Em 1986, o Escort ganhou a sua primeira reestilização frontal: a lataria do capô se estendeu até a metade da grade, os faróis e piscas ganharam novo desenho. Os pára-choques de ambos os lados, as lanternas traseiras e o interior também receberam grandes modificações. No ano seguinte, a Ford se juntou à Volkswagen para formar a Autolatina. A união só rendeu frutos para a linha Escort dois anos depois, quando o XR3 e o Ghia ganharam o motor AP1800 da marca alemã. O 1.3 foi aposentado. Com o face-lift, a série XR3 trocou as rodas "trevo de quatro folhas" e "tabuleiro de resta 1" pelas de desenho estrelado. Os pára-choques passaram a vir na cor da carroceria. No mesmo ano era lançado o sedã Verona, com apenas duas portas e um clone na Volkswagen: o Apollo. Já o quatro portas voltava ao mercado em 1991, importado da Argentina (através do acordo automotivo criado pelo então recém-nascido Mercosul), mas com nome bem brasileiro, melhor dizer paulista: Guarujá. Junto com ele, o XR3 adotava o amortecedor eletrônico na série especial Fórmula.





A partir de 1992 a maioria da linha Ford, o Escort inclusive, passou a ser equipada com catalisador. Era uma adequação às normas anti-poluição da época. No ano seguinte o Escort chegou à sua verdadeira segunda geração, com uma carroceria totalmente nova, maior e mais arredondada. Por dentro, um painel totalmente modernizado, com direito a equalizador digital do som nas versões Ghia e XR3. O Verona ficou conservador demais e o conversível manteve a coluna central em arco. O motor do esportivo aumentou para 2.0 e ganhou injeção eletrônica, que foi estendida aos poucos para toda a linha.

A antiga carroceria continuou em produção com motor 1.6 na chamada versão Hobby, colocando a Ford no concorrido segmento dos populares, criado pelo Uno Mille 1.0 e aquecido com a quase isenção de IPI, estendida em 1993 pelo presidente da época, Itamar Franco, aos motores 1,6. Tudo para ressuscitar o Fusca. Em 1994 o motor foi trocado pelo 1.0 e somente estes passaram a ter o baixo imposto.



Ainda naqueles anos, o Escort ganhou dois meio-irmãos da VW. Desta vez não eram clones, mas tinham traços parentescos: o sedã de duas portas Logus e o hatch de quatro portas Pointer. Era uma alternativa para que não houvesse concorrência com a nova geração do Escort, que tinha as opções inversas de portas.





A nova geração chegava ao nosso país com dois anos de atraso em relação ao modelo europeu, que era levemente reestilizado de novo. Esta alteração levaria mais quatro anos para chegar ao Brasil. Foi o modelo que ficou conhecido como 1996 e meio. Desta vez, saíram de cena o esportivo XR3 e o conversível, que ganhou uma série especial de despedida, oficialmente para comemorar o aniversário de 75 anos da Ford. Aliás, a tal série 96,5 não era mais nacional. Já era importada da Argentina.






Foi apenas um aperitivo para modernizar de vez o Escort, que ganhou outra frente, com recortes ovais na grade, apliques nas lanternas do hatch, que voltou a ter quatro portas e novo painel interno. As maiores novidades foram o fim do nome Verona (que passou a se chamar apenas Escort Sedan), o moderno motor 1.8 Zetec e a inédita Station Wagon. Há dez anos o sedã deixava de ser importado. Ao mesmo tempo surgia o esportivo RS do hatch, único com duas portas depois desta modernização. Em 2000 o Escort era simplificado com o motor Zetec Rocam 1.6, estreado no pequenino Ka. A esta altura, o Escort já estava no segmento médio e não empolgava mais. Os seus primeiros fãs adolescentes já eram responsáveis profissionais liberais com cerca de trinta anos, começavam a formar suas próprias famílias e compravam o seu sucessor, o Focus, provavelmente o sedã, que também era importado da Argentina junto com o ousado hatch. Em 2003, o Escort saía definitivamente de cena, deixando os tais adolescentes amadurecidos saudosos do seu primeiro carro.


As fotos do Verona 2 e da traseira do quatro portas lá na primeira parte são do modelo europeu. Gostaria de ter encontrado outras fotos, principalmente nacionais, do painel e que sejam de divulgação. Mas quem quiser colaborar com fotos oficiais ou do seu próprio carro, desde que ele esteja com as características originais e em bom estado, eu agradeço e darei o crédito.