Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revistas Carro e Quatro Rodas


No post anterior você viu o comparativo dos hatches compactos com motor 1.0, em sua maioria. Agora é a vez dos mesmos modelos com motores maiores. Ao contrário do outro confronto, este aqui há três tipos de cilindrada: 1.4, 1.5 e 1.6.

Chevrolet Onix e Fiat Palio são 1.4. O Toyota Etios é o único 1.5 e Volkswagen Gol e Hyundai HB20 usam motor 1.6, sendo que este último tem dezesseis válvulas com comando variável.

As versões também são as superiores, exceto o Palio, que com 1.4 só tem a versão Attractive, a mesma do 1.0. A top de linha do hatch da Fiat é a Essence, que é 1.6 de 16 válvulas. Esta versão eu deixei para disputar outra faixa, aquela dos hatches mais altos. E também quis manter a proporção 2-1-2.

O resultado deste comparativo foi bem diferente daquele com motores 1.0 (o Etios com 1.3).



5º Toyota Etios XLS 1.5



Se o motor 1.3 disfarçou as deficiências do Toyota Etios, o 1.5 não teve a mesma sorte e o deixou no último lugar do comparativo. Rendendo 92 cv com gasolina e 96 cv com álcool, o propulsor só não fica atrás do Palio 1.4, que tem no máximo 88 cv.

O desempenho até que não foi ruim. Perdeu apenas para o 1.6 do HB20. Acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. A retomada que é muito boa: 12,7 segundos entre 60 e 120 km/h, quatro décimos mais lento que o Gol 1.6, mas foi considerado empate técnico. Etios e Gol, aliás, ficaram em segundo porque dividiram a melhor retomada enquanto o Hyundai ganhou sozinho na prova de aceleração com 9,5 segundos.

O Etios 1.3 tinha vencido na frenagem, mas caiu para segundo, com 25,1 metros a 80 km/h, trinta centímetros melhor que o Gol, mas pior que o HB20, que fez 24,5m. O espaço interno é o único destaque em que o 1.5 continua o melhor.


No custo-benefício, se a versão XS 1.3 era a mais cara comparada aos rivais 1.0, a XLS, nível top e única com motor 1.5, só custa mais que o Palio 1.4. Vendido por R$ 42.790 traz de série ar condicionado, direção elétrica progressiva, vidros e travas elétricos, airbags frontais, freios ABS com EBD, rádio CD-Player com MP3, faróis de neblina e rodas de liga-leve. Em relação ao XS 1.3, o XLS tem a mais os três últimos itens. Continua devendo os retrovisores elétricos e o computador de bordo. A classificação no item de equipamentos não mudou e ele se mantém no terceiro lugar. (Aqui eu faço uma correção: o XS 1.3 não tem rádio. Esta informação no texto anterior já foi suprimida.)


No consumo e no nível de ruído o Toyota ficou em último. A média de 7,2 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada ainda é da revista Quatro Rodas, mas os demais dados são da Carro, como o ruído, de 70,7 decibéis a 120 km/h.

O porta-malas tem apenas 270 litros e é o menor dos cinco. A sensação de fragilidade do acabamento interno fica ainda pior na versão mais cara. E o Etios é um carro de desenho estranho, com linhas retas demais e faróis com desenho muito grande para esta década. Ficou em último nestes dois itens que, somados às "lanternas" nas provas dinâmicas, derrubaram o Etios.

FICHA TÉCNICA - TOYOTA ETIOS XLS 1.5

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.496 cm³, 16 válvulas, DOHC
Potência: 92 cv (gasolina) e 96,5 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,5 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 7,2 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,78/1,70/1,51/2,46 m
Porta-malas: 270 litros
Tanque: 45 litros
Preços: R$ 42.790

4º Volkswagen Gol Power 1.6



O Gol 1.6 caiu muito no custo-benefício por causa do nível de exigência maior para uma versão mais sofisticada. Enquanto o 1.0 é o segundo mais barato com alguns opcionais (R$ 34.662), o 1.6 Power tornou-se o mais caro, passando a custar R$ 46.103 equipado com pintura metálica, ar condicionado, direção hidráulica, sensor de estacionamento traseiro, trio elétrico, som com MP3 e Bluetooth, computador de bordo e rodas de liga-leve de 15 polegadas (pacote iTrend com os três últimos itens). Vidros dianteiros e trava elétrica sem controle remoto, faróis de neblina, airbags frontais e freios ABS (sem EBD) são de série.

Ao lado do HB20, o Gol é um dos dois únicos modelos deste comparativo que tem a opção de câmbio automático ou automatizado, no caso do Volks. Com a transmissão robotizada i-Motion, o Gol custa R$ 47.497 com os mesmos equipamentos considerados no comparativo e mais alavancas no volante.


O velho motor 1.6 de oito válvulas melhorou alguns itens do 1.0, como a própria potência e o desempenho. Com 101 e 104 cavalos, garantiu o terceiro lugar. No desempenho, a versão com câmbio manual empatou tecnicamente com o Etios, graças à retomada de 12,3 segundos entre 60 e 120 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h em 11s3, também é próxima ao do Toyota e do Chevroley Onix.

No consumo ele perdeu uma de suas duas vitórias com motor 1.0. A outra ainda é a maior rede de concessionárias da Volkswagen (619). A soma dos percursos de 7,2 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada o levou para um empate técnico triplo com o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix. Na frenagem (25,4 metros a 80 km/h) e nível de ruído (69,1 decibéis a 120 km/h) o Gol manteve as suas posições (segunda e quarta, respectivamente). Todos os números do Gol 1.6 são da revista Carro.

O porta-malas de 285 litros é o segundo melhor. O espaço interno continua apertado, o acabamento é mediano e o estilo é o mais antigo dos cinco, embora seja mais bonito que o Toyota Etios e continuaria sendo mesmo sem a nova frente adotada em agosto. No mês passado, a atual carroceria ganhou enfim uma opção de duas portas, mil reais mais barata.

O Gol foi o único dos cinco que ficou na mesma posição com os dois motores que tem: quarto lugar.

FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN GOL 1.6 VHT 

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 8 válvulas
Potência: 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 190 km/h (fabriante com álcool)
Consumo: 7,2 km/l na cidade e 11,5 km/litro na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,89/1,65/1,46/2,46 m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 55 litros
Preço: R$ 46.103 (manual equipado) e R$ 47.497 (i-Motion)


3º Fiat Palio Attractive 1.4



O Palio 1.4 conseguiu o melhor resultado da versão Attractive em um comparativo do Guscar. O terceiro lugar foi trocado com o Toyota Etios, que com o motor 1.5, herdou a lanterna do Palio Attractive 1.0.

O bloco 1.4 Evo ainda é o mais fraco dos cinco, com 85 cavalos com gasolina e 88 cv com álcool. O desempenho também: aceleração de 0 a 100 km/h em 14 segundos e retomada entre 60 e 120 km/h em 19,4 segundos. Em compensação, o consumo melhorou bastante e pulou da quase lanterna do 1.0 para o primeiro lugar. São 7,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. A revista Carro também testa os carros somente com álcool no tanque. A frenagem a 80 km/h em 29,3 m é a mais alta. Já o nível de ruído a 120 km/h de 68,3 decibéis é mediano.


O Palio Attractive 1.4 continua sendo o mais barato, custando R$ 40.663, pintado de tinta metálica e equipado com ar condicionado, vidros elétricos atrás, retrovisores elétricos, som com MP3 e Bluetooth e rodas de liga-leve de 15 polegadas. Também são opcionais o teto solar, volante com botões do rádio, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico, que deveria ser de série, mas vem preso ao sensor. Assim, completo, o Attractive chega a R$ 44.146, que o deixaria em terceiro lugar no preço e o derrubaria para o penúltimo no comparativo. Levei em consideração os itens mais importantes, mas quem preferir...

Direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, faróis de neblina, airbags frontais, freios ABS com EBD, volante com regulagem de altura e computador de bordo são de série.

A classificação em itens fixos como rede de 580 concessionárias (terceiro lugar), estilo (segundo), acabamento (terceiro), assistência (terceiro), espaço interno (segundo) e porta-malas de 280 litros (terceiro) não mudam.

FICHA TÉCNICA - FIAT PALIO ATTRACTIVE 1.4

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.368 cm³, 8 válvulas 
Potência: 85 cv (gasolina) e 88 cv (álcool) 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14 segundos (revista Carro, com álcool) 
Velocidade máxima: 173 km/h (fabricante) 
Consumo: 7,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (Carro) 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,88/1,67/1,51/2,42 m 
Porta-malas: 280 litros 
Tanque: 48 litros 
Preços: De R$ 33.330 (básico) a R$ 44.146 (completo)




2º Chevrolet Onix LTZ 1.4



Com motor mais potente e mais equipamentos o Onix não conseguiu segurar o Hyundai HB20 1.6 16v, que passeou no comparativo e deixou o Chevrolet como vice.

Não foi culpa do motor 1.4, ex-Econoflex e agora SPE/4. A potência de 98/106 cavalos ainda é a segunda melhor e o desempenho também não é tão fraco como a classificação indicou. O Onix acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, mesmo tempo do Toyota Etios e a dois décimos do Gol, mas os três foram dois segundos mais lentos que o HB20. Entretanto, na retomada de 60 a 120 km/h o Chevrolet ficou para trás e fez a marca em apenas 17s2, dois segundos mais rápido que o Palio, o lanterna. Na soma dos resultados, o Onix ficou em quarto.

No consumo, com médias da Quatro Rodas, o Onix 1.4 fez 7,9 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Ficou em segundo na soma e empatado com o HB20 e o Gol. Recuperou os mesmos pontos perdidos no desempenho em relação ao 1.0. Porém, voltou a perder pontos na frenagem de 26,5 metros a 80 km/h, ficando novamente no penúltimo lugar, à frente apenas do Palio. O ruído de 67,2 decibéis a 120 km/h é o segundo mais baixo. Estas duas últimas medições são da revista Carro.


O porta-malas de 280 litros tem a mesma capacidade do Palio e se coloca em terceiro lugar. Mesma posição do estilo, que é atraente, mas carece de originalidade e fica atrás do HB20 e do Fiat. O acabamento é o segundo melhor, assim como a assistência de 600 concessionárias da Chevrolet. O ponto fraco estático do Onix é o espaço interno, melhor apenas que o Gol.  

Com motor 1.4, o sucessor do Corsa ficou um pouquinho mais caro relativamente. Esta cilindrada maior tem duas versões: LT e LTZ. A primeira custa R$ 37.290 com ar condicionado. Já a top, com pintura metálica, sai por R$ 42.840, mais caro apenas que o Palio e o Etios. Já vem de fábrica com o sistema multimídia My Link, ar condicionado, trio elétrico (todos os vidros inclusive), computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS com EBD e airbags frontais, rodas de liga-leve aro 15, faróis de neblina, alarme, chave canivete, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros. Apesar da tela multimídia, o Onix ficou atrás do HB20 na relação de equipamentos por não ter sensores de estacionamento e de chuva de série

FICHA TÉCNICA - CHEVROLET ONIX

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.389 cm³, 8 válvulas
Potência: 98 cv (gasolina) e 106 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,5 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 180 km/h (fabricante)
Consumo: 7,9 km/l e 10,9 km/l (revista Quatro Rodas, com álcool) 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,93/1,70/1,48/2,53 m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 54 litros
Preço básico: R$ 41.990

1º Hyundai HB20 Premium 1.6


Coube ao HB20 1.6 a superioridade que a Hyundai esperava ao projetá-lo. É verdade que o 1.0 também rompeu com os padrões e é um carro superior em estilo e acabamento, mas foi o 1.6 quem venceu o comparativo contra os seus quatro principais rivais. O básico perdeu para o Chevrolet Onix. 

Além das linhas fluídas mais modernas, do acabamento com aparência de carro médio (mais agradável no 1.6) e do porta-malas de 300 litros, o HB20 1.6 foi superior no próprio motor, que tem quatro cilindros (o 1.0 só tem três) e comando variável das dezesseis válvulas. Se a potência de 122 cavalos com gasolina e 128 cv com álcool é pouca para o chamativo cupê de três portas laterais Veloster, caiu muito bem para o primeiro hatch compacto vendido e desenvolvido especialmente para o Brasil. 

A aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos é a melhor, embora tenha ficado em quarto com a retomada de 60 a 120 km/h em 18s4. Como o Etios e o Gol ganharam empatados nesta segunda prova e o HB20 venceu sozinho, o Hyundai levou por pouco o desempenho. Também superiores foram a frenagem a 80 km/h em 24,5 metros e o ruído de 65,6 decibéis a 120 km/h. 

O consumo, medido pela Quatro Rodas, é de 7,4 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Somando, ficou empatado em segundo lugar com o Onix e o Gol, perdendo apenas para o Palio. O espaço interno é mediano: as pernas vão elevadas, mas há boa acomodação da cabeça.


Seu preço é quase proporcional à sua lista de equipamentos. É o segundo mais caro, mas tem a melhor lista de itens de série. O HB20 Premium, versão top exclusiva do motor 1.6, sai por R$ 44.995 sem pintura metálica, que aumenta o valor para R$ 46.040. Por mais 3 mil reais você adiciona o câmbio automático de cinco marchas. O HB20 e o Gol são os únicos com opção de transmissão automática ou automatizada, respectivamente. O modelo foi avaliado com câmbio manual. 

De série, o HB20 Premium vem com ar condicionado, trio elétrico, computador de bordo, rádio CD/Player com MP3, com comando no volante (mas sem Bluetooth), freios ABS com EBD, airbags frontais, volante com regulagem de altura e distância, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, travamento elétrico do porta-malas, faróis de neblina, bancos com encaixe ISOFIX, computador de bordo, rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros. 

De ruim, o HB20 só tem a pouca rede de concessionárias da dividida Hyundai (entre matriz e importadora). Aqui no comparativo, o novo hatch superou os líderes do segmento. Resta saber se vai cumprir a missão no próprio mercado.

FICHA TÉCNICA - HYUNDAI HB20

Motor:  Quatro cilindros, transversal, flex, 1.591 cm³, 16v
Potência: 122 (gasolina) e 128 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,5 segundos (revista Carro, com álcool e câmbio manual)
Velocidade máxima: 188 km/h (manual - fabricante)
Consumo: 7,4 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (revista Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,90/1,68/1,47/2,50 m
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 36.995 (Comfort) / R$ 38.995 (Plus) / R$ 42.995 (Style manual) / R$ 45.995 (Style automática) / R$ 44.995 (Premium manual) / R$ 47.995 (Premium automática)


Minha escolha 

Seja com motor 1.0 ou 1.6, o Hyundai HB20 me encantou pelo seu interior com qualidade, o estilo dinâmico e os equipamentos de série da versão mais completa. Ressalva por oferecer ar condicionado na versão básica, mas não ter vidros e retrovisores elétricos.  




Classificação geral das duas versões

1º Hyundai HB20
2º Chevrolet Onix 
3º Toyota Etios 
4º Fiat Palio
5º Volkswagen Gol 

E com a segunda parte do comparativo dos hatches compactos o Guscar entra de férias. Aos leitores desejo um Feliz Natal e um 2013 repleto de muitas realizações! No mercado automobilístico aguardamos muitas novidades, como as versões sedã do Onix e do HB20 e aqui no Guscar pretendo fazer muito mais comparativos ao longo do ano.

O blog volta com novo visual e matérias inéditas na terceira semana de janeiro, mas até lá preparei e programei uma série de retrospectivas de 2012. Até lá!