Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

A Lifan tem vendido bem, embora menos que as conterrâneas chinesas JAC Motors e Chery. Boa parte deste sucesso razoável se deve à repercussão do genérico do Mini Cooper: o 320. O 620 também imitou o tcheco Skoda Octavia de antiga geração, mas não chamou tanta atenção.

E parece que a marca oriental, representada pelo grupo Effa Motors, ainda não aprendeu a ser criativa. Seu próximo lançamento no Brasil, o utilitário esportivo X60 tem nome de Volvo (XC60) e de BMW (X6), frente inspirada no Hyundai Santa Fe, traseira da antiga geração do Toyota RAV4 e painel interno semelhante ao da atual versão deste último. Mesmo assim, o interior parece ter evoluído um pouco em acabamento. O porta-malas tem capacidade para 405 litros.

Chegará em outubro, possivelmente montado no Uruguai, com motor 1.8 a gasolina, de 134 cavalos de potência e câmbio manual de cinco marchas. Custará a partir de 55 mil reais em opções de tração 4x2 ou 4x4. Como todo carro chinês, que deseja conquistar o seu público pelo custo-benefício, o Lifan X60 vai oferecer de série ar-condicionado digital, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), teto solar, direção hidráulica, bancos em couro, vidros com acionamento elétrico, sistema de navegação por GPS, CD Player com MP3 (e Bluetooth) e rodas de liga leve de 16 polegadas.

O X60 vai concorrer diretamente com o conterrâneo Chery Tiggo. Mas também vai tentar dissuadir interessados no Ford Ecosport, Citroën Aircross, Chevrolet Captiva e Mitsubishi ASX. Será que vai funcionar?


FICHA TÉCNICA - LIFAN X60

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 16 válvulas, 1.8
Potência: 134 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,2 segundos
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo médio: não divulgado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,32/1,79/1,69/2,60 m
Porta-malas: 405 litros
Tanque: 55 litros
Preço: R$ 55.000