Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados técnicos: Revista Quatro Rodas e Bestcars Website



O BMW Série 1 chegou ao mercado brasileiro em 2005, mas seu preço estava fora do alcance de quem desejasse adquirir o menor e mais barato carro fabricado com a bandeira da marca alemã desde o fim da importação do Série 3 Compact em 1999. (Desde 2000 ela fabrica o Mini)

O Série 1 começou a ser importado na versão 120i, com motor 2.0 de 150 cavalos, custando quase 150 mil reais. No ano seguinte veio o 130i, com motor 3.0 de seis cilindros em linha e preço de mais de R$ 200 mil. Somente em junho do ano passado foi lançada a versão 118i, que apesar do nome sugerir um motor 1.8, tem dois litros de cilindrada. E será esta versão, que torna o hatch mais acessível, que vou avaliar neste post, mesmo custando R$ 99.500.




Estilo ****


Apesar de ser um projeto de 2004, o Série 1 ainda atrai olhares por onde passa. Prova de que o hatch é bonito e elegante. E com um detalhe: ninguém lembra do Hyundai i30 quando o vê. Só tende a ser reestilizado no ano que vem. Até lá, dá pra curtir o modelo atual.




Acabamento ***


Para torná-lo mais acessível, a BMW tirou alguns luxos como ar condicionado digital, display de LCD, faróis de xenônio, teto solar, sensor de estacionamento e, principalmente, bancos em couro. Deixou apenas detalhes de pele nas laterais dos bancos. Mesmo assim, a qualidade dos materiais do painel e dos revestimentos agrada bastante. Os bancos dianteiros são envolventes e têm regulagem elétrica dos apoios laterais e o assento pode ser estendido. Mas peca por não trazer iluminação no espelho dos para-sois, inadmissível para um carro do seu preço.




Espaço interno *


É um ponto fraco do 118i. Na frente e para a cabeça dos passageiros de trás é até razoável. Mas o que aperta mesmo, literalmente, são as pernas dos passageiros traseiros. Culpa do túnel da tração traseira, que limita bastante os movimentos. Quem viajar no meio vai sofrer.

Porta-malas *

Tem apenas 330 litros, três a mais que o do Chevrolet Agile, considerado um compacto. Para o porte que tem, uma capacidade aceitável seria de uns 400 litros.




Motor ***

Com 2.0 de cilindrada e dezesseis válvulas, é montado na posição longitudinal, o que justifica o capô longo. Se os 136 cavalos fossem de um motor 1.8 estaria ótimo, mas em um 2.0 é apenas razoável. Apesar do sistema Valvetronic e do comando de válvulas Double Vanos rende pouco mais que um Vectra GT, que tem oito válvulas. E menos que o seu "clone" Hyundai i30, de 145 cv. O 120i tinha 150 cavalos de potência, mas parou de ser importado.

Desempenho ***

Assim que é acionado pelo botão de partida no painel, o motor emite um ronco grave. Em baixas rotações, o desempenho do BMW é razoável, como na aceleração de 0 a 100 km/h feita em 11,4 segundos pela revista Quatro Rodas. A situação melhora na retomada de 80 a 120 km/h cumprida em 8,4 seg. pela mesma publicação. O alívio vem na boa velocidade máxima final de 204 km/h.

O câmbio automático de seis marchas com opção de mudança manual sequencial, apenas pela alavanca, tem mudanças muito suaves e feitas exatamente quando se espera, seja para cima ou para baixo, segundo o site Bestcars.

Consumo ****

Ainda fora do grupo dos flex, o motor 2.0 16v do 118i é movido apenas a gasolina. E somente com um litro deste combustível ele andou nove quilômetros, em média, em percurso urbano. Na estrada, o consumo foi de 12,6 km/litro. Números muito bons, mas que poderiam ser um pouco melhores. Fonte: Quatro Rodas.

Segurança *****

Se o Série 1 perdeu itens de conforto e acabamento na versão 118i, na segurança ele dá show. De equipamentos de série oferece seis bolsas infláveis, sendo duas frontais (a do passageiro acionada apenas se houver ocupante no banco) de dois estágios, duas laterais dianteiras para o tórax e duas cortinas na área de vidros lateral; pontos de fixação Isofix para cadeira infantil; cinco encostos de cabeça e cintos de três pontos, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e controles de estabilidade e tração.

Por falar nos freios, o ABS garante boa frenagem de 25,4 metros vindo a 80 km/h. De 120 km/h a distância é de 55,9 metros. Números da Quatro Rodas.

Conforto ****

Nível de ruído de 63,6 decibéis com o carro andando a 120 km/h. Muito bom para um carro sacrificado com a perda de equipamentos como o ar condicionado digital para ficar mais barato. Só peca novamente em um detalhe: não tem comando do som no volante e nem bluetooth.

Equipamentos de série ***

Ar condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, r0das de liga-leve de 16 polegadas, apoio de braços dianteiro central, bancos esportivos dianteiros, câmbio automático de seis marchas Steptronic, faróis de neblina, kit de primeiros socorros, sensor de chuva e crepuscular, alarme por controle remoto, volante em couro, air bag frontal para motorista e passageiro, airbags laterais dianteiros, airbags de cabeça dianteiro e traseiro e controle de estabilidade.

Preço

R$ 99.500



Opções de cores

Sólida: Branco Alpino. Metálica grátis: Preto II e Vermelho Crimson. Metálicas pagas (R$ 1.000): Azul Deep, Azul Montego, Azul Água, Cinza Space, Prata Titanium e Preto Safira


Concorrentes **

Audi A3 - R$ 98.708

Mercedes CLC - R$ 105.000

Volvo C30 - R$ 86.150


FICHA TÉCNICA - BMW 118i ***


Motor: longitudinal, gasolina, 2.0 16v, 136 cv
Aceleração de 0-100 km/h: 11,4 seg.
Velocidade Máxima: 204 km/h
Consumo Médio: 10,8 km/litro