Fotos: Divulgação

Italdesign

Brivido - A Italdesign, estúdio do designer Giorgetto Giugiaro, que desenhou tantos carros vendidos no Brasil como o Uno, o Passat e Palio, apresentou em Genebra uma proposta de um cupê grã-turismo híbrido de 4,98m de comprimento, com motor a gasolina V6 3.0 de 360 cavalos e outro elétrico, comandados por uma transmissão automática de oito velocidades. 

Utiliza plataforma da Volkswagen, sua atual controladora, e tem portas de vidro que se abrem como asa de gaivota. Por dentro, além dos retrovisores por câmera de vídeo, se destaca o painel com quadro de instrumentos nos dois lados, que faz com que o carona se sinta intensamente como o copiloto, com direito até a um iPad para ajustar o sistema de navegação e o áudio. Os dois passageiros de trás ganham um óculos 3D para assistir a filmes e ver informações sobre a viagem. Uma emoção que faz jus ao nome do carro em italiano. 


Pininfarina 

 
 
 
Cambiano - Outro tradicional estúdio italiano, a Pininfarina, famosa por desenhar os carros da Ferrari, apresentou o Cambiano, um cupê esportivo de três portas, mas ao estilo Veloster. Homenageando a cidade onde fica a sede do estúdio, é um conceito com quatro motores elétricos montados em cada roda que somam 326 cavalos e o levam a acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e alcancar velocidade máxima de 250 km/h. O apoio à autonomia de 205 para 800 km é feito por uma pequena turbina de 80 cv, que pode ser abastecida com gasolina ou diesel.  

As linhas do Cambiano não são exageradamente futuristas, ao contrário do conceito da Bertone abaixo. Mas detalhes como faróis inteiramente em LED, teto de vidro e volante tipo manche o deixam para um futuro mais distante. Resta saber qual montadora vai comprar a sua ideia. 


Bertone




Nuccio Concept - Foi criado comemorar o centenário da Bertone, fundada em 1912 por Giovanni Bertone, pai de Nuccio, que dá nome a este conceito de linhas exageradamente futuristas, inspiradas em outras criações clássicas da marca, como o Lamborghini Countach e o Lancia Stratos. Giuseppe, nome verdadeiro de Nuccio, assumiu a empresa em 1944, aos 30 anos, e deu o prestígio que ela tem hoje. O designer morreu em 1997, mas continua vivo neste novo projeto.


Rinspeed 

 
 

Dock+Go - Não poderia encerrar esta série sobre o Salão de Genebra 2012 sem as honras da casa. Depois de tantos projetos criativos e curiosos, sempre baseados em outras marcas como Porsche, Volkswagen, Fiat e Lotus, a anfitriã Rinspeed foi modesta neste ano. Ela, que já apresentou um carro submarino, o sQuba, baseado no Lotus Elise, este ano se limitou a projetar um "reboque" para o microcarro Smart. 


Na verdade, o Smart For Two foi transformado em elétrico pelo estúdio suiço. Teve a estrutura reforçada, ganhou rodas de 17 polegadas, teto transparente, novo painel interno com um tablet no meio e até tela eletrônica na grade. O reboque, que é fixado no carro através do para-choque, além de dar mais espaço para bagagem do pequenino de dois lugares e porta-malas minúsculo, também tem baterias para aumentar a autonomia e as rodas extras regeneram a energia nas frenagens. Poderá ser equipado com compartimento térmico para pizzas e até saídas de som. 


E aqui termina a série especial sobre o Salão de Genebra do Guscar. Obrigado pela leitura.