segunda-feira, 7 de junho de 2010

LANÇAMENTO - VOLKSWAGEN AMAROK

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Entre 1989 e 1997, a Volkswagen fabricou, na Alemanha e no Japão, uma caminhonete média chamada Taro. Vendida na Europa, nada mais era que uma Toyota Hilux da geração anterior com o emblema VW na grade dianteira.

Treze anos depois de encerrar a produção do tal modelo, a montadora alemã avaliou o aprendizado que teve com a antiga parceira japonesa, fez os primeiros estudos próprios no conceito AAC de 2000, adicionou a experiência com os utilitários esportivos Touareg e Tiguan, e está lançando em 2010 a sua tão sonhada picape média: a Amarok.

E o novo produto chega justamente para concorrer em vários cantos do mundo com a Toyota Hilux, na atual geração de 2005. Com ela, a fabricante do antigo carro do povo passa a ter uma linha quase completa de veículos: hatches, sedãs compactos e médios, peruas, picapes compactas (a nossa Saveiro), conversíveis, sedãs luxuosos (Passat e Phaeton), um cupê de quatro portas (o Passat CC), utilitários esportivos (Touareg e Tiguan) e monovolumes comerciais ou de passeio. Só falta um superesportivo.

Fabricada em Pacheco, na Argentina, a Amarok já está à venda no Brasil. As linhas retas da cabine dupla (por ora, a única disponível, já que a simples só chega no ano que vem) se assemelham mais à Nissan Frontier, outra concorrente, do que a Hilux. A dianteira de faróis retangulares alinhados à grade com dois grandes filetes cromados é o padrão estético da Volkswagen na versão robusta. A traseira se destaca pelo santo-antônio na caçamba, ao estilo Ford Ranger, e a tampa com lanternas que inspiraram a Saveiro.


Por falar em robustez, a Amarok ia se chamar Robust, nome que eu achava mais bonito. Porém, pouco antes de programar o lançamento, os executivos de marketing da Volkswagen resolveram adotar um estranho nome vindo da linguagem dos esquimós da Groenlândia, que significa Lobo.

Por dentro, a Amarok oferece muito conforto e bons materiais de acabamento. O painel, inspirado no Tiguan, com as quatro saídas de ar no console central, traz apoios de braço com porta-objetos, ar condicionado com controle digital de temperatura independente para motorista e passageiro, sistema de som RCD com rádio, tocador de até seis CDs, entrada para cartão de memória, MP3, interface Bluetooth e tela operada por toque, que também informa dados do fluxo do ar condicionado. O quadro de instrumentos com mostradores redondos e de moldura cromada tem fácil leitura.



Os bancos são revestidos de couro sintético e têm regulagem de altura para motorista e passageiro. O volante (com o braço inferior vazado e cromado típico da VW) também tem forração de pele e pode ser ajustado para cima/baixo e em profundidade. Pena que não são elétricos para um carro de 120 mil reais. A montagem interna ainda peca em detalhes como a estrutura exposta do banco traseiro, cujo encosto também é muito vertical, problema comum nas picapes. Em compensação, o assento é alto, longo e ajuda a não cansar as pernas de quem vai atrás. O espaço é razoável.



A caçamba é anunciada pela Volkswagen como a maior do segmento: 1,55 m de comprimento e 1,62 m de largura, 1,22 mm de largura entre as caixas e 2,52 m² de área. A altura de carga é de 779 mm e a capacidade de peso chega a 1.047 kg. A promessa é verdade. Por dentro, o compartimento tem quatro ganchos de fixação e uma tomada de 12 volts. A carroceria total mede 5,32 m de comprimento (a maior de todas as picapes), 1,95 m de largura, 1,83 m de altura e 3,09 m de distância entreeixos. Os pneus têm medidas 255/60 R18 e as rodas, aro de 18 polegadas, obviamente.

O único motor de quatro cilindros, biturbo, 2.0 com injeção direta de diesel é a primeira amostra de novidade tecnológica da Amarok. Tem 163 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque. É mais um exemplo do conceito downsizing, como no 1.4 Turbo da Fiat ou o 1.6 da Peugeot. A montadora promete um motor mais leve, de 122 cavalos, com apenas um turbo. Bem que poderia prometer também uma tampa de plástico para proteger o bloco e esconder o emaranhado de fios e conexões. Espero que essa mancada seja resolvida nos próximos lotes. O câmbio é manual de seis marchas. Mas cadê a opção pela transmissão automática? A Volks diz que a calibração atrasou e só será oferecida em março do ano que vem.




Outro toque de modernidade é a tração integral com reduzida acionada por teclas no console. O mesmo local também abriga o acionamento do controle eletrônico de estabilidade (ESP), que é opcional. De série tem controle eletrônico de tração (TCS), bloqueio eletrônico de diferencial, assistente para partida em ladeira, controle de descida em rampas, assistència e distribuição eletrônica de frenagem e, claro, não podiam faltar os freios ABS. Só mais um defeito: os freios traseiros ainda são a tambor.


A Amarok está sendo lançada no Brasil apenas com o pacote de acabamento Highline e custa R$ 119.490. Com o controle de estabilidade o preço sobe para R$ 120.990. O lado bom são as pinturas metálicas ou perolizadas que não aumentam o preço. As opções são as sólidas Branco Cristal e Verde Tropical, as metálicas Prata Vegas e Sargas, Cinza Iron, Azul Island, Marrom Safari e a perolizada Preto Mystic. Entre os equipamentos básicos, além dos já citados, estão também direção hidráulica, piloto automático, trio elétrico (retrovisores aquecidos), alarme keyless e imobilizador, airbag para motorista e passageiro, protetor do cárter e faróis de neblina dianteiros.

A Amarok é uma picape moderna, bonita e robusta. Seu preço é competitivo se comparado às principais concorrentes. É praticamente igual ao da Hilux, mas é mais caro que o da Frontier e da Mitsubishi L200 Triton (R$ 112.590). Chevrolet S10 (R$ 101.065) e Ford Ranger (R$ 101.260) são bem mais baratas, mas estas não têm o estilo moderno das demais.

A Volkswagen aprendeu a fazer picapes médias e não passar vergonha na frente das adversárias. Pelo contrário. Leva até muita vantagem em algumas situações. Mas não conseguiu torná-las peças de museu. Culpa da cautela de mercado e de custos.


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (200) Volkswagen (120) História (118) Chevrolet (117) Ford (102) Fiat (86) Carro do Ano (82) Lançamento Internacional (80) Comparativos (79) Retrospectiva (62) Em Breve no Brasil (60) Honda (50) Toyota (48) Renault (47) Hyundai (44) Peugeot (43) Sonhos de Consumo (43) Citroën (42) Nissan (42) Especial (38) Audi (36) Baba Brasil (33) Mercedes (32) Kia (30) BMW (25) História em Miniatura (22) No Mercado (22) História em Fotos (21) Lembra de mim? (21) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Corolla (16) Editorial (16) Focus (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Volvo (15) Ecosport (14) Jeep (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fox (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fit (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 3008 (9) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Chery (9) Jaguar (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) 500 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Duster (8) Mustang (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Alfa Romeo (7) C3 (7) CR-V (7) Cerato (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) McLaren (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Sportage (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Jetta (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 408 (5) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 508 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Equinox (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 507 (2) A1 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Clube dos Quinze (2) Compass (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Tucson (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veloster (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) XC40 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 5008 (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Senna (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)