sexta-feira, 25 de setembro de 2020

COMPARATIVO - FIAT STRADA x VOLKSWAGEN SAVEIRO


O lançamento, no final de junho, da segunda geração da Fiat Strada, primeira picape compacta com opção de cabine dupla de quatro portas e cinco lugares do mercado, deu uma sacudida num segmento que parecia em extinção, pois não dá lucro para o mercado externo (só aqui no Brasil). Porém, a concorrência ainda não se mexeu.

A Strada de cabine simples, pelo menos, ainda tem dois concorrentes: a Volkswagen Saveiro e a adormecida Chevrolet Montana. Teria três se a Peugeot não tivesse tirado a Hoggar de linha tão cedo, em 2014. Só não fiz um comparativo porque não tenho dados de teste da imprensa da Saveiro e nem da Montana.

Já a de cabine dupla só tem a Saveiro Cross. Lançada no mesmo ano do fim da Hoggar, com apenas duas portas, é vendida assim até hoje. Desde então, só ganhou o motor 1.6 16v e um ligeiro face-lift em 2016. É, portanto, a única com condições de desafiar a Strada, que vai para o duelo na versão top Volcano, com motor 1.3 8v Firefly e câmbio manual.


Estilo e Acabamento 

Com traços arredondados que lembram a média Toro, faróis esguios e grade ampla, a Strada é mais de uma década mais moderna que a Saveiro, lançada na atual geração em 2009, somente com cabine simples, ganhando a estendida no ano seguinte e a dupla em 2014, quando a Strada já tinha três portas no mesmo tipo de cabine. A Saveiro só ficou mais parruda com os face-lifts que ganhou em 2013 e 2016. (Strada 1x0)



Mesmo sendo um projeto mais antigo, a Saveiro dá o troco no acabamento, que apresenta plásticos, embora duros, de melhor qualidade e frisos brilhantes no painel, que é usado desde o face-lift de 2016. Na Strada, o material aparenta pobreza para uma picape de mais de 80 mil reais e o quadro de instrumentos é mínimo. (Saveiro 1x1)

Strada (estilo) 1x1 Saveiro (acabamento)


Espaço interno e Caçamba 

Apesar de ter uma distância entre-eixos maior (2,75m contra 2,74m), o espaço interno da Saveiro é nitidamente mais apertado e ainda agravado pela falta das portas traseiras, o que dificulta o acesso aos respectivos lugares. O espaço da Strada não chega a ser um latifúndio para as pernas, mas os passageiros vão bem mais confortáveis e ainda cabem cinco pessoas. Na caçamba, os números provam que a Strada oferece bem mais espaço que a rival: 844 contra 580 litros. (Strada 3x1)

Strada 3x1

Fiat Strada

Volkswagen Saveiro


Motor e Câmbio

Depois do acabamento, outra mancada da Fiat foi equipar a nova Strada com o fraco motor 1.3 Firefly de oito válvulas, que rende apenas 101 cavalos com gasolina e 109 cv com álcool. A Saveiro, com motor 1.6 16v entrega 110 cv já com gasolina, chegando a 120 cv com álcool. O câmbio é manual de cinco marchas para as duas picapes. Poderia ser de seis, pelo menos. (Saveiro 2x3)

Saveiro (motor) 2x3 (empate no câmbio)

Fiat-Strada-Freedom-Cabine-Simples-Plus-motor-Firefly - De 0 a 100De 0 a 100

Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla - Testes - Salão do Carro


Desempenho e Consumo

A Saveiro é mais rápida na aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a revista Quatro Rodas, fazendo 12,4 contra 13,1 segundos. Mas a Fiat reagiu com a melhor retomada, cumprindo os 80 a 120 km/h em 21,5 contra 24,4 segundos, confirmando o empate entre as duas picapes no desempenho. (Empate)

A Strada volta a levar vantagem gastando menos gasolina, percorrendo 12,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. A Saveiro teve média de 9,9 km/l e 15,5 km/l, respectivamente. (Strada 4x2)

Strada (consumo) 4x2 (empate no desempenho)


Frenagem (segurança) e Ruído (conforto)

A 80 km/h, ainda de acordo com a Quatro Rodas, a Strada é mais segura, parando em 24,1 metros, contra 26,2 m da Saveiro. A 120 km/h a vantagem foi maior: 56,4 contra 59,7 metros. (Strada 5x2)

A picape da Volkswagen responde com menos ruído, fazendo média de 65,4 decibéis a 80 km/h e 73,4 decibéis a 120 km/h. A Strada ficou com 69,5 e 75 dBA, respectivamente. (Saveiro 3x5)

Strada (frenagem) 5x3 Saveiro (ruído)




Equipamentos, Preço e Assistência 

A Strada sela a sua vitória no comparativo com o melhor custo-benefício e o maior número de concessionárias. Na versão Volcano, a picape da Fiat custa 82.290 reais (aumentou desde o lançamento) e tem como único opcional as rodas de liga-leve de 16 polegadas, que adiciona mais R$ 2.500, passando para R$ 84.790. De pintura sólida sem custo só há a Preto Vulcano. A Branco Banchisa e a Vermelho Montecarlo custam 900 reais. As metálicas Prata Bari e Cinza Silverstone saem por R$ 2.300 e a única perolizada Branco Alaska custa R$ 2.500. Mesmo com esta pintura e as rodas (preço final de R$ 87.290), a Strada é bem mais barata que a Saveiro Cross, que começa em R$ 93.590 e tem três opções de pintura sem custo (Branco, Preto e Vermelho), além de mais duas cores metálicas por R$ 1.610 (Azul Biscay e Prata Sirius). Strada 6x3


As duas picapes se equivalem em equipamentos. Tanto nos itens em comum, quanto na exclusividade de cada uma e na ausência de itens em ambas. No primeiro caso, elas vêm com ar condicionado, trio elétrico, sistema multimídia, câmera de ré, faróis que só desligam depois de um tempo, assistente de partida em rampa e bancos com ajuste de altura. A Strada entrega mais itens de segurança, como airbags laterais, ganchos ISOFIX para cadeirinhas infantis e controle de tração. Já a Saveiro oferece sozinha o  piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e volante com regulagem em alcance (a Strada só tem em altura). As duas também se equivalem nos itens que não têm, como um câmbio automático, um ar condicionado digital e sensores de chuva e faróis. E, sem querer exigir demais, também não têm frenagem automática e assistente de estacionamento, presentes no Hyundai HB20 e no Chevrolet Onix, respectivamente, por exemplo. (Empate)


Com a reestruturação econômica, a Volkswagen fechou muitas concessionárias nos últimos anos e acabou perdendo a longa vantagem que valeu muitos pontos em comparativos anteriores. Agora, a marca alemã, com 540, fica atrás da Fiat, que tem 600. (Strada 7x3)

Strada (preço e assistência) 7x3 (empate nos equipamentos)


Conclusão 

Com um projeto mais moderno, a Strada Volcano cabine dupla até que conseguiu vencer por boa diferença. É mais atraente, mais barata, econômica, segura, espaçosa (tanto para os passageiros quanto para a carga) e a sua marca oferece mais postos de assistência, mas precisa corrigir alguns deslizes que acabaram dando pontos à rival. 


Mais antiga, tanto na idade (onze anos na atual geração e seis com cabine dupla) quanto no conceito (ainda só tem duas portas) do projeto, a Saveiro Cross só ganhou pontos onde a Strada falhou, como no motor 1.6 16v contra o 1.3 8v da Fiat, no acabamento e no conforto (o ruído foi um reflexo do melhor acabamento). Ela ainda quase teve o melhor desempenho, sendo superior na aceleração, mas perdeu o fôlego na retomada, o que acabou permitindo o empate.

Se quiser continuar viva no mercado com cabine dupla, a Volks tem que acordar e adotar as quatro portas e baixar o preço, pois não dá para recomendar uma picape antiga custando quase cem mil reais. 

Já as outras marcas precisam se mexer para sacudir um segmento em que a marca italiana inovou outra vez, como dizia o comercial de lançamento da antiga cabine dupla de três portas. 

Placar final: Fiat Strada Volcano 1.3 7x3 Volkswagen Saveiro Cross 1.6


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (216) História (154) Volkswagen (141) Chevrolet (133) Ford (117) Lançamento Internacional (99) Fiat (93) Carro do Ano (92) Comparativos (92) Retrospectiva (81) Em Breve no Brasil (73) Honda (62) Toyota (60) Hyundai (53) Renault (51) Peugeot (50) Sonhos de Consumo (49) Citroën (48) Nissan (45) Audi (41) Baba Brasil (41) Mercedes (41) Especial (38) História em Fotos (37) Kia (34) BMW (30) Lembra de mim? (26) História em Miniatura (23) Corolla (22) No Mercado (22) Analisando (21) Cruze (21) Motor do Ano (21) Gol (19) Opel (19) Golf (18) Volvo (18) Civic (17) Editorial (17) Focus (17) JAC (17) Ka (17) Mário Coutinho Leão (17) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Fiesta (15) Jeep (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Corvette (12) Fit (12) Fox (12) HB20 (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Uno (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) City (11) Guscar em Genebra (11) Onix (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Jaguar (10) Mustang (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 500 (9) Avaliação (9) Carro Premium (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Carro do Ano 2020 (9) March (9) Prêmios Suplementares (9) Retrospectiva 2017 (9) Retrospectiva 2019 (9) S10 (9) Seat (9) Strada (9) i30 (9) 208 (8) A3 (8) Accord (8) Alfa Romeo (8) C3 (8) C4 (8) CR-V (8) Carro do Ano 2016 (8) Cerato (8) Dodge (8) Duster (8) Jetta (8) McLaren (8) Porsche (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) Versa (8) Classe A (7) Corsa (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Passat (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Saveiro (7) Voyage (7) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) Campeões de Audiência (6) Carro do Ano 2017 (6) Equinox (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Picape do Ano (6) Punto (6) RAV4 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Série 3 (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A5 (5) Camaro (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HB20S (5) HR-V (5) Hilux (5) Kadett (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Sorento (5) Teste de pista (5) Willys (5) 911 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Camry (4) Captiva (4) Classe C (4) Classe S (4) Compass (4) DS4 (4) Elantra (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLA (4) GLE (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Tiguan (4) Vitara (4) XE (4) Yaris (4) A1 (3) AMG GT (3) Aero (3) Argo (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Carro Verde do Ano (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Continental GT (3) Creta (3) Cronos (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Leaf (3) Malibu (3) Mille (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Santana (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) Virtus (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Altima (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Superpremium do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classic (2) Corcel (2) Corona (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) F150 (2) Fiorino (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leon (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Motor do Ano 2020 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Trailblazer (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 145 (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Avensis (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bronco (1) Bronco Sport (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carina (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Premium 2020 (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2020 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Corolla Cross (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) F100 (1) F1000 (1) F250 (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) ID.4 (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Landtrek (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Nivus (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) Série F (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris Cross (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) e-Tron (1) i20 (1) ix35 (1) recall (1)