TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Após tantos croquis e projeções virtuais que sugeriam um utilitário mais esportivo do que já era, a versão final da segunda geração do Volkswagen Tiguan acabou guardando semelhanças com a anterior, mesmo estando 3,3cm mais baixo (agora com 1,63m), 3 cm mais largo (1,84m) e seis centímetros mais longo (4,49m).


 O novo Tiguan está com mais vincos e contornos menos arredondados, principalmente atrás, ganhando cantos mais retos, tanto nos faróis (inteiramente em LED) quanto nas lanternas (também em LED). A grade ganhou aletas pontilhadas e alinhadas com o conjunto ótico. O para-choque é mais agressivo. As luzes traseiras ganharam formato de bumerangue e a tampa do porta-malas está mais plana, sem aquela aparência rechonchuda do antigo. A coluna C está mais fina e as janelas laterais ganharam um recorte que na foto abaixo está lembrando o primeiro BMW X5. Mesmo com todas essas mudanças e os detalhes inspirados no conceito Taigun, a carroceria continua alta como o antigo Tiguan.


Tiguan 2012

O interior ganhou um painel com formato pentagonal, de comandos funcionais e acabamento refinado com o padrão da Volkswagen, inclusive no quadro de instrumentos virtual (opcional) e na tela multimídia de 8 polegadas (compatível com os sistemas Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link).


Tiguan 2012

A distância entre-eixos aumentou de 2,60 para 2,68m, o que melhorou o espaço interno em cerca de 20 cm. Já a capacidade do porta-malas subiu de 470 para 615 litros. O Tiguan terá versão de cinco e sete lugares, com distância entre-eixos maior (ainda não divulgada). A plataforma modular MQB do Golf permite isso.


Na lista de equipamentos destaque para o controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado com três zonas de climatização e head-up display. Entre os itens de segurança estão sistema de monitoramento frontal com frenagem autônoma em cidade, capô ativo, assistente de manutenção em via e sistema Pós-Collision Braking e os já conhecidos monitoramento de ponto cego dos retrovisores e alerta de fadiga. As versões vão se chamar Comfortline, Trendline, Carat e R-Line Edition. 


Na motorização a gasolina, o novo Tiguan terá o TSI 1.2 tricilíndrico de 125, o 1.4 TSI quatro cilindros de 150 cavalos, o 1.8 TSI de 180 cv e o 2.0 TSI de 240 cv. Entre os diesel, são quatro opções: 1.6 TDI de 120 cv e 2.0 TSI de 150, 184 e 220 cv. 


Tiguan 2012

As versões com menos de 150 cv terão apenas o câmbio manual de seis marchas e a tração dianteira. A partir desta potência, o automatizado DSG de seis ou sete velocidades e a tração integral 4Motion, com controle ativo em quatro modos de ajuste: neve, piso precário, off-road (som assistente de subida e descida em aclives) e rodoviário individual. Com esta tração, a altura livre em relação ao solo é 2cm maior (20 contra 18 cm). 


O Tiguan estã sendo apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, também na versão conceitual híbrida plug-in GTE, com painel solar no teto, que recarrega a bateria, permitindo uma autonomia de 1.000 km usando o motor a gasolina de 215 cavalos e um consumo médio 52,6 km/litro. 

Na Europa ele começa a ser vendido em março de 2016, devendo chegar ao Brasil no final do ano que vem.