TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Volkswagen up! já está à venda no Brasil. O compacto chega com a pretensão de ser o sucessor do Fusca, no sentido de veículo acessível e ícone popular com estilo marcante e jovial, em todo o mundo. Tão marginalizado no mercado internacional, o nosso país não só participa do projeto global como também está liderando a internacionalização do compacto.



Claro que não podia faltar a economia de custos, né? Isso definiu a maior mudança visual do up! brasileiro: a tampa do porta-malas é de lataria na cor do carroceria com vidro convencional e não toda envidraçada (com a parte inferior fumê) como no europeu. Outras duas marcas do grupo Volkswagen ganharam clones do up! como o Skoda Citigo e o Seat Mii. Os dois têm a traseira igual ao do nosso.

Felizmente, as outras adaptações só vieram para melhorar o nosso up!, que tem basicamente o estilo reto, quase quadrado com a traseira vertical, capô curto, grade frontal quase inexistente, emblema da Volkswagen sem vazamento, se integrando aos para-choques com frisos sorridentes. Parece uma botinha ortopédica para homenagear o velho Fiat Uno, que saiu de linha na virada do ano. O Novo Uno será seu principal concorrente.

Assinado pelo designer brasileiro Marco Pavone, gerente de design da Volks mundial, o projeto foi lançado num protótipo de mesmo nome em 2007, com apenas duas portas. O conceito de quatro se chamava Space Up!. O modelo definitivo foi apresentado (ainda com duas portas, que chegará em abril) em 2011, quando ganhou matéria no Guscar.

O up! brasileiro é maior (comprimento passou de 3,54m para 3,60m) e os vidros traseiros descem normalmente (no europeu são basculantes, inclusive no quatro portas). Dá para notar que a coluna traseira do nosso é mais larga e há uma coluna no vidro lateral traseiro. Espaço interno (mesmo mantendo a distância entre-eixos de 2,42m cabem cinco passageiros e lá apenas quatro), porta-malas (251 para 285 litros), estepe (que aqui tem tamanho normal) e tanque (35 para 50 litros) aumentaram. Os dois primeiros porque o brasileiro gosta de carro barato com espaço, o pneu porque temos tradição de procurar uma borracharia e o último para compensar a perda de economia gerada pelo álcool, que aumenta bastante o consumo.

Nesta sequência de três fotos, o up! brasileiro é o primeiro de cima. Os outros dois são o europeu. 

O visual interno é idêntico ao do europeu. Com exceção da versão mais barata (cinza), o painel de linhas minimalistas tem acabamento bege, cinza claro, preto, branco e vermelho. O acabamento tem lataria nas portas na cor do carro e plástico duro e áspero. Afinal, é um carro simples, embora possa ser personalizado em algumas versões. As saídas de ar centrais ficam sobre o painel (o ar bate no teto para refletir sobre os passageiros) e a tela multimídia pode ser removida.


Os bancos dianteiros seguem a proposta de economia do up! europeu e têm o apoio de cabeça integrado, naquele conceito banco alto, lembrando os da Brasília e Passat do início dos anos 80. Já os traseiros têm apoios reguláveis, no atual formato de vírgula. O terceiro apoio é opcional. O espaço interno para as pernas atrás é apertado até para um carro do seu porte, mas a altura é muito boa.


O único motor disponível é o flex EA211 1.0 de três cilindros, o mesmo do Fox Bluemotion. Na verdade ele foi projetado especialmente para o up! porque o velho quatro cilindros não ia caber no novo modelo. Mas para testar a sua aceitação, foi antecipado no irmão mais velho. Com quatro válvulas por cilindro e comando variável das de admissão, rende 75 cavalos com gasolina e 82 cv com etanol. O câmbio manual de cinco marchas MQ200, também o mesmo do Fox, tem engates curtos e duros. O automatizado i-Motion chegará em alguns meses. Com o conjunto motriz, o up! acelera de 0 a 100 km/h em 14 segundos, segundo o teste do colaborador Mário Coutinho Leão, feito com a versão pré-série e abastecida com gasolina aditivada. A retomada entre 80 e 120 km/h é feita em 25,3 segundos. O consumo, da revista Quatro Rodas, com álcool, é de 9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Na avaliação do Inmetro (consumo médio de 9,5 km/l com álcool e 13,75 km/l com gasolina) ganhou nota A. Mesmo assim, são números próximos aos dos concorrentes Fiat Uno, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Nissan March.


O nível de ruído de 62,7 decibéis a 80 km/h (da Quatro Rodas) só não é pior que o do Uno e do March. A frenagem em 24,3 metros (números do Guscar) superior a todos os concorrentes é só um dos trunfos do up! na segurança ativa.


O outro destaque é a sua segurança passiva. O novo compacto da Volkswagen obteve cinco estrelas para adultos e quatro para crianças no rigoroso teste de impacto do Latin NCAP, versão latino-americana do famoso Euro NCAP. Foi o melhor resultado de um veículo fabricado no Brasil e de um compacto na região. No entanto, o famoso órgão de segurança obrigou o up! a fazer um novo teste porque ele foi testado com um exemplar de pré-série. Entre os equipamentos são oferecidos de série, por lei, airbags frontais e freios ABS, além de gancho ISOFIX para cadeirinhas infantis e aviso para uso do cinto de segurança. O up! também tem o melhor índice de reparo do CESVI Brasil, superando o Citroën C3.


Take up!
Para desgosto do colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois, as versões de equipamento seguiram o mesmo padrão em inglês do europeu. Se fosse em português não iria fazer sentido com o nome do carro. Assim, a básica se chama Take up! (algo como Acesse ou Adquira) e custa R$ 28.900. O duas portas que ainda nem chegou já tem preço de R$ 26.900. Já vem com rodas de aço aro 13″, pneus 165/80, tampa do porta-malas elétrica, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de fixação de cadeiras infantis ISOFIX, alerta de frenagem de emergência, aviso de colocar o cinto de segurança, ABS e airbag (obrigatórios por lei). É a que tem painel sem acabamento colorido e quadro de instrumentos apenas com o velocímetro. Aquecimento, ar-condicionado, coluna de direção com ajuste de altura, “easy drive” – direção com assistência eletromecânica, rodas de aço aro 14” com pneus 175/70 R14 e calotas “bristol”, “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço (uma novidade no segmento que o up! inaugura), vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas dianteiras e traseiras, 4 alto-falantes e 2 tweeters, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in, preparação para sistema de som com fiação e antena de teto são opcionais que elevam o preço do quatro portas para R$ 36.550.

Move up!

A primeira intermediária é a Move up! (Mude, Mexa-se), R$ 30.300 (R$ 28.900 o duas portas) sem opcionais, que são revestimento em couro sintético, aquecimento, ar-condicionado, chave tipo “canivete”, sistema de alarme com comando remoto “keyless”, travamento elétrico das portas dianteiras e traseiras, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com luzes indicadoras de direção integradas, coluna de direção com ajuste de altura, “easy drive” – direção com assistência eletromecânica, “park pilot” – sensor de estacionamento traseiro, preparação para “maps & more” – sistema de infotainment e navegação, rodas de liga leve aro 14” “amsterdam” com pneus de baixa resistência ao rolamento 175/70, faróis e lanternas de neblina, 4 alto-falantes e 2 tweeters e sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in.. Os itens de série são os mesmos do Take up! e mais computador de bordo, prateleira no porta-malas, triplo apoio de cabeça no banco traseiro, quadro de instrumentos com conta-giros, painel em tonalidade cinza, preparação para som, rodas de aço aro 14 polegadas montadas em pneus 175/70. Seu preço completo é de R$ 40.300.


Gif criado pelo site Car.blog.br




High up!
A High up! só é top, como sugere o nome, que também significa Promova-se, quando está com todos os opcionais. Custa R$ 34.990, exclusivamente com quatro portas. Tem os mesmos itens do Move up! mais direção eletricamente assistida, volante com regulagem em altura, travas e vidros dianteiros elétricos, retrovisor com ajuste elétrico e repetidor de seta, faróis de neblina, rodas de liga-leve de alumínio de aro 15″ montadas em pneus 185/60. Ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth, alarme, bancos em couro ecológico e sistema multimídia Maps and More com GPS são opcionais que levam o preço para 41.800 reais. A cor do painel combina com a da carroceria.



As versões com nomes de cores: Red (vermelho), Black (preto) e White (branco) têm exclusivamente as determinadas cores na carroceria e no painel. Os equipamentos básicos são os mesmos do High mais ar-condicionado, detalhes com revestimento de couro, CD player com bluetooth entradas auxiliares e rodas de liga leve de 15" com desenho diferenciado. Também vendidos só com quatro portas custam R$ 39.390. Os únicos opcionais são o navegador e o revestimento em couro sintético, totalizando R$ 40.160. Completos, saem mais barato que o High na mesma condição. 

As cores disponíveis para o up! são as metálicas prata (sírius, egito e lunar), cinza (quartzo), vermelho (ópera) e azul (night), que custam 1.030 reais. A Amarelo Saturno é uma pintura especial que custa R$ 1.550.




De estilo moderno, jovem e globalizado, além de seguro, econômico e com baixo custo de manutenção, o up! vem com tudo para levantar e modernizar o segmento dos compactos. Com certeza, vai fazer o público esquecer o Gol Geração 4, que morreu por ele. 

Pontos Fortes 

+ Estilo globalizado
+ Desempenho
+ Motor
+ Consumo
+ Segurança

Pontos Fracos 

- Espaço interno
- Nível de ruído
- Preço
- Muitas versões que confundem


FICHA TÉCNICA

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas
Potência: 75 cv (gasolina) e 82 cv (álcool)
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14 segundos (Guscar)
Retomada de 80 a 120 km/h: 25,3 segundos (Guscar)
Frenagem de 80 a 0 km/h: 24,3 metros (Guscar)
Velocidade máxima: 165 km/h
Consumo: 9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,61/1,65/1,50/2,42m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Preços básicos: R$ 29.791 (Take up!) / R$ 31.093 (Move up!) / R$ 35.413 (High up!)
R$ 38.749 (Black, Red e White up!)