Texto: Gustavo do Carmo

Fotos: Divulgação


Desde a década de 90 a Volvo vem se esforçando para perder as linhas retas e o perfil de carro de senhor que adotou nos anos 70, ao mesmo tempo em que pretende manter a segurança como a sua marca registrada.

O primeiro passo para ganhar respeito do público jovem foi lançar o hatch compacto C30, de apenas duas portas e com tampa do porta-malas de vidro. O segundo foi patrocinar a série de filmes sobre vampiros adolescentes Crepúsculo e incluir o modelo na história, graças à oportuna citação da marca sueca no livro. O crossover XC60 foi a estrela da continuação da saga e reforçou o novo posicionamento da Volvo.

Com o sucesso desses dois modelos nos novos segmentos, chegou a hora de aplicar as linhas suaves e arredondadas aos seus tradicionais sedãs. A começar pela segunda geração do S60, que já está à venda no Brasil, por enquanto, apenas na versão top de linha T6, por R$ 169.900.

O teto e as janelas ficaram mais inclinados, aderindo ao estilo dos cupês de quatro portas, moda lançada pela Mercedes CLS. A frente ficou mais bicuda, com o capô cadente, faróis amendoados e as luzes de neblina verticais próximas à grade levemente hexagonal. A traseira alta tem lanternas parecidas com as do Honda Civic, inscrição VOLVO no centro em letras separadas e um pequeno aerofólio. As rodas são de 18 polegadas.

Já na segurança a ordem é continuar inovando para manter a sua excelência. O grande destaque do S60 é o sistema infravermelho que, andando a até 35 km/h, detecta pedestres na rua (isso mesmo!), avisa no head up display e freia o carro automaticamente, caso não haja reação do motorista, evitando um atropelamento. Outro recurso tecnológico, muito útil para evitar batidinhas de trânsito, é o City Safety, que também para o veículo quando há a iminência de uma batida em baixa velocidade (também 35 km/h).

Tem ainda o BLIS, que são sensores laterais que monitoram os pontos cegos do retrovisor. Além de tudo isso vem com controle anticapotamento, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS) e os já triviais airbags frontais, laterais e de cortina, freios com ABS e EBD, sensores de estacionamento (também na frente), chuva e acendimento dos faróis, alarme, imobilizador, câmera de estacionamento, cintos de segurança com pré-tensionador e fixador de cadeirinha infantil do tipo ISOFIX.

Os controles de tração e estabilidade são mais eficientes que os convencionais. O de tração auxilia nas curvas. Já o de estabilidade tem sensor de inclinação da carroceria e identifica a possibilidade de derrapagem, segurando o carro nas manobras mais bruscas.

O atrevimento prometido pela própria Volvo ainda não chegou ao interior, que continua com visual reto e conservador, instrumentos circulares e o console flutuante com display vertical de outros modelos recentes, mas com bons materiais de revestimento (couro e alumínio), de toque macio e muito conforto. A tecnologia não foi deixada de lado. O S60 tem sistema de câmeras com ângulo de 180º, som premium com oito alto-falantes, leitor de DVD com monitor de 7 polegadas, entradas auxiliares, GPS e piloto automático adaptativo com controles no volante. Este controle de cruzeiro (ACC) não só programa a velocidade como a reduz automaticamente quando encontra um carro na frente e ainda avisa sobre o perigo de batida. O ar condicionado digital tem duas zonas e duas saídas para os bancos traseiros. A partida é feita por um botão no painel, com o chaveiro encaixado. O porta-malas comporta apenas 380 litros, mas o encosto bipartido do banco traseiro aumenta a capacidade para 690 litros.

A versão T6 tem motor de seis cilindros em linha 3.0, turbo, com injeção direta, que rende 304 cavalos. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h. A tração é integral e o câmbio é automático sequencial de seis marchas. O Volvo S60 leva vantagem no preço para competir com o trio alemão Audi A4 3.2 FSI quattro (R$ 238.500), BMW 325i (R$ 196.050) e Mercedes C300S (R$ 219.300), versões semelhantes a este T6. Até o final do primeiro semestre chegam o T5 (motor 2.0 quatro cilindros de 240 cv) e T4 (1.6 de 180 cv).

A Volvo oferece para o S60 o serviço On Call. Em caso de acidente basta apertar o botão SOS no painel do veículo para acionar um sistema de comunicação computadorizado controlado via satélite, que presta assistência ao proprietário do veículo.


FICHA TÉCNICA - VOLVO S60 T6

Motor: Seis cilindros, transversal, injeção direta, gasolina, 2.953 cm³, turbo
Potência: 304 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,5 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo médio: 10 km/l
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,63/1,86/1,48/2,77 m
Porta-malas: 380 litros
Tanque: 67,5 litros
Preço: R$ 169.900