, assim como os bancos. A tonalidade bege é preferência nacional na China.

O Ford Escort daria um ótimo concorrente para o Chevrolet Cobalt (superando-o principalmente em acabamento) e o Nissan Versa (a ser fabricado aqui no estado do Rio). O problema é que os seus rivais no país oriental, como o próprio Santana, o Peugeot 301 e o Citroën C-Elysée, nunca vieram para o Brasil, o que reforça a tese de que o renascido acompanhante será exclusivo dos chineses.