quarta-feira, 3 de abril de 2013

NO MERCADO - CITROËN DS4

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O DS3 é um hatch compacto que quer estar na moda. O DS5 é uma perua que quer ser crossover. E agora o DS4: um hatch que quer ser cupê esportivo. A verdade é que não são os modelos, mas a Citroën que quer estes perfis para os seus modelos luxuosos da linha DS, completa no Brasil com o DS4, por R$ 99.900.



Apesar de ser o último a chegar ao país, o DS4 é o irmão do meio da família, tanto na idade quanto no porte do modelo e também ao visual. Com 4,27m de comprimento, é discreto pela ausência de inovações visuais. A frente tem o padrão da marca, a lateral é arqueada - com muitos vincos - e a traseira, arredondada com aerofólio no alto do vidro e lanternas horizontais. As rodas são de 18 polegadas.

Mas o DS4 é um carro atraente. Tão atraente que poderia representar o novo C4 em nosso mercado, pois a nova geração do hatch médio comum é bem estranha. A plataforma é a mesma. Porém, o que atrapalha é a janela lateral traseira fixa. A Citroën diz que é por causa das maçanetas embutidas na coluna. Mas isso não é desculpa, pois outros modelos também tiveram maçanetas assim e abriam os vidros, como a antiga Alfa Romeo 147, do início da década passada, por exemplo. Ainda assim, a marca francesa insiste em dizer que o DS4 é um cupê e quis deixar a lateral limpa como tal.


O interior reafirma a proposta do modelo mais comportado da linha DS. O acabamento é refinado, com materiais de boa qualidade, mas o painel tem linhas retas, naquele conceito de console central integrado ao quadro de instrumentos. É o mesmo do novo C4, que aqui chegará primeiro na versão sedã. É tão comportado que aboliu o volante de miolo fixo e o painel digital no centro do painel. Agora, o miolo gira junto com o volante (que tem base achatada), que fica à frente dos instrumentos analógicos. Ou quase. No interior dos três há sempre um display digital. E no centro há o já obrigatório display multimídia de 7 polegadas, sensível ao toque, com navegador GPS, que também dá dicas de restaurantes, oficinas e concessionárias Citroën.

Os bancos são anatômicos e revestidos de couro. Possuem detalhes na cor da carroceria escolhida (que tem apenas quatro opções: preta, cinza, branca e vermelha) no assento e encosto. Os braços das portas também têm os mesmos detalhes. O espaço interno é bom. O porta-malas tem 359 litros.


Como faz parte de uma linha premium, o DS4 tem itens de luxo como massageador nos bancos, para-brisas panorâmico, som com rádio, CD, MP3 e Bluetooth de alta qualidade Arkamys e personalização da iluminação do quadro de instrumentos e dos sons das funções do carro, como setas, pisca alerta e aviso do esquecimento da chave na ignição.



Outros equipamentos de série da versão única são o ar condicionado digital dual zone, vidros elétricos com um toque, travas elétricas, retrovisores elétricos rebatíveis, computador de bordo, faróis de bixenônio com lavadores, acendimento automático, facho ajustável em altura e iluminação em curvas, monitoramento do ponto morto nos retrovisores externos, calculador de vaga de estacionamento, assistente de partida em declives e aclives, piloto automático, alerta de falta de uso dos cintos de segurança, seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), freios ABS com distribuição eletrônica e assistente de frenagem de urgência, controles de tração e estabilidade.


O trem de força é o mesmo do DS5: motor THP 1.6 com turbo e injeção direta (usado também no DS3 e em vários modelos da Peugeot, Mini e BMW) de 165 cavalos e câmbio automático sequencial de seis marchas.

O DS4 acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, retoma entre 80 e 120 km/h em 6,3 segundos e chega aos 212 km/h. São números piores que o do Fusca (200 cv no motor) e o BMW 118i (tem o mesmo motor do Citroën, 5 cv mais potente), seus principais concorrentes, mas são melhores que os hatches médios convencionais. O consumo de 9,6 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada é bom. A frenagem de 61,3 e o ruído de 63 decibéis, ambos a 120 km/h, estão dentro da média. Todos os números, com exceção da velocidade máxima, são da revista Quatro Rodas. 

O Citroën DS4 pode não ser ousado como os irmãos, mas é o mais bonito e deve ser o mais mimado no mercado, como um típico irmão do meio. 


Pontos Fortes 

+ Estilo
+ Acabamento 
+ Espaço interno
+ Consumo 
+ Equipamentos de Série

Pontos Fracos

- Preço


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal, turbo, injeção direta de gasolina, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 165 cv
Câmbio: Automático sequencial de seis marchas  
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,3 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 212 km/h
Consumo: 9.6 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,27/1,81/1,53/2,61 m
Porta-malas: 359 litros
Tanque: 60 litros
Preço: R$ 99.900


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (96) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)