O utilitário esportivo Renault Captur era o único modelo vendido no Brasil com estilo genuíno da marca francesa e em sintonia com o mercado europeu, ainda que usasse a plataforma do Dacia Duster. Era, porque o nosso Captur acaba de ficar desatualizado. 

O novo Captur 2020 está com uma nova geração na Europa, mantendo o conceito de teto de cor diferenciada da carroceria. A plataforma é a modular CMF-B, a mesma da quinta geração do Clio europeu. Agora, ele mede 4,23m de comprimento por 1,80m de largura, com 2,64m de distância entre-eixos. Está renovado para enfrentar o Peugeot 2008, Ford Puma e o Volkswagen T-Cross



Apesar do estilo muito semelhante à antiga geração, é possível notar mudanças nos faróis e lanternas traseiras em LED com formato de C e no recorte dos para-choques. A tampa do porta-malas perdeu a régua com o nome do carro. A grade ficou mais destacada, formada por microfiletes. Na lateral, a junção com o teto está mais suavizada. 



O interior ficou com acabamento mais caprichado e o painel agora é horizontal. Os novos difusores centrais são separados pela tela multimídia vertical, de 7 ou 9,3 polegadas, dependendo da versão. O console onde fica o câmbio é flutuante. O quadro de instrumentos pode ser virtual e configurável. O novo Captur tem 536 litros no porta-malas. 



Controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, aviso de saída de faixa, interruptor automático de farol alto, frenagem ativa de emergência, assistente de ponto cego, reconhecimento de sinal de trânsito, câmera 360º, assistente de estacionamento, detector de pedestres com frenagem automática, seleção de modo de condução (Renault Multi Sense), sistema de som Bose, teto solar panorâmico, ar condicionado dual zone e rodas de liga leve de 16 a 18 polegadas são os principais equipamentos oferecidos no novo Captur. 

Os motores são turbinados, como os a gasolina 1.0 TCe, com 100 cavalos e 16,3 kgfm, e 1.3 TCe de 130 ou 155 cavalos, com 24,5 e 27,6 kgfm, respectivamente. No diesel, o 1.5 dCi entrega 95 cavalos e 24,5 kgfm ou 115 cavalos e 26,5 kgfm. O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas ou automatizado de sete velocidades. Enquanto o rival Peugeot 2008 terá uma versão elétrica, o Captur terá uma híbrida (E-Tech Plug in) que chegará mais tarde.

Não se fala quando ou se o novo Captur chegará ao Brasil. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO