Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Ausente desde 2004, o sedã médio-grande Sonata volta ao mercado brasileiro em um ótimo momento para a Hyundai, que até 2007 viveu momentos turbulentos em nosso país por causa de crises cambiais e críticas à sua qualidade. Desde então, com o lançamento do sedã maior Azera, que tomou o posto de top de linha que o Sonata tinha desde 1992, a sua fabricante amadureceu e se tornou respeitada no Brasil.
A sétima geração está com um visual bem moderno e atraente. Reconquistou, provisoriamente, o posto de top da marca, até o lançamento da nova geração do Azera, no final do ano.
O Sonata aderiu ao conceito cupê de quatro portas, inaugurado pelo Mercedes CLS, copiado pelo Volkswagen Passat CC e que hoje é referência para a Hyundai. O teto desce curvado até a tampa do porta-malas. A dianteira, com faróis esguios e grade cinza de três frisos, é bem mais elegante que o utilitário esportivo ix35. A traseira tem vincos que simulam um aerofólio, lanternas pontiagudas, com LEDs nas luzes de posição, e uma barra cromada entre elas e sobre a placa. A lateral tem vinco curvado na linha das maçanetas e um relevo baixo na altura da soleira.
O interior tem aparência arrojada, estilo cockpit e acabamento bem cuidado de couro, alumínio e vinil. Apesar do teto baixo, o espaço para a cabeça não foi prejudicado. As pernas também vão bem acomodadas. Inclusive as dos passageiros de trás, já que o assoalho é praticamente plano. O banco traseiro é bipartido, tem apoio de braço e três encostos de cabeça, mas comete o deslize de não ter cinto de segurança de três pontos para quem vai no meio. O porta-malas tem capacidade para 463 litros. Pouco para o tamanho do carro.
O Hyundai Sonata já está sendo vendido no Brasil em versão única com motor de quatro cilindros 2.4, de 16 válvulas e 178 cavalos de potência. O torque é de 23,3 kgfm a 4.000 rotações. O câmbio é automático de seis marchas com controle sequencial no volante e na alavanca do console. O arranque é feito por um botão no painel.
Ele traz de série ar condicionado digital com ionizador de ambiente para evitar bactérias e mau cheiro, direção hidráulica progressiva, trio elétrico com retrovisores externos rebatíveis eletricamente e desembaçador, banco do motorista com regulagem elétrica de distância, lombar e altura com duas memórias, bancos dianteiros aquecidos, revestimento dos bancos e volante em couro, bancos traseiros bipartidos com apoio de braço, volante com regulagem de altura e profundidade, porta-malas e tanque do combustível com abertura elétrica, computador de bordo, piloto automático, CD-Player com Mp3, entradas para USB e Ipod, com comandos no volante, rodas de liga-leve de 18 polegadas, freio de estacionamento do tipo pedal, pintura metálica e o teto solar duplo (que parece ser panorâmico por fora).
Entre os itens de segurança estão freio a disco nas 4 rodas, com ESP (sistema eletrônico de estabilidade) que monitora os sistemas de freio ABS, EBD (distribuidor de força eletrônico entre traseira e dianteira), airbags frontais, laterais e de cortina, coluna de direção retrátil, cintos dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionadores e limitadores de força, luzes de advertência para cintos desatados e portas abertas, apoios de cabeça dianteiros ativos, faróis de xenônio com regulagem de altura, faróis de neblina, alarme anti-furto, trava interna do porta-malas e sensor de estacionamento traseiro.
O Sonata custa R$ 105 mil, mas é vendido com ágio nas concessionárias. Seus principais concorrentes fora da Hyundai são o Ford Fusion (R$ 82.830) e o Chevrolet Malibu (R$ 89.900). O novo carro já enfrenta uma forte concorrência dentro de casa com o Azera, que é maior (4,90 contra 4,82 metros) e mais barato (R$ 90 mil).
FICHA TÉCNICA - HYUNDAI SONATA 2.4 16v
Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 2.359 cm³, 16 válvulas
Potência: 178 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,1 segundos
Velocidade máxima: 208 km/h
Consumo Médio: 10 km/litro
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,82/1,84/1,47/2,80 m
Porta-malas: 463 litros
Tanque: 70 litros
Preço: R$ 105.000
0 Comentários