Os faróis de gás xenônio são aqueles de luz bem forte e azulada que chegaram ao Brasil com os carros importados e viraram moda entre os motoristas e lucro para as lojas de auto-peças e acessórios que vendiam kits do sistema de iluminação.


Só que desde o dia 1º de janeiro deste ano este kit avulso está proibido. Quem instalou o farol de xenônio terá que substituí-los pelo farol tradicional. Apenas modelos vindos de fábrica serão permitidos.


Conforme a resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, só poderão rodar os carros com faróis de xenônio que tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas. Este equipamento impede que o facho do farol suba demais e ofusque outros motoristas. Também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz podendo causar um acidente. Por enquanto essas tecnologias vêm instaladas de fábrica em carros luxuosos e não estão nos kits de adaptação vendidos no Brasil.


Com o kit colocado fora da fábrica, é emitida uma luz que causa uma cegueira momentânea podendo ocorrer uma colisão. As pessoas começaram a colocar o farol de xenônio pela vantagem de iluminar três vezes mais e consumir 40% menos de bateria do que uma lâmpada comum.


Mas por causa da guerra de luzes que podem causar acidentes, quem instalou os faróis de xenônio depois de comprar o carro, vai ter que retira-los. Segundo o Contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave, que prevê multa de R$ 127 e retenção do veículo.


Fontes:

G1