Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Lançado mundialmente em 2007, chegando ao Brasil dois anos depois, o Tiguan ganhou a sua renovação de meia idade.

O utilitário esportivo médio deixou a fila - onde agora só estão o Passat CC e a linha Gol - e recebeu a frente com o atual padrão Volkswagen. Ou seja, grade e para-choques retos, fundo preto, frisos cromados duplos (que o Tiguan já tinha) e faróis com filetes de LED, autênticos ou não. Os de neblina agora direcionam nas curvas fechadas, em baixa velocidade. Na traseira, as lanternas mantiveram o tamanho e o formato. O que mudaram foram as lâmpadas e o efeito das luzes, agora em L.


O painel interno, com os quatro pares verticais de difusores de ar circulares, também foi conservado, mas o Tiguan ganhou tela colorida no quadro de instrumentos, um novo volante multifuncional, tela sensível ao toque e equipamentos tecnológicos como o detector de fadiga (acende um ícone de café quando sente alguma mudança de comportamento do motorista) e a segunda geração do Park Assist, que agora também estaciona automaticamente em vagas perpendiculares. Pena que este último recurso é opcional. O Tiguan, aliás, lançou a primeira versão do sistema no Brasil. 

Também são cobrados à parte a entrada com a chave guardada no bolso e partida do motor por botão (chamado Kessy), o revestimento integral de couro dos bancos (em três cores: preto, marrom ou bege), o ajuste elétrico para o banco do motorista, rodas de liga-leve de 18 polegadas (as originais têm 17 polegadas), o GPS, os faróis direcionais bi-xénon com 14 LEDs e o teto solar panorâmico.


A linha 2012 do Tiguan vem de série com ar condicionado digital de duas zonas, computador de bordo, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, com espelhos aquecíveis que baixam quando se aciona a marcha ré, rádio MP3, Bluetooth e CD Player para seis discos, com comando na tela e no volante, entradas para cartão de memória e iPod, piloto automático, bancos de couro Alcantara na parte central do assento e do encosto (opções de cores preta, cinza e bege), direção elétrica, freio de mão elétrico, gancho Isofix para cadeirinha de criança, sensores de estacionamento traseiro e de chuva, freios ABS, controle de estabilidade (ESP) e tração, além de seis airbags (frontais, laterais e de cortina). 

O bom espaço interno e o porta-malas de 470 litros foram mantidos. A capacidade pode subir para até 1.510 litros. O banco traseiro é rebatível em 60-40, corre para frente e para trás e seu encosto pode ser reclinado. Os bancos dianteiros levam mesinhas retráteis nas suas costas. 


Também permanecem o motor 2.0 TSI com turbo e injeção direta de combustível, que rende 200 cavalos de potência, a tração integral 4Motion - que pode ser concentrada inteiramente no eixo traseiro - e o câmbio automático Tiptronic. Suas marchas podem ser mudadas na alavanca no console e agora também nas borboletas atrás do volante. 

O preço do Tiguan já sofre o efeito do aumento do IPI. Antes previsto para custar na faixa de R$ 105 mil, já subiu para o mínimo R$ 110 mil, podendo aumentar ainda mais. A Volkswagen não divulgou o preço da versão completa. A compensação é que os seus principais concorrentes, como o Hyundai ix35 (R$ 108.000), o Kia Sportage (R$ 103.400) e o Mitsubishi ASX (R$ 96.990) também podem encarecer. A exceção é o Chevrolet Captiva (R$ 100.774), fabricado no México. O ASX será fabricado aqui em breve.

O Tiguan continua confortável e bem acabado. Mas esta renovação poderia ter ido além da nova grade. Os novos itens tecnológicos poderiam ser de série e não deveriam faltar a câmera de ré e o câmbio de dupla embreagem DSG, o que deixaria o jipinho completo, num momento turbulento para carros que vêm de fora do Brasil, dos países do Mercosul e do México. 



FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0 TSI 


Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.984 cm³, turbo, injeção direta, 16 válvulas
Potência: 200 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 segundos
Velocidade máxima: 207 km/h
Consumo Médio: 11,05 km/l
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,42/1,81/1,70/2,60 m
Porta-malas: 470/1510 litros
Tanque: 63,5 litros
Preços: R$ 110.000 (básico)