A Mercedes-Benz obteve tanto sucesso com o seu sedã de luxo CLS, lançado em 2004, que seu conceito cupê de quatro portas foi imitado por várias montadoras, como as arquirrivais Audi (A5 Sportback e A7) e BMW (6 Grand Coupé), Volkswagen (Passat CC), Porsche (Panamera) e até a sul-coreana Hyundai (Azera, Sonata e Elantra).
Os cupês de quatro portas são aqueles carros de três volumes de carroceria (capô, habitáculo e baú do porta-malas) com caída do teto arqueada ou bem inclinada como um cupê esportivo, mas com as quatro portas.
Agora chegou a vez da própria Mercedes levar o estilo que lançou moda para um público de poder aquisitivo um pouco menor com o seu novo CLA, que pode ser chamado de versão sedã da terceira geração do seu renovado Classe A, que se transformou de monovolume para hatchback. A versão minivan da linha agora é representada pela Classe B, que também usa a mesma plataforma.
O CLA foi apresentado oficialmente no já encerrado Salão de Detroit e agora será mostrado para os europeus no Salão de Genebra, que acontece em março. Com 4,63m de comprimento, 1,78m de largura e 2,70m de distância entre-eixos, ele pode ser considerado um CLS em escala reduzida.
Por enquanto, o CLA será maior e mais caro que o Classe C (4,59m de comprimento e 1,77m de largura), mas este deve perder o posto de menor e mais acessível sedã Mercedes para o novo cupê de quatro portas compacto quando ganhar nova geração. Isso se não for extinto.
A frente do CLA é praticamente idêntica a do Classe A, principalmente na grade internamente convexa, protegida pela barra central. Já a traseira de lanternas pontiagudas nos cantos tem personalidade própria. O painel tem as mesmas formas básicas do hatch, com as três saídas de ar circulares centrais - com grelhas estreladas, a máscara de comandos do som e a tela do sistema multimídia destacada, como se fosse um tablet. Mas o acabamento interno tem alguns detalhes exclusivos para o sedã.
A frente do CLA é praticamente idêntica a do Classe A, principalmente na grade internamente convexa, protegida pela barra central. Já a traseira de lanternas pontiagudas nos cantos tem personalidade própria. O painel tem as mesmas formas básicas do hatch, com as três saídas de ar circulares centrais - com grelhas estreladas, a máscara de comandos do som e a tela do sistema multimídia destacada, como se fosse um tablet. Mas o acabamento interno tem alguns detalhes exclusivos para o sedã.
Os motores serão três a gasolina e um a diesel. Os movidos com o combustível autorizado no Brasil são o CLA180 (1.6), de 122 cavalos, o CLA200 (1.6) de 156cv e o CLA250 (2.0), de 211cv. O turbodiesel 220 CDI (2.2) tem 170 cv. As opções de câmbio são manual de seis marchas e o já conhecido automático 7G-DCT, de dupla embreagem. A tração é dianteira, como no Classe A, mas o 250 terá tração integral como opcional.
Entre os equipamentos previstos, além do sistema multimídia com conexão à internet e portal do Google, o novo Mercedes terá sistema que desliga e religa o motor nas paradas de trânsito (Stop&Start) e sistema de prevenção contra colisão.
O CLA pode ser fabricado no Brasil, junto com o Classe A, na planta que a Nissan está construindo em Resende, aqui no estado do Rio. Se a parceria não vingar, com certeza, ele chegará importado em 2014.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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