O Volkswagen up! já está à venda no Brasil. O compacto chega com a pretensão de ser o sucessor do Fusca, no sentido de veículo acessível e ícone popular com estilo marcante e jovial, em todo o mundo. Tão marginalizado no mercado internacional, o nosso país não só participa do projeto global como também está liderando a internacionalização do compacto.
Claro que não podia faltar a economia de custos, né? Isso definiu a maior mudança visual do up! brasileiro: a tampa do porta-malas é de lataria na cor do carroceria com vidro convencional e não toda envidraçada (com a parte inferior fumê) como no europeu. Outras duas marcas do grupo Volkswagen ganharam clones do up! como o Skoda Citigo e o Seat Mii. Os dois têm a traseira igual ao do nosso.
Felizmente, as outras adaptações só vieram para melhorar o nosso up!, que tem basicamente o estilo reto, quase quadrado com a traseira vertical, capô curto, grade frontal quase inexistente, emblema da Volkswagen sem vazamento, se integrando aos para-choques com frisos sorridentes. Parece uma botinha ortopédica para homenagear o velho Fiat Uno, que saiu de linha na virada do ano. O Novo Uno será seu principal concorrente.
Assinado pelo designer brasileiro Marco Pavone, gerente de design da Volks mundial, o projeto foi lançado num protótipo de mesmo nome em 2007, com apenas duas portas. O conceito de quatro se chamava Space Up!. O modelo definitivo foi apresentado (ainda com duas portas, que chegará em abril) em 2011, quando ganhou matéria no Guscar.
Assinado pelo designer brasileiro Marco Pavone, gerente de design da Volks mundial, o projeto foi lançado num protótipo de mesmo nome em 2007, com apenas duas portas. O conceito de quatro se chamava Space Up!. O modelo definitivo foi apresentado (ainda com duas portas, que chegará em abril) em 2011, quando ganhou matéria no Guscar.
O up! brasileiro é maior (comprimento passou de 3,54m para 3,60m) e os vidros traseiros descem normalmente (no europeu são basculantes, inclusive no quatro portas). Dá para notar que a coluna traseira do nosso é mais larga e há uma coluna no vidro lateral traseiro. Espaço interno (mesmo mantendo a distância entre-eixos de 2,42m cabem cinco passageiros e lá apenas quatro), porta-malas (251 para 285 litros), estepe (que aqui tem tamanho normal) e tanque (35 para 50 litros) aumentaram. Os dois primeiros porque o brasileiro gosta de carro barato com espaço, o pneu porque temos tradição de procurar uma borracharia e o último para compensar a perda de economia gerada pelo álcool, que aumenta bastante o consumo.
O visual interno é idêntico ao do europeu. Com exceção da versão mais barata (cinza), o painel de linhas minimalistas tem acabamento bege, cinza claro, preto, branco e vermelho. O acabamento tem lataria nas portas na cor do carro e plástico duro e áspero. Afinal, é um carro simples, embora possa ser personalizado em algumas versões. As saídas de ar centrais ficam sobre o painel (o ar bate no teto para refletir sobre os passageiros) e a tela multimídia pode ser removida.
Os bancos dianteiros seguem a proposta de economia do up! europeu e têm o apoio de cabeça integrado, naquele conceito banco alto, lembrando os da Brasília e Passat do início dos anos 80. Já os traseiros têm apoios reguláveis, no atual formato de vírgula. O terceiro apoio é opcional. O espaço interno para as pernas atrás é apertado até para um carro do seu porte, mas a altura é muito boa.
Os bancos dianteiros seguem a proposta de economia do up! europeu e têm o apoio de cabeça integrado, naquele conceito banco alto, lembrando os da Brasília e Passat do início dos anos 80. Já os traseiros têm apoios reguláveis, no atual formato de vírgula. O terceiro apoio é opcional. O espaço interno para as pernas atrás é apertado até para um carro do seu porte, mas a altura é muito boa.
O único motor disponível é o flex EA211 1.0 de três cilindros, o mesmo do Fox Bluemotion. Na verdade ele foi projetado especialmente para o up! porque o velho quatro cilindros não ia caber no novo modelo. Mas para testar a sua aceitação, foi antecipado no irmão mais velho. Com quatro válvulas por cilindro e comando variável das de admissão, rende 75 cavalos com gasolina e 82 cv com etanol. O câmbio manual de cinco marchas MQ200, também o mesmo do Fox, tem engates curtos e duros. O automatizado i-Motion chegará em alguns meses. Com o conjunto motriz, o up! acelera de 0 a 100 km/h em 14 segundos, segundo o teste do colaborador Mário Coutinho Leão, feito com a versão pré-série e abastecida com gasolina aditivada. A retomada entre 80 e 120 km/h é feita em 25,3 segundos. O consumo, da revista Quatro Rodas, com álcool, é de 9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Na avaliação do Inmetro (consumo médio de 9,5 km/l com álcool e 13,75 km/l com gasolina) ganhou nota A. Mesmo assim, são números próximos aos dos concorrentes Fiat Uno, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Nissan March.
O nível de ruído de 62,7 decibéis a 80 km/h (da Quatro Rodas) só não é pior que o do Uno e do March. A frenagem em 24,3 metros (números do Guscar) superior a todos os concorrentes é só um dos trunfos do up! na segurança ativa.
O outro destaque é a sua segurança passiva. O novo compacto da Volkswagen obteve cinco estrelas para adultos e quatro para crianças no rigoroso teste de impacto do Latin NCAP, versão latino-americana do famoso Euro NCAP. Foi o melhor resultado de um veículo fabricado no Brasil e de um compacto na região. No entanto, o famoso órgão de segurança obrigou o up! a fazer um novo teste porque ele foi testado com um exemplar de pré-série. Entre os equipamentos são oferecidos de série, por lei, airbags frontais e freios ABS, além de gancho ISOFIX para cadeirinhas infantis e aviso para uso do cinto de segurança. O up! também tem o melhor índice de reparo do CESVI Brasil, superando o Citroën C3.
Take up! |
Move up! |
A primeira intermediária é a Move up! (Mude, Mexa-se), R$ 30.300 (R$ 28.900 o duas portas) sem opcionais, que são revestimento em couro sintético, aquecimento, ar-condicionado, chave tipo “canivete”, sistema de alarme com comando remoto “keyless”, travamento elétrico das portas dianteiras e traseiras, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com luzes indicadoras de direção integradas, coluna de direção com ajuste de altura, “easy drive” – direção com assistência eletromecânica, “park pilot” – sensor de estacionamento traseiro, preparação para “maps & more” – sistema de infotainment e navegação, rodas de liga leve aro 14” “amsterdam” com pneus de baixa resistência ao rolamento 175/70, faróis e lanternas de neblina, 4 alto-falantes e 2 tweeters e sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in.. Os itens de série são os mesmos do Take up! e mais computador de bordo, prateleira no porta-malas, triplo apoio de cabeça no banco traseiro, quadro de instrumentos com conta-giros, painel em tonalidade cinza, preparação para som, rodas de aço aro 14 polegadas montadas em pneus 175/70. Seu preço completo é de R$ 40.300.
Gif criado pelo site Car.blog.br |
A High up! só é top, como sugere o nome, que também significa Promova-se, quando está com todos os opcionais. Custa R$ 34.990, exclusivamente com quatro portas. Tem os mesmos itens do Move up! mais direção eletricamente assistida, volante com regulagem em altura, travas e vidros dianteiros elétricos, retrovisor com ajuste elétrico e repetidor de seta, faróis de neblina, rodas de liga-leve de alumínio de aro 15″ montadas em pneus 185/60. Ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth, alarme, bancos em couro ecológico e sistema multimídia Maps and More com GPS são opcionais que levam o preço para 41.800 reais. A cor do painel combina com a da carroceria.
As versões com nomes de cores: Red (vermelho), Black (preto) e White (branco) têm exclusivamente as determinadas cores na carroceria e no painel. Os equipamentos básicos são os mesmos do High mais ar-condicionado, detalhes com revestimento de couro, CD player com bluetooth entradas auxiliares e rodas de liga leve de 15" com desenho diferenciado. Também vendidos só com quatro portas custam R$ 39.390. Os únicos opcionais são o navegador e o revestimento em couro sintético, totalizando R$ 40.160. Completos, saem mais barato que o High na mesma condição.
As cores disponíveis para o up! são as metálicas prata (sírius, egito e lunar), cinza (quartzo), vermelho (ópera) e azul (night), que custam 1.030 reais. A Amarelo Saturno é uma pintura especial que custa R$ 1.550.
De estilo moderno, jovem e globalizado, além de seguro, econômico e com baixo custo de manutenção, o up! vem com tudo para levantar e modernizar o segmento dos compactos. Com certeza, vai fazer o público esquecer o Gol Geração 4, que morreu por ele.
Pontos Fortes
+ Estilo globalizado
+ Desempenho
+ Motor
+ Consumo
+ Segurança
Pontos Fracos
- Espaço interno
- Nível de ruído
- Preço
- Muitas versões que confundem
FICHA TÉCNICA
Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas
Potência: 75 cv (gasolina) e 82 cv (álcool)
Câmbio: manual de cinco marchas
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14 segundos (Guscar)
Retomada de 80 a 120 km/h: 25,3 segundos (Guscar)
Frenagem de 80 a 0 km/h: 24,3 metros (Guscar)
Retomada de 80 a 120 km/h: 25,3 segundos (Guscar)
Frenagem de 80 a 0 km/h: 24,3 metros (Guscar)
Velocidade máxima: 165 km/h
Consumo: 9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,61/1,65/1,50/2,42m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Preços básicos: R$ 29.791 (Take up!) / R$ 31.093 (Move up!) / R$ 35.413 (High up!)
R$ 38.749 (Black, Red e White up!)
R$ 38.749 (Black, Red e White up!)
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