Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Foram anunciados na última quarta-feira, 17/11, em um evento no Credicard Hall em São Paulo, os vencedores da edição 2011 do prêmio Carro do Ano, organizada há quarenta e um anos pela revista Autoesporte. Nos dois primeiros anos a eleição foi promovida pela extinta Mecânica Popular. E no terceiro não houve.

Neste ano, o quadro de jurados foi reduzido de vinte e sete para dezessete especialistas, que votaram nos vencedores dos Carros, Utilitários e Picape do Ano. Alguns jornalistas e engenheiros escolheram também os motores. Além das sete categorias Motor até 2.0, Motor acima de 2.0, Utilitário (que custa até 120 mil reais), Utilitário Premium (acima da faixa), Picape, Carro Premium (mais de R$ 110 mil) e o tradicionalíssimo Carro do Ano, a revista continuou premiando o Carro Verde do Ano (Volkswagen Gol G4 Ecomotion), o Site do Ano (http://www.fiat.com.br/), 0 Comercial de TV do Ano (Fiat Novo Uno), o Executivo do Ano (Cledorvino Belini, presidente da Fiat e da Anfavea) e o hall da fama para homenagear grandes nomes do automobilismo brasileiro, como o tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna e Raul Pires, estilista brasileiro que participou do projeto do Bentley Continental GT.

Depois de um intervalo de vinte minutos foram anunciados os vencedores principais: Ford Sigma 1.6 (motor até 2.0), Audi V10 5.2 TFSI (acima de 2.0), Kia Sportage (utilitário), Land Rover Discovery 4 (utilitário premium), Volkswagen Amarok (picape), Audi A8 (carro premium) e Fiat Novo Uno (Carro do Ano).

Todos os prêmios foram anunciados pela modelo e repórter de esportes radicais do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, Dani Monteiro, que, aliás, anunciou a gravidez de sua primeira filha.

Nos posts abaixo confira a classificação e o comentário histórico de cada categoria.