Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Nunca escrevi tantos comparativos como em 2012. Sem contar a disputa dupla entre os hatches compactos intermediários foram dez. O mais lido foi o segundo do ano, com os sedãs médios (Cruze, Jetta, Civic, Corolla, Elantra, 408 e o vencedor Renault Fluence). Teve mais de 12 mil acessos e muitos comentários polêmicos, contestando o vencedor e os derrotados.


Este comparativo esteve longe de ter o resultado mais controverso. O povo reclamou muito da vitória do velho Ford Ka sobre o moderno Fiat 500 publicado em abril. Não houve favorecimento a nenhuma marca. O resultado foi pela soma de quesitos técnicos padronizados para todos os comparativos. Para evitar críticas insatisfeitas, decidi deixar clara a minha escolha a partir do confronto entre os sedãs compactos premium.


Mesmo assim, os leitores nunca ficam satisfeitos e continuam reclamando. Admito críticas construtivas e correções. Mas não aceito comentários ofensivos e grosseiros ao blog e à minha pessoa. Passei a moderar os comentários e depois recusar alguns desses.

O segundo mais lido foi entre os hatches compactos, um pouco maiores e mais caros, como Agile, Palio, Fox, Sandero, Nissan March e JAC J3, com mais de 11 mil acessos. Tendo recebido mais de 8 mil visitas, empataram tecnicamente o duelo entre o 500 e o Ka e o primeiro desafio da novata minivan Spin  contra as rivais Nissan Grand Livina e JAC J6.


Logo depois que teve todas as suas versões comentadas no texto de lançamento, já promovi a revanche do novo Ecosport contra o rival Duster. Antes, o utilitário esportivo da Renault, vencedor do duelo do ano passado contra o velho Ford, derrotou o conterrâneo Citroën Aircross, pouco antes de ganhar os novos motores.

Segmento esquecido do mercado, os hatches médios tiveram duas novidades este ano: Peugeot 308 e Chevrolet Cruze Sport6. Finalmente pude colocá-los à prova contra o já veterano Fiat Bravo, cuja sintonia com o mercado europeu vai resistindo por causa da crise econômica europeia. O Peugeot, por sua vez, já vai estar desatualizado em 2013. 


Quando carros de duas marcas que pertencem a uma mesma empresa se enfrentam são muitas as chances de dar empate, pois compartilham a plataforma. Foi o que aconteceu com os luxuosos Kia Cadenza e Hyundai Azera, inteiramente reestilizado este ano. 

No próximo post você vai rever o comparativo entre os sedãs compactos: Chevrolet Cobalt 1.4, o novo Fiat Grand Siena, o renovado Volkswagen Voyage e o estreante Toyota Etios. Todos derrotados pelo Nissan Versa. 

É uma segunda chance para a disputa que foi a menos lida do ano: teve apenas pouco mais de 500 acessos (!). Este "modesto" número mostra que os comparativos são as atrações mais nobres e mais lidas do Guscar. E essa dedicação vai continuar em 2013.