Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Na Europa ele reergueu uma das marcas mais tradicionais da Inglaterra e ganhou uma versão conversível e outras mais apimentadas. Aqui ele é conhecido por ter sido desenhado pelo brasileiro Raul Pires. Lançado em 2003, o cupê superesportivo e luxuoso Bentley Continental GT está com uma nova carroceria.

Apesar da manutenção do estilo e dos 4,80m de comprimento, 1,94m de largura, 1,40m de altura e 2,74m de distância entre-eixos, a Volkswagen, dona da marca inglesa, garante que o carro é totalmente novo.

Só quem conhece o modelo antigo verá que os faróis estão mais amendoados, transparentes e embutidos no para-lamas. Grade e para-choque dianteiro também foram renovados. A inspiração foi no sedã Mulsanne. Na traseira as lanternas cresceram. Estas e os faróis ganharam leds - diodos emissores de luz. O conjunto ótico frontal ganhou iluminação diurna. A lateral ganhou vincos mais fortes e linha de cintura mais alta. As rodas de alumínio são de 20 polegadas, mas podem ser trocadas por um conjunto de 21".

Oitenta por cento revestido em couro, o interior foi onde o carro mais mudou. O painel tem menos apliques de madeira, mas ganhou muitos detalhes em aço escovado. O console agora é flutuante e ganhou mais tecnologia com um novo sistema multimídia, composto por um monitor de oito polegadas touch-screen, com navegador, bluetooth, telefone e sisstema de som mp3 que tem um disco rígido interno de 30 gigabytes. O Continental GT é um cupê 2+2, ou seja, tem espaço para motorista e carona na frente, mais dois passageiros atrás, separados por um console de madeira com saídas de ar.

O motor W12 6.0, que na verdade são dois blocos de seis cilindros em V entrelaçados, foi revisado e ganhou mais 15 cavalos de potência e agora rende 575 cv, com 72 kgfm de torque. Uma dessas modificações no motor foi fazer com que ele possa ser abastecido com álcool (desde que tenha 15% de gasolina). Será que está sendo preparado para o mercado brasileiro?

O câmbio automático de seis marchas foi desenvolvido pela ZF, marca especializada em transmissão. A tração do Continental GT é integral, com 60% da força concentrada na traseira e os outros 40% na dianteira. A suspensão foi construída em alumínio para dar maior leveza ao carro e garantir o desempenho de 318 km/h de velocidade máxima de aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. O esportivo também terá, em breve, uma opção mais light de motorização: um V8 4.0.


Apesar da Bentley pertencer ao portfólio da Volkswagen desde 1998, o Continental GT ainda é fabricado na tradicionalíssima planta de Crewe, na Inglaterra. Até então, a Bentley era a divisão esportiva da Rolls Royce, que hoje pertence à BMW.

O Continental GT 2011 ainda será apresentado no Salão de Paris, que começa nas próximas semanas. No Brasil deve chegar somente em meados do ano que vem, importado pela Platinuss, da capital paulista.