O mexicano Chevrolet Captiva Sport é o utilitário esportivo do ano para 2009. Sua vitória já era esperada pois, além de bonito, bem acabado, confortável e relativamente barato, ele está fazendo sucesso e já tem fila de espera e ágio.
Com 310 pontos o Captiva derrotou os novatos Ford Edge (que ainda nem começou a ser vendido e vai encerrar a temporada do blog - somou 191) e Dodge Journey (167) e os experientes Honda CR-V (campeão de 2003 na antiga geração, com 154) e Fiat Strada (128), a única picape presente. O máximo de pontos era 380.
O Captiva não trouxe de volta só a modernidade para a linha de utilitários esportivos da Chevrolet. Trouxe também de volta um título da Autoesporte na categoria para a marca da gravata, que não ganhava desde 1998 com a Blazer. A última vez que a GM comemorou no evento da revista foi em 2006, com o motor Econo.Flex. Na categoria principal, onde é a maior vencedora com 13 conquistas, não ganha desde 1997 com o Vectra antigo. Com a vitória do Gol o maior jejum passa a ser dela. Nesta categoria de utilitários a GM vence pela segunda vez, se tornando a segunda maior vencedora, atrás apenas da Ford com três vitórias, sendo duas do Ecosport.
Já falei do Captiva em agosto em um post com quatro utilitários no Especial Crossovers, entre eles os finalistas Journey e Strada e o vencedor do Utilitário Premium do Ano, o BMW X6. Aliás, a picape da Fiat foi a única representante da turma da caçamba, que perdeu a sua categoria própria no ano passado. Será que as picapes perderam importância no mercado brasileiro?
Outros vencedores:
1997 - Ford Explorer / 1998 - Chevrolet Blazer / 1999 - Mercedes ML / 2000-2001 - BMW X5 / 2002 - Não houve / 2003 - Honda CR-V / 2004 - Ford Ecosport / 2005 - Volkswagen Touareg / 2006 - Land Rover Discovery / 2007 - Audi Q7 / 2008 - Ford Ecosport
0 Comentários